APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Pen Spinning – Malabarismo com a caneta

Você já deve ter visto alguém fazendo Pen Spinning, se ainda não viu, então creio que em algum momento da sua vida você já tentou fazer malabarismo com uma caneta, aqueles no tempo de escola ou até mesmo no trabalho pensando em alguma coisa.

Enfim, Pen Spinning é isso, fazer malabarismo com uma caneta. Claro que só tentar não quer dizer que conseguiu, afinal existe pessoas com habilidade absurda para fazer tal coisa. Agora deixe-me te contar mais sobre esse passatempo muito popular no mundo e principalmente no oriente.

Pen spinning - malabarismo com a caneta

O que é o Pen Spinning

Pen spinning, em tradução livre pode significar girar a caneta ou rodar caneta,, que pode ser classificado como um tipo de malabarismo, passatempo e esporte. Isso mesmo, não é só uma brincadeira ou passatempo para se distrair, Pen Spinning também é coisa séria.

Esse malabarismo consiste em rodar uma caneta em uma ou ambas as mãos de forma sincronizada e rápida, utilizando com destreza a coordenação motora fina, ou seja os movimentos precisam ser quase perfeitos, já que a coordenação fina é usada principalmente para tarefas delicadas e sensíveis, cujos erros tem consequências desastrosas.

Nem sempre se usam canetas comuns para fazer o pen spinning. Existem canetas especiais que são chamadas de Mod (caneta modificada), pega-se partes de canetas e faz um mod, os conhecidos são: Buster, Menowa, Mx, KT, KIRER, etc.

O passatempo é popular em países asiáticos, onde existem cursos e equipamento para seu ensino, está informação nos dá uma noção do quanto eles gostam e levam a sério o Pen Spinning.

Pen spinning - malabarismo com a caneta

Como surgiu o Pen Spinning?

Essa prática tem sido muito comum desde o final da década de 1970 e não é incomum ver as pessoas girando inconscientemente canetas e lápis enquanto a sua atenção está em outro lugar. Assim, podemos afirmar que essa arte se originou a partir do inconsciente das pessoas, e depois foi ficando mais elaborada até o ponto que temos hoje em dia.

Não é claro onde o pen spinnig se originou. Através da internet, o passatempo foi popularizado na primeira metade de década de 2000, por meio de vídeos e sites especializados sobre o assunto. Desde sempre as pessoas giram canetas na escola, uma hora ou outra isso viraria um esporte.

No Japão assim como em vários outros países do mundo, existem campeonatos presenciais e online, e como todo campeonato seja em qual esporte for, existe premiações para os mais bem qualificados, pois o Pen Spinning também é um esporte. Assim sendo, ano de 2008, um jovem de 16 anos, chamado Ryuki Omura, se tornou o primeiro campeão japonês da modalidade. O praticante do pen spinnig também é conhecido como pen spinner.

Pen spinning - malabarismo com a caneta

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Pen spinning - malabarismo com a caneta
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

Características do Pen Spinning

Bem, já que falamos um pouco da parte teórica desta arte. Vamos agora partir para a parte prática, onde vamos aprender o básico do Pen Spinning.

Antes de pegar a caneta, precisamos saber de algumas coisas antes para nós ajudar com a prática. Para começar, existe uma notação própria no pen spinning, onde os dedos e as aberturas entre eles são numerados, Para facilitar o aprendizado e a explicação das técnicas de manobras, ou seja, para ajudar na descrição das manobras e também o passo-a-passo de como fazê-las.

Vamos lá, começaremos numerando os dedos:

  • Dedo T é o polegar (do inglês thumb);
  • Dedo 1 é o indicador;
  • Dedo 2 é o médio;
  • Dedo 3 é o anelar;
  • Dedo o mínimo;
  • A seguir, os espaços entre os dedos:
  • Abertura T1 é quando a caneta é situada entre o dedo 1 e o T;
  • Abertura 12 é quando a caneta se situa entre o dedo 1 e 2;
  • Abertura 23 é quando a caneta se situa entre o dedo 2 e 3;
  • Abertura 34 é quando a caneta se situa entre o dedo 3 e 4;

Ok, terminado os preparativos, agora é só botar a mão na massa. Todo iniciante em Pen Spinning, precisa saber quatro movimentos básicos, eles são fundamentais para ajudar a estabilizar e melhorar a coordenação motora fina, além de serem a base para vários outros movimentos e combos de níveis mais elevados.

Esses movimentos não dependem de canetas especiais/modificadas (MODS). Sendo que todas as manobras vão (sufixo normal) e voltam (sufixo reverse), isso quer dizer que as manobras podem ser executadas em dois sentidos, esse detalhe será melhor entendido após a prática. Convencionalmente todos os movimentos têm nomes na língua inglesa, já que é a língua mais falada e utilizada no mundo.

Pen spinning - malabarismo com a caneta

Movimentos básicos do Pen Spinning

ThumbAround Normal: é um movimento no qual a caneta é impulsionada por qualquer dedo, comumente o 2, passando entorno do Tgirando 360° em cima dele. Ao fim da manobra, a caneta deve ficar presa na abertura T1.

Fingerpass Normal: é o movimento mais simples de se compreender, executar e também o mais conhecido. Nele a caneta literalmente gira entre os dedos, mais especificamente passa de uma abertura para a outra sequencialmente. O movimento consiste em dar apenas meio giro da caneta entre as aberturas dos dedos (12, 23 e 34). O sentido que a caneta percorre é no lado da palma e para baixo, depois passa a subir no outro lado da mão.

O Sonic Normal é conhecido como a técnica que muda rapidamente a caneta de uma posição de dedo para outra. No movimento a caneta roda de forma cônica por trás dos dedos, sem o envolvimento com o polegar, entre as aberturas 23 e 12. Abreviação de supersonic, devido a grande velocidade que é executada, entre os movimentos básicos é o mais difícil de executar.

Pen spinning - malabarismo com a caneta

Charge Normal - Técnica que precisa apenas de dois dedos para ser realizada e não possui nenhuma troca de dedos. Basicamente a caneta gira conicamente em uma posição e no sentido horário na mão direita ou anti-horário na mão esquerda. Pode ser feito em qualquer uma das abertura mas, comumente é feito na abertura 12. É o movimento similar ao que os bateristasfazem com as baquetas, girando-as.

Preparado para o Pen Spinning?

Para iniciantes esses são movimentos fundamentais, eles precisam ser totalmente dominados para então começar a tentar realizar outras manobras. Por enquanto é tudo que posso oferecer para você, meu caro leitor. Caso queira mais posts sobre Pen Spinning é só comentar.

Mas então, já sabia que Pen Spinning é considerado um esporte? Você pratica ou conhece alguém que faz? Ou se quiser dar alguma sugestão, basta comentar, não esqueça de ativar as notificações e ficar ligado aqui no site, sempre temos conteúdos novos. Obrigado por ler até agora, espero que tenha gostado. Para finalizar vamos deixar alguns vídeos cabulosos:

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?