Existe uma palavra japonesa chamada Majime [真面目] que mostra como os japoneses levam as regras a sério e são cuidadosos ao fazer as coisas, sempre sem estressar ou plantar um barraco. Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa palavra e a atitude envolvida nela.
Majime é comumente escrito em hiragana e significa sério, honesto, estável e refere-se a pessoas que fazem tudo de acordo com as regras, mesmo contra a própria vontade, sendo cuidadosos, educados, rígidos, pontuais e discretos.
Majime é originalmente escrito com os ideogramas [真] de verdade [面] de rosto, máscara e características [目] olho, experiência, cuidado e favor. Indicando assim que envolve manter a compostura apesar das dificuldades ou raiva.
Índice de Conteúdo
ENVOLVE TER COMPOSTURA E SEGUIR REGRAS
Majime são aquelas pessoas capazes de realizar as coisas sem causar um drama ou perder a compostura. Como os ideogramas falaram, nem que seja usando uma máscara figurativa. Pontualidade, obedecer regras e não furar filas são alguns exemplos.

Majime é a pessoa que nunca se aproveitaria de algo, mesmo que isso não seja prejudicial. São pessoas certinhas que no ocidente provavelmente seriam chamadas de chatas ou frescas, mas no Japão é algo elogiável.
Apesar de Majime parecer ser uma coisa desagradável para maioria, tentar manter a compostura pode ajudá-lo ter mais disciplina, força de vontade e foco ao fazer as coisas. Além disso o Majime vai ajudar você a viver bem na sociedade japonesa e não se estressar com coisas desnecessárias.
Como é usado a palavra Majime?
Essa palavra costuma ser usado como um elogio, uma palavra positiva. Professores, pais e senpais costumam elogiar a compostura e educação demonstrada em diversas situações. O progresso do aluno ou filho na vida pode resultar nesse elogio.

Existem também situações em que Majime é usado de forma negativa. Em palestras pode ser usado com um tom sarcástico, os pais costuma falar isso aos filhos preguiçosos, então exige cuidado ao usar a palavra em certas situações para não estar chamando ninguém de chato.
Existem palavras relacionadas que eu gostaria de citar como no caso de fumajime [不真面目] que é exatamente o oposto e significa falta de sinceridade, algo instável e frívolo. Onde o ideograma [不] significa algo negativo, mau, feio e desajeitado.

Existe também uma palavra japonesa que se escreve usando os mesmos ideogramas de majime mas se pronúncia shinmenmoku [真面目] e significa seu verdadeiro caráter, verdadeiro eu e seriedade. São palavras bastante semelhantes.
O grande problema do Majime
Majime é um dos principais motivos do Japão ser o que é hoje! Um país seguro, sem preocupações e com total harmonia entre grupos, tudo porque essas pessoas focam em seguir as regras ao invés de seus próprios interesses.
Infelizmente o Majime não é 100% e pode causar problemas. Mesmo os japoneses sendo famosos por sua criatividade, o Majime faz com que muitos japoneses sejam robôs que não pensam ou têm suas próprias idéias.

Eu me lembro quando o sinal caiu na linha do trem, foi mais de 2 horas para remover um simples sinal que nem parecia pesado, tudo porque a equipe que estava lá fora ficava parado em agir esperando ordens. Ninguém poderia tomar a dianteira por causa do Majime.
Essas pessoas acabam tendo medo de tomar decisões, iniciar coisas novas ou criar idéias. Mesmo que eles tenham, acabam suprimindo esses sentimentos e ficam estressados o tempo todo. Alguns até se tornam criminosos, pervertidos ou cometem suicídio. Não é correto ocultar sentimentos, eles podem transbordar e vazar.

Os brasileiros são famosos por inventar e ter ideias que solucionam problemas ou tornam as coisas mais práticas e fáceis, mas falta também um pouco de ordem, o que resulta nos inúmeros problemas na sociedade brasileira. Por isso todos precisam conhecer o Majime, mas não precisam se transformar em robôs.
Espero que esse artigo tenha ajudado você a entender um pouco o conceito do Majime. O que acha desse assunto? Acha que é prejudicial ou bom? Esperamos que você compartilhe esse artigo com mais pessoas e deixe seus comentários.
Isso é algo ótimo e necessário no mundo, mas como sempre tudo tem pros e contras, sem mencionar que todas as coisas em excesso é ruim.
Kevin Henrique