APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Kamidana – O santuário xintoísta

Kamidana (神棚 kami-dana, lit. "prateleira de deus") são altares domésticos em miniatura fornecidos para consagrar um kami  do xintoísmo. Eles são mais comumente encontrados no Japão, o lar do culto kami.

O santuário é tipicamente colocado no alto de uma parede e contém uma grande variedade de itens relacionados a cerimônias de estilo xintoísmo, cujo mais proeminente é o shintai, um objeto destinado a abrigar um kami escolhido, dando-lhe assim uma forma física para permitir o culto.

O kami dentro do shintai é muitas vezes a divindade do santuário local ou um particular para a profissão do dono da casa. Uma parte do kami foi obtida especificamente para esse propósito a partir de um santuário por meio de um processo chamado kanjō. A adoração geralmente consiste na oferta de orações simples, alimentos (por exemplo: arroz, frutas, água) e flores.

Antes de adorar no santuário, é ritualmente importante que os membros da família purifiquem as mãos. Nas casas japonesas, ao mesmo tempo que se mantém um kamidana, se mantém um butsudan.

Mantendo um Kamidana

Um kamidana doméstico é tipicamente instalado em sua casa para consagrar um ofuda, um tipo de charme. Tanto o kamidana quanto o ofuda podem ser comprados em qualquer grande santuário de xintoísmo. Ofuda por si só podem ser exibidos em um contador ou em qualquer lugar visível, desde que sejam mantidos em suas bolsas protetoras.

Kamidana - o santuário xintoísta

No entanto, quando um ofuda está consagrado em um santuário, existem várias regras que devem ser seguidas para garantir a instalação adequada. Primeiro, um santuário não pode ser colocado no chão ou ao nível dos olhos. Deve estar acima do nível de olho de uma pessoa comum. Em segundo lugar, não pode ser colocado sobre uma entrada, mas deve ser construído em um espaço que as pessoas não caminharão abaixo.

Finalmente, quando um ofuda está consagrado, depois de retirar a bolsa, costuma-se deixar uma oferta de água, licor ou comida na frente do santuário, que deve ser trocada regularmente. Essas regras se aplicam tanto à casa como aos dojos de artes marciais. Ofuda são substituídos antes do final de cada ano. No entanto, o santuário pode ser mantido na casa até que eles não sejam mais utilizáveis.

O que se mantém além do Kamidana

No centro do santuário fica a taima, um inscrito do santuário Shintō em Ise, que representa um kami universal. O santuário também pode incluir um shimenawa, uma corda sagrada de palha de arroz torcida tradicionalmente usada para demarcar uma área sagrada.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?