APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Johatsu – Pessoas desaparecendo sem deixar rastros

Em algum momento, talvez tenhamos sonhado em desaparecer e escapar dos problemas da vida. Para maioria de nós é uma mera fantasia, mas no Japão esse problema é real e se chama Johatsu (蒸発). Não estamos falando de suicídio, a palavra johatsu pode ser literalmente traduzida como evaporação. Isso indica que a pessoa simplesmente desaparece sem deixar rastros ou vestígios.

Um dos grandes responsáveis pelo johatsu é a vergonha. Alguns costumam desaparecer após perder o emprego, ter um casamento fracassado ou uma grande dívida. Muitos japoneses deixam suas velhas identidades e começam uma vida do zero de maneira invisível no Japão.

Johatsu - pessoas desaparecendo sem deixar rastro

Como e por que desaparecem?

O johatsu é uma alternativa para aqueles que não conseguem enfrentar o fracasso e a vergonha mas não querem tirar a própria vida. Existem uma variedade de razões por de trás dessas evaporações como um filho que falha no exame escolar e não quer encarar os país, ou talvez um marido que torra muito dinheiro em apostas e fica endividado.

Não é sequestro e nem suicídio! Quase 100 mil japoneses simplesmente desaparecem todos os anos sem deixar rastros. Alguns aparecem depois de um tempo, outros estão apenas isolados dentro de casa como hikikomori, já alguns estão vivendo sua vida normal mas sem mostrar sua presença na sociedade. Essa pratica era mais comum quando o Japão enfrentava problemas econômicos na década de 90, mas hoje ainda acontece.

Essas pessoas simplesmente desaparecem e não costumam ser encontradas porque a lei de privacidade do Japão colabora com isso. A pessoa pode simplesmente não registrar seu endereço na prefeitura, já rastrear movimento bancário e do cartão é possível apenas em casos criminais. As famílias do evaporado não possuem total apoio para encontra-lo.

Johatsu - pessoas desaparecendo sem deixar rastro

Onde estão os johatsu?

Jornalistas e pesquisadores investigam essas pessoas que se apagaram da sociedade. É possível encontra-las vivendo em comunidades rurais, Sanya localizado nos arredores de Tokyo e Kamagasaki em Osaka. Esses bairros não exigem identidades já que são administradas pela Yakuza. Alguns johatsu trabalham para Yakuza, assim eles recebem seu dinheiro sem se preocupar com documentos financeiros que podem dar a localização da pessoa.

A prática de desaparecer é antiga no Japão. Existe até mesmo um filme japonês chamado ningen johatsu (人間蒸発) lançado em 1967 e diversos livros sobre o assunto. Não se sabe todos os motivos que levam uma pessoa a querer desaparecer do mapa, abandonar a família e começar uma vida nova. Até mesmo os parentes não sabem dizer quando um caso assim acontece. E você? Conheceu alguém que simplesmente desapareceu ou evaporou? O que acha desse assunto? Esperamos ver seu comentário abaixo!

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?