APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Yakuza – Tudo sobre a máfia japonesa

Você já ouviu falar da máfia japonesa yakuza? Você sabe como são organizados? Quais são seus códigos de conduta? Como os japoneses encaram a yakuza? Nesse artigo vamos ver tudo sobre a Yakuza.

Yakuza [ヤクザ] é o nome da maior facção criminosa do Japão e do mundo. Ela também é conhecida como Gokudō [極道]. Existem mais de 100 mil membros espalhados pelo mundo pertencentes ao sindicato do crime Yakuza.

Definição - O que é Yakuza?

Para a polícia japonesa e imprensa, essa organização criminosa é chamada de Bōryokudan [暴力団], cujo significado é “Grupo de Violência”, mas os membros costumam referir-se como Ninkyō dantai [任侠団体], que significa “Organização Cavalheiresca”.

Os yakuza possuem um código de conduta e são muito organizados como os antigos samurais. Seus membros seguem um código de regras baseados na lealdade e fidelidade, eles também possuem algumas obrigações como não esconder dinheiro do grupo, não procurar a polícia e nunca desobedecer a ordem de um superior.

Segundo os próprios membros, eles não cometem crimes e realizam atividades legalmente. Apesar de alguns cometerem delitos, muitos realizam investimentos e oferecem proteção para alguns estabelecimentos.

Origem - Como surgiu a Máfia Yakuza?

Acredita-se que a yakuza surgiu em meados do Período Edo (1603 – 1868). Eles eram divididos em 2 grupos:

  • Tekiya [的屋] - Mascates ou comerciantes que vendiam bens ilícitos, roubados ou de má qualidade;
  • Bakuto [博徒] - Jogadores que se envolviam ou participavam de jogos de azar envolvendo cartas e dados;

O nome Yakuza deriva da junção de Ya [八] Ku [九] Za [三] que é uma sequência numérica 893 [八九三]. A sequência numérica é considerada o pior tipo de mão em um jogo de baralho japonês como o hanafuda [花札].

Perceba que tudo está envolvido com jogos, até mesmo as tatuagens que os membros das gangue yakuza usam, se popularizaram por causa dos Bakuto que tatuavam o corpo todo e exibiam-se durante os jogos de azar.

Os Tekiya também influenciaram as atividades realizadas pelos membros da Yakuza. Durante os festivais xintoístas, os mascates abriam barracas e contratavam alguns membros como seguranças. Geralmente a gangue gera sua renda por meio de proteção para comerciantes.

Yakuza - tudo sobre a máfia japonesa

Crimes e atividades da yakuza

Os membros da Yakuza não costumam cometer assassinatos e roubos demasiadamente como os traficantes do Rio de Janeiro. Eles são homens organizados que talvez se encaixem na categoria de políticos e líderes religiosos.

Isso porque muitos membros da yakuza vivem no meio da sociedade discretamente e tem uma vida social como qualquer outro. Eles não são perseguidos pela polícia e nem costumam ser foragidos.

Muitas famílias da yakuza tem suas casas em lugares de destaque, mansões cheio de seguranças, alguns são donos de empresas ou controlam empresas. Nem mesmo armas são comuns entre os membros da yakuza.

O máfia japonesa está envolvida em crimes de extorsão, estelionatário, prostituição, jogos de azar, lavagem de dinheiro, tráfico de armas e drogas, e crimes do colarinho branco mais sofisticados.

Muitos comerciantes e empresas mantém relações com grupos da mafía japonesa. De acordo com um relatório da Agência Nacional de Polícia, no ano de 2014, foram presos mais de 22 mil pessoas ligadas a grupos yakuza no Japão.

Não há dados oficiais sobre os valores movimentados pela máfia japonesa, mas estimativas é que a máfia japonesa movimenta “bilhões de dólares” por ano de forma ilegal no Japão.

Geralmente os membros da yakuza comandam bares, hostess e casas de massagem em bairros da luz vermelha como kabukicho. Eles são bastante discretos, então geralmente não tem muito o que comentar sobre suas atividades.

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Yakuza - tudo sobre a máfia japonesa
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

A Yakuza não é tão malvada

Claro que alguns grupos se envolve com trafico de drogas, tráfico humano, prostituição e muitos outros. Mas ela não é tão assustadora, ela é considerada uma organização semi-legitimada e ja ajudaram muitos.

Por exemplo, após o Terremoto de Kobe, Yamaguchi mobilizou-se para fornecer serviços de socorro (incluindo o uso de um helicóptero) que chegou primeiro que a própria ajuda do governo. Isso foi bastante noticiado e comentado.

A yakuza repetiu seu auxílio após o terremoto e tsunami em Tohoku, em 2011, com grupos abrindo seus escritórios para refugiados e enviando dezenas de caminhões com suprimentos para áreas afetadas.

Muitos sindicatos com o Yamaguchi-gumi, oficialmente proíbe seus membros de se envolverem em tráfico de drogas. Eles realiza grandes investimentos em empresas conhecidas e legítimas, também tem laços com o mercado imobiliário e bancos.

Yakuza - tudo sobre a máfia japonesa

Muitas vezes participam de festivais locais, como o Sanja Matsuri, onde eles carregam um santuário pelas ruas exibindo suas tatuagens elaboradas. Às vezes eles fazem festas para crianças, ou participam em festivais montando suas próprias barracas.

Por uma questão de princípio, o roubo não é reconhecido como uma atividade legítima da yakuza. Isto está em linha com a ideia de que as atividades deles são semiabertas; o roubo, por definição, seria uma atividade covarde.

Atividades centrais, como o merchandising, agiotagem ou administração de casas de apostas são normalmente gerenciadas por membros de fora da yakuza, que pagam taxas de proteção por suas atividades.

Mesmo assim você deve ter cuidado para não irritar um membro da yakuza. Geralmente eles são mal humorados e não gostam de comunicar-se com estranhos. Nem pense em caçar briga com um, se não você pode literalmente morrer.

Tive um amigo de um amigo que bateu num carro caro de um membro do yakuza. O cara que era brasileiro, simplesmente fugiu de cidade para evitar ter que pagar. Acredita que o membro da yakuza localizou ele?

Família e estrutura da yakuza

O sindicato do crime yakuza é uma família como as máfias antigas. Os membros vivem em prol e honra do grupo que adota uma estrutura hierárquica japonesa tradicional conhecida como oyabun-kobun.

Kobun [子分] significa literalmente filho adotivo, que são os membros que devem sua lealdade ao oyabun [親分] que é o pai adotivo da família. O sistema segue um código moral de justiça e dever chamado jingi [仁義].

Os membros das gangues yakuza cortam seus laços familiares e transferem sua lealdade para o chefe de gangue que também é chamado de kumicho [組長] que significa chefe.

Saiko-komon (最高顧問): é uma espécie de consultor sênior e so-honbucho é um chefe de sede que fica abaixo do kumicho. O shingiiin [審議委員] cuida de assuntos legais, enquanto o kaikei [会計] é literalmente o contador.

O waka-gashira [若頭] e o fuku-honbucho [副本部長] são responsáveis pela execução de um número de grupos em uma região. Cada grupo é dirigido por um shatei-gashira [舎弟頭].

Os membros do grupo também usam uma hierárquica geral intitulada de irmãos como se fosse numa religião. Utiliza-se kyoudai [兄弟] para os irmãos mais velhos e shatei [射程] para membros (irmãos) mais novos do grupo.

Yakuza - tudo sobre a máfia japonesa

As maiores famílias da yakuza

Há muitas famílias espalhadas pelo Japão. As principais estão listadas abaixo:

Yamaguchi-gumi [六代目山口組] - Criada em 1915 é a maior família da Yakuza, tem mais de 40 mil membros e é dividida em 750 clãs. Seu Oyabun (líder) é o Kenichi Shinoda.

Sumiyoshi-rengo [住吉会] ou Sumiyoshi-kai [住吉会] - É a segunda maior família com mais de dez mil membros divididos em 177 clãs. Seu Oyabun atual é o Shigeo Nishiguchi, Osomuya Tanaka. É inimiga de morte da Yamaguchi-gumi.

Inagawa-kaï [稲川会] - É a terceira maior família com mais de 7 mil membros e é dividida em 177 clãs. Seu Oyabun atual é o Kakuji Inagawa. Foi a primeira a operar fora e dentro do Japão

Towa Yuai Jigyo Kumiai [東亜友愛事業組合] ou [東亜会] - É a quarta maior família com mais de mil membros e é dividida em 6 clãs. Seu Oyabun atual é o Satoru Nomura. Foi a primeira a ser criada na Coreia.

Os Rituais e costumes da Yakuza

Quando um yakuza comete algum delito ou quer demonstrar arrependimento, ele amputa o próprio dedo em um ritual chamado “yubitsume”.

Muitos yakuza possuem o corpo cheio de tatuagens. Essas tatuagens, conhecidas como irezumi, são frequentemente ainda feitas à mão, isto é, a tinta é inserida abaixo da pele usando ferramentas manuais não elétricas com agulhas de bambu ou aço. O procedimento é caro, dolorido e pode demorar anos para se completar.

Quando os membros jogam cartas de Oicho-Kabu uns com os outros, eles normalmente retiram suas camisetas ou abrem-nas e amarram-nas na cintura. Isto lhes permite exibir suas tatuagens aos outros.

Yakuza - tudo sobre a máfia japonesa

Este é um dos únicos momentos em que os membros da yakuza exibem suas tatuagens aos outros. Eles costumam mantê-las escondidas em público com camisas de manga cumprida e gola alta.

Devido à associação à Yakuza, os japoneses desenvolveram um preconceito com relação à tatuagem, mas isso não impede que as mesmas sejam vistas como grandes obras de arte pelo mundo afora.

Claro que ainda existem muitas outras curiosidades e fatos sobre a máfia japonesa. Recomendo também jogar jogos como Yakuza, assistir doramas como My boss my hero e alguns filmes para se aprofundar na cultura.

Para finalizar vou deixar uma reportagem do R7 falando sobre a Yakuza. Só lembrando que a mídia costuma generalizar as coisas.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?