No artigo de hoje vamos falar sobre um prato no Japão que levantou bastante polêmica nas redes sociais. O Katsu Ika Odori-don (活いか踊り丼) é um prato composto de arroz, legumes, ovas de peixe e outros acompanhamentos onde você encontra uma lula dançante.
Esse prato foi criado em uma cidade chamada Hakodate na província de Hokkaido em um restaurante chamado Ikkatei Tabiji. O prato custa por volta de 2.000 ienes que equivale a 60 reais.
Esto ha provocado muchas discusiones sobre que el calamar está vivo, que esto es macabro y, sin embargo, creen que los japoneses se comen el calamar de esa manera. Lamentablemente esto es una falta de información y cultura, por eso hoy vamos a hablar de algunos puntos sobre este plato para resolver todas tus dudas. A continuación les dejo el video de la polémica:
Tabla de contenidos
A lula realmente está viva?
Não, a lula não está viva, ela teve a parte da cabeça cortada antes de ir ao prato, causando uma morte cerebral instantânea. Ela se movimenta por causa do Shoyo que é jogado em cima dela. Quando o sódio do molho de soja faz contato com os músculos ainda ativos, eles começam a se contorcer e contrair como algo macabro e assustador, como um zumbi.
A mesma coisa acontece com as pernas da rã, jogue sal em pernas cortadas de rã e elas irão mexer. Na realidade qualquer organismo que foi recentemente morto pode responder a estímulos. Ainda mais os músculos da lula que contém trifosfato de adenosina (ATP), a principal fonte de energia para as contrações musculares.
¿Comen de esa manera?
Na realidade eles não comem a lula inteira, isso é apenas uma dança, o nome do prato tem a palavra 踊り(odori) que significa dança. Depois do pequeno Show ela é mandada de volta para as mãos do cozinheiro e ele termina de preparar o prato. Apesar desse prato da lula ser apenas um show e ela está morta, ainda sim é algo macabro de se ver.
No vídeo abaixo ela está sendo preparada para um prato tradicional sem a dança. Veja como ela dança depois de ter a cabeça cortada:
La gente está muy confundida, Japón no tiene la costumbre de comer seres vivos. En Japón no se comen insectos, perros ni nada que te parezca repugnante, lo peor son los pescados y mariscos. Por supuesto en Japón como en cualquier país acabarás encontrando un restaurante de este tipo, pero no forma parte de la cocina japonesa.
Uma mania terrível é criticar a culinária de um país por causa de um prato. Vocês reclamam que na China come cachorro, mas no Brasil se come coelho que eu acho muito mais fofo. Todo país têm algum prato considerado macabro, o do Japão não é cachorro e nem insetos. Só porque existe um prato estranho não significa que toda população come ele. Alguns pratos, menos de 1% da população do país teve coragem de encarar.
Só que o Japão não escapou dos pratos macabros, existe um chamado Shirouo no Odorigui... (シロウオの踊り食い) que significa Dança de peixes de gelo. Onde diversos peixes transparentes são colocados em uma tigela com ovo cru, eles podem dançar na tigela e são comidos vivos e dançam em sua boca.
Existem algumas outras receitas de pratos vivos como:
- Ikizukuri - Sashimi en vivo;
- Odori ebi - Camarón comido vivo;
- Sannakji - Pulpo comido vivo (coreano);