APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Yasuke – A história do Samurai Negro no Japão

Yasuke, foi um samurai de origem africana que serviu o daimyo Oda Nobunaga, durante os últimos anos do Período Azuchi-Momoyama. Neste artigo, vamos falar um pouco sobre esse samurai e sua importância na história do Japão.

Yasuke [弥助, 弥介, 彌助 ou 彌介] foi um samurai africano que serviu Oda Nobunaga entre 1581 e 1582. Ele foi considerado o primeiro estrangeiro a servir como samurai no Japão. Confira abaixo a história desse samurai:

Origem, verdadeiro nome de Yasuke e chegada ao Japão

Yasuke - a história do samurai negro no japão
O africano sendo apresentado à Nobunaga

De acordo com contos históricos, Yasuke era do Moçambique. No entanto, esses contos foram escritos anos depois da morte dele. E também, não há nenhuma outra fonte para corroborar essa teoria. Provavelmente, a teoria é basicamente uma suposição.

O seu verdadeiro nome também é desconhecido. Reza a lenda que o seu nome no Japão, é baseado no nome africano Yasufe ou Issufo. No entanto, não há nada que corrobore isso também.

Yasuke chegou ao Japão em 1579. Ele estava a serviço do jesuíta italiano Alessandro Valignano. Valignano havia sido nomeado inspetor das missões jesuíticas nas Índias (África Oriental, Sul e Leste da Ásia).

Ele acompanhou Valignano quando este chegou à capital japonesa em março de 1581 e sua aparição causou muito interesse com a população local.

A serviço de Oda Nobunaga

Yasuke - a história do samurai negro no japão
Possível representação de Yasuke

Quando Yasuke foi apresentado a Nobunaga, o daimyo suspeitou que sua pele fosse colorida com tinta preta. Nobunaga fez ele se despir da cintura para cima e o fez esfregar sua pele.

Quando ele percebeu que sua pele não era colorida e, de fato, negra, Nobunaga se interessou por ele. Em algum momento, embora não esteja claro, o africano entrou a serviço de Nobunaga.

É provável que ele falasse um japonês considerável. Isso talvez devido aos esforços de Valignano para garantir que seus missionários se adaptassem melhor à cultura local.

Yasuke foi mencionado por Sonkeikaku Bunko (尊経閣文庫), nos arquivos do Clã Maeda. De acordo com Bunko, o africano recebeu sua própria residência e uma pequena cerimônia de Nobunaga. Nobunaga também lhe atribuiu o dever de portador de armas.

Yasuke - a história do samurai negro no japão

Depois da Batalha de Tenmokuzan, Nobunaga liderou a sua força, incluindo Yasuke e inspecionou o antigo território do clã de Takeda. No caminho de volta, o homem negro conheceu Tokugawa Ieyasu.

Em junho de 1582, Nobunaga foi atacado e forçado a cometer seppuku em Honnō-ji, Kyoto pelo exército de Akechi Mitsuhide. Yasuke estava lá e lutou contra as forças de Akechi.

Logo após a morte de Nobunaga, o africano foi se juntar ao herdeiro de Nobunaga, Oda Nobutada, que estava tentando reunir as forças Oda no Castelo Nijō. Ele lutou ao lado das forças Nobutada, mas acabou sendo capturado.

Quando foi apresentado a Akechi, ele disse que o homem negro era um animal sem valor, portanto não deveria nem mesmo ser morto, mas levado ao nanban-ji. Depois disso, ele desapareceu da história japonesa. 

Yasuke - a história do samurai negro no japão

Outros samurais estrangeiros

Posteriormente, após a morte de Yasuke, outros estrangeiros serviram como samurais no Japão. Abaixo, segue a lista de estrangeiros que serviram sobre daimyos:

  • Wakita Naokata (nascido como Kim Yeo-cheol), samurai coreano que serviu sob o clã Maeda durante o Xogunato Tokugawa;
  • Akizuki Tanenobu (nome verdadeiro desconhecido), samurai coreano que serviu sob o clã Chosokabe;
  • Soga Seikan (nome verdadeiro desconhecido), samurai coreano que serviu sob o clã Nakagawa;
  • Rinoie Motohiro (nome verdadeiro desconhecido), samurai coreano que serviu sob o clã Mōri;
  • Yagyū Shume (nome verdadeiro desconhecido), samurai coreano que serviu sob o clã Yagyū;
  • Yayōsu (nascido como Jan Joosten), samurai holandês que serviu sob o clã Tokugawa durante o Xogunato Tokugawa;
  • Hiramatsu Buhei (nascido como John Henry Schnell), samurai alemão que serviu sob o clã Matsudaira, durante os últimos anos do Xogunato Tokugawa;
  • Eugène Collache, samurai francês que lutou pela República de Ezo;

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?