Um dos grandes desafios ao aprender o idioma japonês são os kanji (ideogramas chineses), sobre esse assunto surge 2 dúvidas que muitas pessoas fazem: Quantos kanji existem? E quantos kanji eu devo aprender no japonês? Neste artigo, vamos falar sobre esses 2 assuntos.
Índice de Conteúdo
Quantos kanjis existem?
É impossível saber o Número exato de kanjis existentes. Na China foi criado milhares de kanji em diferentes regiões durante toda história, o Japão também criou seus próprios ideogramas. E ao longo da história do Japão alguns kanji deixaram de ser usado, ou é raramente visto. Por esses motivos é impossível determinar um Número exato de kanji no idioma japonês.
Se for contar todos os kanji usado na história do Japão, antes da existência do hiragana os números podem ultrapassar 40.000. O Ministério de Educação Japonês estabeleceu uma lista chamada Jouyou kanji (常用漢字), com um total de 2.136 kanji. Essa lista foi feita para catalogar os kanji mais usados no idioma japonês, em jornais, TV, livros, etc.
1006 kanji ensinados durante a educação primária e 939 kanji ensinados durante a educação secundária. Os números não são exatos, porque ao longo dos anos diversos kanjis tem deixado de ser usados e alguns são acrescentados.
Quantos kanji devo aprender?
Você deve aprender o máximo possível sem se preocupar com quantidades. Mais de 2.000 ideogramas são usados no idioma japonês, porem você não vai necessitar de todos eles para chegar a fluência. Aprendendo os 1006 kanji ensinados na educação primária já é mais que suficiente para você entender 80% do idioma.
Se você quer aprender kanji, recomendamos não focar em quantidade, tente aprender os ideogramas da maneira que os alunos japoneses aprendem nas escolas. Ou seja, caso você queira aprender a escrita e leitura de cada kanji, tente aprender entre 100 a 200 ideogramas por ano.
Para melhorar seu aprendizado, recomendamos estudar palavras e sentenças ao invés de ideogramas isolados. Tente aprender o idioma japonês e não apenas o kanji. Evite tentar memorizar ideogramas e não perca tempo contando o Número de kanjis que você aprendeu.
Eu pessoalmente acho completamente errado contar a quantidade de kanji que aprendemos, e acho que muitos também concordam. O Luiz Rafael fez um vídeo falando exatamente sobre esse assunto e você pode assistir abaixo:
O Suki Desu tem trabalhado junto ao Luiz Rafael para proporcionar um melhor ensino a vocês. Se você ainda não conhece o trabalho do Luiz Rafael e seu curso fechado, recomendamos que inscreva-se em nosso site, e siga nossas redes sociais para ter mais informações. Você também pode ler este artigo falando sobre o Programa Japonês Online.