A mídia hoje é cheia de desinformação, e as pessoas atualmente não costumam raciocinar e acreditam em qualquer coisa que escuta e coloca isso como uma ideia. Uma simples reportagem mostrando chineses comendo cachorro num festival de uma determinada cidade da China foi capaz de enraizar a ideia de que chineses comem cachorro mesmo 99% dos chineses nunca terem comido um cachorro na vida.
Por causa dessas reportagens as pessoas costumam criar ideias generalizadas de países e nacionalidades, e nem se quer reparam que no Brasil acontecem praticas similares como matança de coelhos, rãs, tatu, testículos de boi, mocotó, chouriço, sarapatel e outras comidas que podem ser consideradas estranhas e nojentas para alguns. Já não basta a ideia de que japoneses comem alguns frutos do mar vivo, agora as pessoas afirmam que os japoneses comem golfinhos. Vamos tentar entender realmente o que acontece e que pratica é essa para assim calar a boca dos generalizadores.
Sim, eles matam golfinhos
Assim como acontece com as caça de baleias, a captura dos golfinhos possuem outras finalidades. Diferente das baleias, os golfinhos estão longe da extinção, para falar a verdade até as baleias que os japoneses caçam estão longe da extinção. O preocupante gerador das polêmicas de comer golfinho nem é a carne em si, já que criticar comer um animal apenas por ser fofo não passa de uma hipocrisia. O preocupante mesmo é a forma de capturar e matar os golfinhos, os golfinhos são atraídos cercados por uma barreira de som e mortos por lanças, enquanto outros golfinhos assistem esse mar de sangue.
Toda essa matança acontece apenas em UM pequeno lugar (vilarejo) do Japão chamado de Taiji. Eles afirmam que comer essa carne é uma tradição local. E não é 20.000 golfinhos como alguns sites afirmam, décadas atrás os números eram apenas cerca de 1500 e agora nesses últimos anos caiu drasticamente para 200. Isso porque não é nenhum pouco vantajoso matar golfinhos, vamos entender o motivo.
Primeiramente vender um golfinho vivo para o exterior ou parque aquático gera um lucro de 300.000 dólares. Enquanto com à venda da carne o lucro é menor que 1.000 dólares. Sem mencionar que a carne não é vendida em todo Japão, enquanto algumas noticias mentem que é uma carne comum, ela só é consumida com uma baixa frequência na região de Taiji onde acontece essa caça. Nem 1% da população teve a chance de experimentar essa carne, alguns experimentaram apenas uma vez na vida. Já muitos japoneses nem sabem da existência da matança dos golfinhos e da venda de sua carne que na sua maioria é enviada pro exterior. Muitos que sabem ainda condenam a pratica e fazem campanha contra!
Curiosidades sobre a Matança dos golfinhos
Vamos ver algumas informações, dados. estatísticas e curiosidades para que você possa examinar com calma.
- Os golfinhos são caçados em outros países como nas Ilhas de Salomão, Ilhas Faroé e no Peru;
- A carne de golfinho possui riscos a saúde devido sua poluição;
- Taiji em Wakayama é o único lugar do Japão que acontece essa caça;
- Atualmente o método usado para matar os golfinhos é com uma lança no pescoço para que eles morram rápido sem sofrimento;
- Países como Taiwan, Havaí e até Washington já caçaram golfinhos. Diversos países onde a caça é proibida ainda acontece e em grande número, no Peru por exemplo morrem quase 2000 golfinhos por ano;
- Em 2007 foram mortos cerca de 1000 animais;
- A associação Japonesa de Zoológicos e Aquários não apoia a caça;
- Vários veterinários e cientistas concluíram que o método usado para caça tem que ser proibido;
- Taiji iniciou as primeiras operações comerciais de caça em 1606;
- A temporada para caça abre no dia 1ª de Setembro e vai até fevereiro, é permitido no máximo 1800 por ano;
Onde queremos chegar?
O simples fato das noticias espalharem de maneira generalizada ou com números e informações erradas fazem com que as pessoas tirem conclusões ou tenha ideias absurdas sobre o que realmente acontece. Não estamos defendendo essa pratica, qualquer ato de violência e crueldade contra animais é condenável. Mas o que acontece não é tão agravante ao ponto de fazer pessoas idiotas criarem ódios de uma nação inteira que nem se quer sabe o que se passa. Ainda mais quando nossa e todas as outras nações são responsáveis por atos similares e repugnantes.
A verdade é que essa tradição de Taiji não passa de um negócio lucrativo para vender golfinhos vivos e comerciantes venderem um pouco de carne por preços exorbitantes a um número insignificante de pessoas. Claro que eu não culpo ninguém que come a carne desse animal, existem muitos outros animais que morrem de maneira cruel e que as pessoas comem diariamente. Eu não vou criticar a pratica apenas por que são bichinhos fofinhos e inteligentes. Mas acredito que o método utilizado poderia ser um pouco diferente e menos cruel. Só que não pescamos os peixes com anzol e deixamos eles morrerem pela falta de agua?
E qual a Posição do Governo em relação a isso? Quando se trata de dinheiro, todo governo é falho e os praticantes acabam burlando ou usando brechas nas leis para realizarem seus negócios lucrativos. A prostituição é proibida no Japão e mesmo assim não é difícil de encontra-la, entendam que a Lei sempre é falha e não existe sistema governamental perfeito. Se vocês pesquisarem a fundo coisas que acontecem nas escuras em qualquer países vocês vão se assustar. Então não deixe que informações generalizadas façam sua cabeça a ponto de gerar ódio por pessoas que não tem nenhuma relação com assunto. Podemos odiar a pratica e as pessoas que a praticam mas não uma nação inteira que não tem nada a ver.