Você sabe o que são Tigres asiáticos? Não estamos falando dos tigres na foto, mas sim de um denominação dada a um grupo de países que na década de 80 apresentaram um crescimento econômico elevado e repentino baseado em táticas agressivas de atração de capital estrangeiro como a isenção de impostos e mão-de-obra barata. Sim vamos falar de História e economia.
Os Tigres asiáticos são formados pelos seguintes países:
Ah? Mais cadê o Japão? O Japão não faz parte dos tigres asiáticos mas desempenhou importante papel nessa historia. Nessa época o Japão já era um país bastante desenvolvido, foi o principal propulsor que ajudou a formar esses tigres.
O que aconteceu?
Depois da segunda guerra mundial o Japão entrou em uma grande recessão. Para combater isso o governo japonês começou a investir muito em obras públicas e a tentar forçar a redução da taxa de juros para estimular novos investimentos no país.
Favorecido pelos EUA, o Japão teve um rápido crescimento econômico, acompanhado de uma política de controle de natalidade e de elevação do padrão educacional, tecnológica e financeira, que lhe permitiu conseguir uma grande projeção comercial.
Alguns fatores que ajudaram o crescimento do Japão:
- O Japão aproveitou todo espaço possível para cultivar e plantar.
- O Governo estimulou a produtividade, comprando toda a produção agrícola e depois revendendo.
- O desenvolvimento da agricultura em países subdesenvolvidos.
- A atividade pesqueira.
- Investimento em pesquisas cientificas e o desenvolvimento tecnológico.
- A importação de matérias-primas e fonte de energia;
- A especialização da mão-de-obra japonesa, que, por ser abundante, é relativamente barata.
- A utilização de tecnologia avançada.
- Grande investimento na indústria japonesa.
Existem outros inúmeros fatores não citados que contribuíram para o crescimento do Japão, e sua Influencia a outros países asiáticos.
Tigres Asiáticos
A partir da década de 1980, alguns territórios do Pacífico malaio-asiático começaram a apresentar altos índices de crescimento econômico e influência no mercado mundial, sendo por isso chamados de tigres asiáticos.
O país asiático que iniciou esse ciclo rápido de crescimento foi o Japão, com uma bem sucedida reforma agrária, seguida de um aumento rápido da renda dos fazendeiros, que criou um mercado local para novas fábricas. O Japão atuou não só como estímulo, mas também como exemplo. A imensa e ininterrupta expansão da economia japonesa foi decisiva para criar um dinâmico mercado em toda a área circundante do Pacífico.
As relações sindicais nesses países seguem o modelo japonês de cooperação entre o capital e o trabalho, submetendo os sindicatos aos interesses das empresas, estimulando a fidelidade do trabalhador ao patrão e a competição entre os trabalhadores.
Outros fatores que favoreceram o desenvolvimento dos Tigres Asiáticos.
- Investimento de capital estrangeiro, do Japão e dos EUA.
- Exploração da força de trabalho, relativamente barata.
- Distribuição mais equilibrada de renda em relação a outros países capitalistas.
- Cooperação e transparência dos Estados.
- Economias voltadas fundamentalmente para o mercado externo.
- Ética confucionista – estabelece um modelo socioeconômico que enfatiza o equilíbrio social, a consciência de grupo, a hierarquia, a disciplina e o nacionalismo.
Foi por causa do Japão que alguns países da Ásia são conhecidos como tigres asiáticos.
Fonte de pesquisa: wikipedia, zemoleza, clickescolar
Gostei muito do conteúdo, achei bem completo e resumido, Amei! ^~^