Dragon Quest (ドラゴンクエスト), ou ainda Dorakuê (ドラクエ) como é carinhosamente apelidado, é uma série de jogos de RPG eletrônico extremamente popular no Japão. Dragon Quest é, provavelmente, o jogo de RPG japonês mais popular dentro do país, tendo em vista que, no ocidente, a série Final Fantasy costuma ser mais conhecida.
A popularidade de DQ é tão grande na terra do sol nascente que é possível ver com frequência bonecos, anúncios e itens relacionados a franquia em diversos locais e lojas pelo país. Inúmeras crianças, jovens e adultos são apaixonados pelos jogos da série e é difícil encontrar um japonês que não conheça ou não tenha escutado falar em Dragon Quest.
Índice de Conteúdo
História e Origem do Dragon Quest
Dragon Quest foi criado e projetado por Yuji Horii (堀井雄二) ainda nos anos 80, tendo sua primeira versão lançada em maio de 1986. Atualmente já acumula uma quantidade enorme de spin-offs, livros, mangás, animes, enciclopédias, bonecos, pelúcias, itens de colecionador e tudo o que você possa imaginar.
Contando a partir da série original (sem contar os jogos extras, especiais e spin-offs) o jogo já possui onze versões, sendo a última (Dragon Quest XI) lançada em 2017.
As primeiras versões de Dragon Quest marcaram presença nos consoles da Nintendo dos anos 80 e 90 (até mais ou menos o Dragon Quest VII) e depois migraram para os consoles mais modernos do PlayStation 2 (Dragon Quest VIII) e por fim para os atuais Switch e PS4 (Dragon Quest XI). Atualmente existem também, inclusive, versões para celular e PC.
Milhões de cópias do game já foram vendidas no Japão. A popularidade cresceu consideravelmente após o lançamento de Dragon Quest III (um dos melhores na minha opinião) e com a popularização dos jogos de RPG no mundo.
Por conta disso, o ocidente adaptou as primeiras versões para o Brasil e para os EUA utilizando o nome Dragon Warrior, para evitar uma possível confusão com jogos de mesmo nome.
Para vocês terem uma ideia da importância dessa franquia da Square Enix dentro da Cultura Geek e dentro da sociedade japonesa em geral, o governo japonês já chegou a elaborar um plano para alterar a data de lançamento dos jogos de DQ, tendo em vista que muitas pessoas estavam faltando o trabalho ou a escola para jogarem, e isso estava impactando negativamente na economia do país.
Slime: A popularidade do mascote
O personagem Slime tornou-se praticamente o mascote do jogo por ser o único monstro que aparece em todas as edições. O design da criatura foi baseado numa simples gota de água e agrada aos japoneses pela característica kawaii do bichinho.
Na maioria das versões de Dragon Quest, Slime é um monstro fraco, fácil de derrotar e que costuma aparecer com frequência no início da jornada. Porém, em jogos posteriores, novos tipos/espécies de Slime começam a surgir. Alguns desses Slimes que surgem ao longo dos outros jogos são mais fortes e dão mais pontos de experiência para o personagem.
O Slime de metal, por exemplo, é bem mais raro de aparecer e quando aparece é bem mais complicado de derrotá-lo. Ao derrotar esse tipo específico de Slime, se é recompensado com uma grande quantidade de XP. Outros Slimes vão sendo apresentados no decorrer dos jogos da série, como King Slime, Slime Knight e Shell Slime.
A variedade de subtipos que vão surgindo ao longo dos infinitos mapas é algo espantoso, sem falar que isso torna o game ainda mais interessante e divertido.
O personagem também é um dos preferidos no quesito marketing, vide a quantidade de pelúcias, bonecos, mochilas, bolas, pantufas, alimentos e utensílios caracterizados com a criatura. A quantidade é consideravelmente grande se comparada com produtos adornados por outros monstros do jogo.
A excelente trilha sonora
Outro aspecto incrível dos jogos da série é a belíssima trilha sonora composta por Koichi Sugiyama. Abaixo, você pode ouvir e apreciar as músicas compostas por ele:
Além de extremamente talentoso, Sugiyama também ficou conhecido por se envolver em polêmicas e controvérsias relacionadas à opiniões políticas e é, muitas vezes, considerado um revisionista (alguém que atribui ideias diferentes sobre acontecimentos históricos diversos).
Atualmente, Koichi Sugiyama (椙山 浩一) está com 89 anos de idade e se mantém na ativa. Inclusive, o compositor já está trabalhando na trilha sonora de Dragon Quest XII, que será lançado em breve.
O compositor e maestro japonês é nome famosíssimo no ramo musical e artístico, tendo contribuído não somente com as trilhas de Dragon Quest, mas também com as músicas de vários animes, como Cyborg-009.
O monumento de Dragon Quest
Em comemoração ao 30º aniversário do game, em 2017, a Square Enix levantou um monumento homenageando o sucesso avassalador que DQ alcançou no país. O monumento está erguido em Hyogo, mais especificamente na ilha Iwaji, local de nascimento de Yuji Horii (o criador da série).
Se você tiver a oportunidade de jogar pelo menos um jogo da série, não irá se arrepender, pois será diversão na certa.
Vocabulário de Dragon Quest
- ドラクエ = Dorakuê (apelido pelo qual DQ é conhecido no Japão);
- ドラゴンクエストIIIそして伝説へ… = Dragon Quest 3: E a lenda continua (tradução livre);
- スライム = Slime;
- 冒険 (ぼうけん) = Aventura, risco;
- 大冒険 (だいぼうけん) = Grande aventura;
- 魔王 (まおう) = Rei dragão;
- オーブ = Orbe;
- 魔物 (まもの) = Monstro, criatura;
- 道具 (どうぐ) = Ferramentas;
- 呪文 (じゅもん) = Magias;
- 攻撃 (こうげき) = Ataque;
- 装備 (そうび) = Equipamento;
- 防具 (ぼうぐ) = Armamento defensivo;
- 鎧 (よろい) = Armadura;
- たて = Escudo;
- 服 (ふく) = Roupa;
- 薬草 (やくそう) = Erva Medicinal;
- 杖 (つえ) = Vara, bengala, bastão, cajado;
- 冠 (かんむり) = Coroa;
- 闇 (やみ) = Trevas;
- 光 (ひかり) = Luz;
- 王国 (おうこく) = Reino;
- 兵士 (へいし) = Soldado;
- 戦い (たたかい) = Luta, guerra;
- 闘い (たたかい) = Batalha, luta;
- 剣 ( けん) = Espada;
Artigo Escrito por: João Victor Gadelha