APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Kimi no suizou wo tabetai – Eu quero comer seu pâncreas

Já vou logo antecipando que se você não assistiu o filme anime Kimi no suizou wo tabetai (que significa literalmente ‘’ eu quero comer o seu pâncreas’’) você precisa ver! E aqui vai ter spoilers então recomendo que caso você ainda não tenha assistido que faça isso o quanto antes.

Trata-se de um filme que se você ler um resumo e artigo como esse, a experiência de assistir vai ser muito afetada, então não recomendamos ler antes de assistir.

Kimi no suizou wo tabetai é um filme japonês lançado em setembro de 2018, os dubladores principais são Mashiro Takasugi do protagonista e Lynn como Sakura Yamuchi. A produção é do Studio VOLN. O diretor e roteirista é Shin’ichirō Ushijima.

Quando se ouve o título de cara é difícil não achar estranho para um filme de romance, mas vão por mim não é no sentido literal, mas no sentido poético só faz sentido depois que assiste. Vamos entrar no mundo de Kimi no suizou wo tabetai agora.

De obra a filme

Kimi no suizou wo tabetai é o nome original da obra novel de Sumino Yoru. Essa obra foi muito aclamada pelo público japonês e se popularizou tanto que teve direito a um filme anime.

Além da vida os cinemas a obra da editora Futabasha também teve direito a um mangá. Publicado em agosto de 2016 e maio de 2017, o mangá contou com dois volumes e dez capítulos.

A obra de Sumino Yoru começou a ser publicada pela Futabasha em junho de 2015, num único volume. Tanto esse volume, como outros livros relacionados, já venderam mais de 2 milhões de cópias.

Na história original de Kimi no suizou wo tabetai é possível mais detalhes que o filmes não conseguiu transmitir em uma hora e quarenta e nove minutos de duração.

A história conta a vida de uma estudante que teve seu diário encontrado por um colega de classe enquanto estavam no hospital e ao ler ele descobre que ela tem uma doença terminal no pâncreas.

Depois ela conta a ele detalhes da sua doença e pede ajuda para que ela consiga atingir todas metas da sua lista antes de sua morte. Só que eles são bem opostos com relação a personalidade. Ela é bem alegre, espontânea e muito carismática. Ele é fechado, sem amigos e esconde os sentimentos.

Doze anos depois esse aluno que muda completamente a personalidade graças a colega doente, acaba se tornando professor na antiga escola e relembra todos os momentos que passaram juntos.

Kimi no suizou wo tabetai – eu quero comer seu pâncreas

Filme anime de Kimi no suizou wo tabetai

O filme Kimi no suizou wo tabetai é muito bom, mesmo que o título não seja tão chamativo assim, na verdade é bem curioso. Mas para quem curte um romance misturado com drama está no caminho certo.

O filme é narrado pelo personagem principal e ao que tudo indica parece aquelas histórias clichês com final previsível até porque desde o início já sabemos da doença terminal de Sakura.

O filme começa com cenas de um velório e o protagonista fazendo a narração daquele dia. E mostra que a última mensagem que ele mandou para Sakura foi ‘’ Eu quero comer seu pâncreas’’, mas sem saber se ela morreu antes de ler essa mensagem.

Ao saber de sua doença terminal Sakura começou a escrever um diário que seria como um livro chamado ‘’ Vivendo com a morte’’ e quando o personagem o achou foi por se parecer muito com um livro e ele amava ler.

Sakura então o escolhe para fazer com ela tudo que ela queria antes de morrer como jogar boliche, comer vários tipos de comida, viajar e entre outros. Ele era o único, além da família de Sakura, que sabia da doença.

Kimi no suizou wo tabetai – eu quero comer seu pâncreas

Mesmo sendo bem diferentes um do outro Sakura sempre incentivava seu novo amigo a fazer amizades, conversar e ser mais simpático com as pessoas e com o tempo ele foi melhorando isso.

Até que chega um dia em que ela passa duas semanas no hospital porque os números dos exames dela não estão bons. E o amigo percebe que gosta dela mais do que amiga pois não imaginaria que se preocuparia tanto.

Depois de sair do hospital ele marca de se encontrar com ela em um dos primeiros restaurantes que eles foram quando começaram a jornada juntos. Ela confirma que vai e a última mensagem que ele manda para ela é ‘’ Quero comer seu pâncreas’’.

Essa frase de Kimi no suizou wo tabetai a Sakura diz que ao pesquisar ela descobriu uma religião que acreditava que se alguém lhe comer, você viverá dentro dessa pessoa. E a referência do pâncreas é porque essa seria a doença que a mataria.

Kimi no suizou wo tabetai – eu quero comer seu pâncreas

Ao dizer isso o personagem mostrou que se importava muito com ela e que estava disposto a estar com ela até seu último dia na terra, mas que ela permaneceria viva em seu coração para sempre.

Mas algo estranho aconteceu ... Sakura não apareceu ao encontro e ele foi para casa chateado. A noite enquanto comia, a TV estava ligada e anunciou que uma adolescente de dezessete anos havia sido assassinada com uma facada no peito. Era Sakura!

Essa parte com certeza foi a mais perturbadora do filme porque todos imaginam a morte dela com a doença, mas ela morreu antes e não revela quem possa ter sido o assassino. Eu acredito que possa ter sido o ex namorado dela, porque ele não estava nem um pouco contente com seu novo amigo e já até o tinha agredido por ciúmes.

O rapaz sofre com a sua perca e recebe o ‘’Vivendo com a morte’’ da mãe dela. Sakura já havia dito para a mãe fazer isso assim que ela morresse. E ela também o deixou uma carta.

O nome do personagem só é revelado ao final do filme como Haruki que significa ‘’árvore da primavera’’. Ele falava que não gostava de falar o nome e nem saber para não criar vínculos com a pessoa.

Kimi no suizou wo tabetai – eu quero comer seu pâncreas

Elementos da cultura japonesa

Kimi no suizou wo tabetai é um filme que traz muitos aspectos da cultura japonesa para conhecermos melhor como a importância dos nomes e seus significados. Sakura é ‘’flor de cerejeira’’ e Hariki ‘’árvore da primavera’’ e os dois nomes ainda tem relação.

Mostra também comidas japonesas, estilos de uniformes colegiais, restaurantes japoneses e outros. Mostra até aspectos religiosos como, por exemplo o tipo de funeral (osoushiki) que foi feito para Sakura, provavelmente seguindo tradições budistas.

Mesmo após dias terem passado a foto fica no butsudan para que a família ore pelo falecido. Ao visitar uma família budista deve-se fazer o mesmo e fazer uma reverência aos que já partiram.

Esse filme nos ensina de várias formas tanto na parte da cultura como dos sentimentos humanos, encarar a morte com normalidade e de sentimentos reprimidos! O que você mais gostou ou odiou do filme Kimi no suizou wo tabetai?

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?