APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Guia Amigurumi – Bonecos de Crochê Japoneses

Amigurumi é uma técnica japonesa de criar pequenas pelúcias ou bonecos de crochê ou tricô. Neste guia vamos compartilhar muitas curiosidades, histórias e informações sobre esses bonecos de crochê, inclusive como você pode aprender a faze-los.

Esse guia é bastante extenso e completo, por esse motivo vamos deixar um sumário abaixo para ajudá-lo a encontrar o que procura:

O que significa Amigurumi?

A palavra amigurumi [編み包み] geralmente escrita apenas em hiragana, representa a junção de amimono [編み物] que significa tricô e crochê com a junção da palavra nuigurumi [ぬいぐるみ] que significa bicho de pelúcia. Significando literalmente pelúcia de crochê.

A palavra em si é composta de ami [編み] que pode referir-se ao fio de malha e kurumi [包み] que da sentido a arte, significando literalmente algo como embrulhar, agrupar ou empacotar. Qualquer criatura feita com fio de malha pode ser considerado um amigu.

Alguns dicionários traduzem a palavra como pequeno bicho de pelúcia ou criatura antropomórfica de crochê. Podem ser usadas as duas técnicas tricô ou crochê para fazer as pelúcias amigurumi.

Guia amigurumi - bonecos de crochê japoneses

Como são os Amigurumi?

A característica principal do boneco é sua cabeça grande. No Japão personagens com cabeças grandes são chamados de Chibi. Nos animes, o termo é utilizado para referir-se a personagens com cabeça igual ou maior que o tamanho do seu próprio corpo.

A palavra chibi [禿び] significa literalmente criança pequena. É comum encontrar também bonecos de tamanho comum, com corpo grande e cabeça pequena, animais de diferentes tamanhos, personagens de animes, personagens de jogos, heróis e outros.

Um amigurumi geralmente tem entre 10 a 30cm, articulações feitas de arame são bastante utilizadas para que o boneco possa se manter em certas posições. Partes como boca, nariz e olhos podem ser feitas de diferentes maneiras como botões ou plástico.

Guia amigurumi - bonecos de crochê japoneses

Como são feitos os bonecos de crochê?

Basicamente, a forma fácil de fazer o amigurumi é usando crochê e malha, mas também existem Amigurumi que usam a técnica de tricô com duas agulhas de barra. Podem ser usado outros materiais como algodão para compor o recheio interior do bicho.

Os primeiros passos para fazer um amigurumi é criar suas formas geométricas que fazem a cabeça, tronco e corpo, geralmente esferas e cilindros. A confecção de um amirugumi em crochê é feita com lã mediana e agulha 4mm.

Existem muitas técnicas, mas a mais popular consiste no uso de ponto baixo aliado ao anel mágico que evita o furo junto ao centro da esfera, a fim de evitar que o recheio vaze, se utiliza reduções invisíveis conhecidas como invisible decrease.

Guia amigurumi - bonecos de crochê japoneses

Qual a Diferença entre Tricô e Crochê?

Talvez você não saiba a diferença, já que o idioma japonês usa a mesma palavra para referir-se as duas coisas. A palavra amimono [編み物] por se tratar de um objeto, pode principalmente se referir ao tecido tricô, que são malhas entrelaçadas.

O crochê produz um traçado semelhante ao de malha ou renda e pode ser usado uma variedade maior de fios. O nome da técnica de crochê em japonês é Kigibariami [かぎ針編み]. Nessa técnica se utiliza apenas uma agulha com gancho.

No tricô são utilizadas duas agulhas, mas sem gancho! Essa técnica é mais usado para peças de lã e costuma ser mais elásticos. A técnica que utiliza tricô com duas agulhas se chama boubariami [棒針編み].

Guia amigurumi - bonecos de crochê japoneses

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Guia amigurumi - bonecos de crochê japoneses
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

A História e Origem do Amigurumi

O Japão é conhecido por sua técnicas de tecelagem milenares, como o Kasuri e o Shibori, muito utilizada na indústria têxtil. De acordo com Yoshihiro Matushita, Há registros que datam de 1185 sobre técnicas japonesas de criação de tecido anterior ao tricô e crochê.

Não se sabe ao certo quando o Amigurumi foi inventado. Bonecas de malha são feitas há muito tempo como brinquedos educativos e brinquedos para crianças pequenas. Registros indicam que bonecos de malha 3D tem origens Chinesas.

Acredita-se que o tricô tenha sido introduzido no Japão pelos holandeses no Período Edo (1603-1867). O tricô evoluiu com os samurais, que eram especialistas na criação de roupas e decorações para suas espadas katana e roupas de inverno.

Durante o Período Meiji (1868–1912), mais de 3.000 ocidentais foram contratados para ensinar ciência moderna, matemática, tecnologia e línguas estrangeiras no Japão. Nesse meio as técnicas de crochê e tricô foram mais introduzidas na sociedade japonesa.

De acordo com Dai Watanabe, "Mulheres foram convidadas a ensinar bordados ocidentais naquela época." O primeiro crochê tridimensional japonês é datado de 1887 e se chama seiyo-keito-amimono-kyouju [西洋毛糸編物教授]. Trata-se de uma nêspera ramificada com uma folha e frutos.

Guia amigurumi - bonecos de crochê japoneses

A popularização dos bonecos de crochê

O termo "Amigurumi" tornou-se popular porque foi apresentado nos programas de artes liberais da NHK no final dos anos 1980. O boom aconteceu graças ao nascimento da Cultura Kawaii e de fenômenos como Hello Kitty.

A alta procura por coisas fofas popularizou a prática a ponto de criarem uma Associação Japonesa de Amigurumi em 10 de janeiro de 2002. Com tempo surgiu milhares de livros e tutoriais de bichinhos de crochê que podem ser facilmente encontrados.

Com a popularização da cultura japonesa ao redor do mundo, o amigurumi também ficou conhecido no ocidente, principalmente por meio de fóruns e blogs em que receitas são criadas e distribuídas. Hoje é fácil encontrar alguns tutoriais no youtube.

Guia amigurumi - bonecos de crochê japoneses

Cursos para Aprender Amigurumi

É possível encontrar diversos cursos ou E-book de receitas sendo vendidos digitalmente. Pode ser uma grande vantagem para aqueles que não entendem nada do ramo e desejam aprender a fazer essas pelúcias de crochê.

Não é culinária, mas no mundo dos bonecos de crochê, chamamos os tutoriais de costura de receita. Algumas das recomendações abaixo são Livros com vídeo aulas, depois recomendaremos apenas livros com receitas. Espero que gostem!

Artesanato Amigurumi - Curso

Aprenda do zero ao avançado a criar e lucrar com as confecções de Amigurumi. Você vai aprender a fazer mais de 1000 peças de bichinhos de crochê, além de receber receitas de bonecas, animais, personagens de desenhos e muito mais.

Tudo com passo a passo neste ebook. Sempre com atualizações, temos uma área de membros para dúvidas dos alunos e um Grupo de Alunas no Telegram com um canal e chat para trocar dicas e experiências.

Acessando abaixo você já vai baixar gratuitamente uma receita básica para quem deseja aprender a fazer esse tipo de artesanato com crochê. Caso já queira se aprofundar, basta depois comprar o produto completo Artesanato Amigurumi.

Amigurumi Tema de Fundo do mar

Com o Método Prático de Crochê, você irá aprender a técnica do Amigurumi (Tema Fundo do Mar). Desenvolva esse lindo artesanato em casa, na hora que desejar, e aprenda a fazer lindos trabalhos em crochê. Surpreenda todos com sua arte e faça seu próprio negócio.

Este curso oferece a você:

  • Passo a Passo Completo com E-Book e Vídeo Aulas;
  • Acesso Ilimitado e Imediato;
  • Suporte às Alunas;
  • Terá ao seu dispor um excelente conteúdo, onde você irá aprender;
  • Como fazer os pontos utilizados nos Amigurumis;
  • Quais são os materiais a serem utilizados;
  • 5 bichinhos no tema fundo do mar (caranguejo, golfinho, peixe, polvo e tartaruga);
  • Bônus exclusivos;

Curso Amigurumi Aprenda Fácil

Você pode aprender a técnica Japonesa Amigurumi seja para encantar quem você ama ou até mesmo para garantir uma renda Extra. No Curso aprenda Fácil Você terá acesso a diversas Receitas e Gráficos e também vídeos Aulas da Artesã Deisiane Dias.

Conteúdo do Curso:

  • Aula 1 - Aprenda Fazer o Ponto Correntinha
  • Aula 2 - Aprenda Fazer o Anel Mágico
  • Aula 3 - Aprenda Fazer o Ponto Baixo
  • Aula 4 - Aprenda Fazer o Ponto Baixíssimo
  • Aula 5 - Aprenda Fazer o Ponto Alto
  • Aula 6 - Aprenda Fazer o Ponto Alto Duplo
  • Aula 7 - Aprenda Ler as Receitas Amigurumis
  • Aula 8 - Aprenda Fazer o Acabamento da Peça Amigurumi
  • Aula 9 - Aprenda Lavar a Peça Amigurumi
  • Bônus - Aprenda Como Vender os Amigurumis no Instagram

Clube Barroca Ateliê

Olá amigas! Sejam bem vindas a esse cantinho criado especialmente para vocês que amam as Bonecas da Barroca e faz parte da nossa roda de amigas do crochê.

Neste clube vou colocar todas novidades exclusivas, você aprenderá a coleção fadas, a boneca Anne, o Pequeno Príncipe e outras criações incríveis. Você poderá assistir ao curso sem sair de casa e em qualquer lugar do Brasil, com videoaulas em Português

Materiais para fazer Amigurumi

Para fazer um amigurumi você vai precisar de linhas, agulhas e enchimento acrílico. Alguns outros materiais adicionais podem ser necessários como tesoura, fita métrica, botões, feltro e cola para dar o acabamento final nos bichinhos.

Alguns utilizam uma malha própria para fabricar o urso de crochê, pode ser comprado por um preço acessível em lojas online. Você também encontra peças prontas, linhas próprios e outros materiais para fabricar seu próprio amigurumi nas recomendações abaixo:

Onde comprar um Amigurumi?

Caso não conheça ninguém que venda Amigurumi na sua região, pode recorrer a lojas online. Abaixo quero compartilhar alguns amigurumi que encontrei nas lojas parceiras do Suki Desu como Amazon Brasil e outras.

Por se tratar de uma arte complexa, eles geralmente não são tão baratos como ursinhos de pelúcia. Na verdade, em lojas online do exterior o artesanato pode ser encontrado de 10 a 100 dólares, levando em consideração o valor do dólar atual, veja:

Tomoko Takamori - Artista Japonesa

Tomoko Takamori é uma artista de amigurumi japonesa muito popular que nasceu em 1964. Ela tem sido ativa como ilustradora de revistas como POPEYE e Seventeen. Ela fez sua estréia como artista quando participou da Feira Teddy Bear, na primavera de 1993.

Apareceu no programa feminino da NHK Televisão Educacional "Oshare Koubou", que iniciou o boom amigurumi em 1998. Fãs de todo o país se reúnem para a mostra individual pela originalidade e fofura do trabalho.

Seus trabalhos, que são excelentes em cor e modelagem, costumam aparecer em revistas de moda. O trabalho de Takamori Tomoko tem até número de série. Suas artes costumam ser vendidas por tempo limitado com um sistema de loteria.

No leilão, o preço de um amigurumi feito por Tomoko Takamori pode chegar a 100.000 ienes ou mais. Desde 1994 até os dias de Hoje Tomoko publicou mais de 15 revistas sobre a arte de fazer bonecos de crochê, incluindo diversas receitas populares.

Guia amigurumi - bonecos de crochê japoneses

Yoshi Wooly World - Amigurumi

Um grande exemplo do amigurumi nos jogos é o famoso jogo Yoshi Wooly World da Nintendo. Todo jogo, personagens, cenário é feito com novelos, aplicando bastante a técnica de fazer bonecos de crôche.

A Hamanaka, uma empresa japonesa especializada em crochê e nos bonecos, lançou até mesmo um kit próprio para fabricação do Yoshi junto com a receita e instruções. Achei importante destacar o jogo por ser um dos únicos que aplicam a técnica japonesa.

Algo semelhante aconteceu no jogo Kirby Epic Yarn, mas diferente dos modelos tridimensionais, no Kirby o cenário e personagens é montados em 2D usando uma linha de novelo. Não se trata da técnica japonesa de fazer bonecos de crochê.

Caso queira comprar o boneco oficial do Yoshi Wooly World direto na malha que serve com amiibo, você pode comprar clicando aqui no site Play Asia. Caso queira saber como comprar produtos de jogos e animes sem ser taxado, leia nosso artigo sobre a Play-Asia.

Guia amigurumi - bonecos de crochê japoneses

Por que amigurumi não tem boca?

Sua popularização veio na mesma época que Hello Kitty, que também não tinha boca. O motivo não tem nada a ver com pacto do capeta como as Fake News de antigamente falavam. Trata-se apenas de um estilo de arte, uma facilidade e característica.

O principal motivo, assim como o da Hello KItty, é que a ausência de boca permite que os personagens se expressem de diferentes maneiras. Permitindo que os bichinhos de crochê expressem os sentimentos que a pessoa deseja ver.

Existe até um ditado sobre a Hello Kitty que diz que ela não tem boca porque “fala com o coração”. Na verdade essa afirmação vem do designer Norueguês Tone Finnanger criador das Bonecas Tildas que também não tem boca.

O motivo dos sucessos do amigurumi assim como da Hello Kitty se da pelo seu seu design vazio se tornando mais atrativa a diferentes tipos de pessoas. Mesmo que a pessoa esteja triste ou alegre, a boneca vai simpatizar com esse sentimento.

Mas a afirmação de que amigurumi não tem boca está errada. A maioria dos animais possuem boca, também encontramos diversas bonecas com boca. Algumas vezes a ausência da boca nos bonecos de crochê pode ser simplesmente falta de necessidade.

Guia amigurumi - bonecos de crochê japoneses

Associação Japonesa de Amigurumi

A associação Japonesa de Amigurumi [amigurumi.jp] tem como objetivo estabelecer e disseminar a cultura dos bonecos de crôche, conscientizar as pessoas da arte, realizar eventos em todo Japão e interagir com escritores e entusiastas.

A associação também faz treinamento e patrocínio de escritores, fornece locais para apresentar trabalhos, informações de produção e fabricação, ferramentas e outros. A associação também da suporte e proteção de direitos autorais, fazendo listagem da coleção.

Ela da suporte a colecionadores, realiza eventos regulares e outras atividades de patrocínio. Caso esteja procurando a cede da associação, ela se encontra no endereço: 2-39-6 Kitazawa, Setagaya-ku, Tóquio 155-0031 [TEL 03-3468-2147].

Perguntas sobre Amigurumi

Muitas das perguntas já foram respondidas ao longo do artigo, mas ainda restaram outras dúvidas. Veja abaixo algumas dúvidas comuns sobre a arte e técnica de fazer bonecos de crochês.

Quanto tempo leva para fazer um Amigurumi?

Geralmente alguns gastam até 3 dias para fazer um boneco em crochê, mas na verdade se gasta poucas horas para fazer tal boneco. Ninguém passa o dia inteiro tricotando, tudo depende da sua habilidade, do tamanho do bicho e até do material usado.

Profissionais conseguem fazer um boneco em poucas horas, alguns iniciantes podem levar até dias. Alguns bonecos são super complexos e exigem uma dedicação e esforço, o que faz com que alguns custem muito caro.

Qual o número da agulha para fazer amigurumi?

Nas embalagens dos fios próprios para amigurumi consta um número indicado de agulha, mas tudo depende da tensão do ponto, o que pode variar de pessoa. Geralmente se usa entre 2.25 (ponto mais frouxo) até 3.5 (ponto apertado). Alguns usam 2,75 mm.

Geralmente se usa agulhas de muitas cores a fim de não se perder ou confundir as diferentes peças tricotadas. O mais comum são agulhas soft, mas se pode usar agulhas rígidas, de alumínio, plástico e até bambu.

Qual Linha usar para fazer Amigurumi?

Geralmente as pessoas gostam do algodão mercerizado, porque ela deixa o acabamento mais bonito e mais brilhante. Recomenda-se principalmente para os iniciantes o fio barbante, por ser mais grosso e fazer o trabalho render mais rápido.

Vídeos sobre Amigurumi

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?