O dia dos pais no Japão é comemorado na terceira semana do mês de junho, enquanto no Brasil comemoramos no segundo domingo de agosto. No Japão essa data é chamada de chichi no hi (父の日). Neste artigo, vamos ver algumas curiosidades sobre essa data e como ela é comemorada no Japão.
O dias dos pais no Japão se popularizou por volta de 1950. No Japão essa data é celebrada de forma discreta, as famílias costumam homenagear os pais e sogros e dar pequenos presentes como gravatas, bebidas, comidas ou algo que o pai gosta. Algumas crianças costumam fazer desenhos, origami ou dar um buquê de rosas. Outros costumam levar os pais para comerem em um restaurante chique onde serve a carne wagyu, ou para tomar Sake.
Índice de Conteúdo
O papel dos pais no Japão
Os pais do Japão são como os de quaisquer países, alguns são divertidos, quietos, sérios e bravos. Como qualquer pai, eles querem ver seus filhos crescerem e querem cuidar bem deles.
Alguns pais costumam ficar um pouco ausente, na maioria dàs vezes porque trabalham bastante. Alguns japoneses disseram que costumam ver o pai apenas 3 vezes na semana. Claro que não se deve generalizar, na casa em que me hospedei percebi o pai tirando bastante tempo para cuidar e brincar de suas filhas, uma cena linda que raramente presencio.
Outros pais costumam estar ausente mais sempre sustentam os filhos até mesmo depois de adulto. Isso pode ser um grande problema que gera pessoas problemáticas chamadas de Hikikomori ou Neet. Existe também o típico pai que quer definir o destino e caminho do filho, muitos orientam o filho a continuar ou seguir a mesma carreira da família.
Dia dos pais em Japonês
Existem duas maneiras de falar pai em japonês, que é 父(chichi) que se refere ao próprio pai e お父さん (otoosan) que é usado na maioria dàs vezes para se referir ao pai de outras pessoas. Crianças também costumam falar パパ (papa). Para finalizar o artigo vamos deixar 2 frases relacionada aos dias dos pais.
父の日おめでとうございます
Chichi no hi omedetou gozaimasu;
Feliz dia dos pais;
お父さん、いつもありがとう。
Otousan, itsumo arigatou;
Pai, obrigado por tudo;
Recomendamos ler também: