APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Culinária Japonesa no Brasil – Início da História

Todo mundo sabe que as comidas japonesas são populares e conhecidas aqui no Brasil. Não é difícil encontrar um restaurante japonês e seus cardápios de peixes. Mas é interessante pensarmos que nem sempre foi assim. Logo, pensamos nas divergências iniciais da culinária japonesa no Brasil logo após a imigração japonesa.

Afinal, os japoneses são um povo que preza por sua cultura. Podemos comprovar isso pelo fato de que eles dificultam a imigração com o intuito de preservar a cultura. Claro, isto está relacionado a vários fatos históricos. Eu aconselho você a ler sobre o período Edo.

Mas enfim, o foco do artigo é contar um pouco da história da comida japonesa aqui no Brasil. Sim, vamos nos focar apenas no fator alimentar por enquanto. Afinal, a imigração japonesa é um fato histórico explicado em outro post aqui no site. Então, vamos ao que interessa.

Culinária japonesa no brasil - início da história
Sashimi - Delicioso

Culinária japonesa no Brasil

É óbvio as diferenças entre a culinária japonesa e a Brasileira. Quero dizer, os alimentos, as técnicas de preparação, os temperos e os processos são totalmente diferentes entre os dois. É uma coisa obvia que o conflite de paladares iria se estabelecer.

Para exemplificar melhor, para a primeira refeição, os japoneses comeram o tradicional arroz e feijão. Estes dois alimentos não são estranhos aos japoneses. Podemos afirmar que são alimentos tão cotidianos para eles quanto para os brasileiros.

No entanto, podemos citar a diferença da consistência do arroz. Outro ponto é o uso do feijão, afinal ele costumar ser servido como doce. Além disso, outros alimentos causavam desconforto no paladar dos japoneses como a gordura de porco, farinha de milho, farinha de mandioca e alho.

Naquela época peixes, verduras e legumes eram alimentos difíceis de serem encontrados pois não eram parte da dieta local. Assim, a alimentação dos japoneses foi arroz e bacalhau por algum tempo. Afinal, eram os alimentos próximos de sua culinária que eles tinham disponível.

Depois de algum tempo, pelo fato do arroz ter um alto valor, o consumo foi reduzido e ele foi substituído. Assim, entraram e seu lugar bolinhos de fubá, farinha de mandioca, de milho. Outro ponto importante de divergência foram as conservas.

Afinal, elas são fundamentais na culinária japonesa, no entanto não existiam no Brasil da época. Assim, como diz o ditado, “se está em Roma, faça como os romanos”, os japoneses tiveram que dar o “jeitinho brasileiro” e improvisaram. Tempos depois, iniciaram a fabricação do missô e do shoyu.

Difusão da culinária japonesa

Como vemos acontecer com outros povos, os japoneses também plantaram suas sementes aqui no Brasil. Eles trouxeram para o Brasil frutas, legumes e vegetais que não existiam antes na nossa culinária. Criaram cinturões verdes, ou seja, enormes áreas de cultivação.

Cultivaram áreas que antes eram consideradas inférteis, por meio de seus conhecimentos. Além disso, provocaram uma mudança dos hábitos alimentares brasileiros. Sim, influências cultuais são extremamente suscetíveis a acontecer quando a um choque cultural. E desde que o Brasil não tem uma cultura original única, as mudanças não foram difíceis de acontecer.

Dessa forma, a culinária japonesa espalhou e aumentou sua influência com o passar do tempo. Assim, ela se tornou popular no Brasil a partir da década de 1980. Mas foi apenas na década de 1990 que ocorreu uma adesão massiva à culinária japonesa por parte dos brasileiros.

Isso por que é fato de que se trata de uma comida saudável, equilibrada e saborosa. O sushi é um exemplo de comida japonesa que é conhecida em todo o Brasil. Mesmo que nem todos tenham provado, sua fama alcança os ouvidos de quase toda a população.

Culinária japonesa no brasil - início da história
Sushi - O prato japonês popular no Brasil

E ficou tão conhecido que pode ser encontrado vários estabelecimentos de culinária como bufetts e supermercados. De acordo com a Abresi (Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo) em 2013 em São Paulo, havia 600 restaurantes japoneses.

O Brasil e suas raízes

Apesar das diferenças culturais e alimentares a culinária japonesa no Brasil ficou bastante popular. Mas devemos sempre lembrar que o Brasil é um país mestiço. Sua cultura e povo sofreu influências de dezenas de povos.

Desde os índios nativos, até os portugueses, africanos, espanhóis, japoneses, europeus entre vários outros. E com isso, desenvolvemos uma cultura de vários povos, mas ao mesmo tempo, uma cultura única. Logo, sua culinária também sofreu várias influências, tanto que podemos encontrar várias receitas populares estrangeiras.

Enfim, é tudo por este post, mas temos vários outros posts aqui no site sobre a culinária japonesa. Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica basta deixar nos comentários abaixo. Lembre de compartilhar nosso site nas redes sociais isso vai nos ajudar bastante. E obrigado por ler até aqui, tchau.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?