APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Animes – Tudo sobre os desenhos japoneses

Neste artigo, vamos responder diversas perguntas sobre animes, as famosas animações japonesas que fazem sucesso por todo mundo. Vamos ver curiosidades, origem, fatos, gêneros, rankings, absolutamente tudo sobre desenhos japoneses neste artigo.

A indústria dos desenhos japoneses é alegria de muitos, gerando bastante dinheiro no mercado. Será que você realmente conhece os animes? Como são produzidos? Por que são populares e viciantes? Por que são criticados por alguns?

O que significa Anime?

Anime [アニメ] é a palavra japonesa derivada do inglês "animation". Os japoneses usam a palavra anime para referir-se a qualquer desenho, seja ocidental ou japonês. Já os ocidentais geralmente usam a palavra anime para referir-se aos desenhos japoneses.

Para os ocidentais, os animes possuem uma característica específica nos traços, um tema mais adulto e suas peculiaridades. Muitos ocidentais não chamam alguns desenhos japoneses de animes, apenas pela ausência dessas características, como no caso de Sazae-san.

Leia também: Sazae-san – O anime mais longo da história

Anime é uma palavra abreviada e adaptada para o japonês, sem a abreviação o correto séria dizer animeeshon [アニメーション]. O uso de palavras abreviadas na linguagem formal e escrita é comum no idioma japonês, então continue usando anime.

Animes - tudo sobre os desenhos japoneses

Qual é a origem dos animes?

As animações e desenhos japoneses surgiram no início do século XIX, porém somente em 1960 surgiu o estilo de anime que conhecemos hoje. Muitos artistas japoneses durante a Segunda Guerra Mundial sofreram influência dos americanos.

Osamu Tezuka, com sua famosa obra Astro Boy [鉄腕アトム] criou essa identidade. Astro Boy foi o primeiro mangá (quadrinho japonês) a ganhar uma série animada. Em 1967 o Japão já tinha criado "A Princesa e o Cavaleiro", "Fantomas" e "Speed Racer".

Nessa época os quadrinhos japoneses dominavam o Japão, então foi apenas questão de tempo para que vários filmes e animações serializadas surgissem. Nessa época os animes tinha características específicas como os robôs gigantes.

Recomendamos ler também:

Animes - os desenhos japoneses - dúvidas e curiosidades

Qual foi o primeiro anime a ser feito?

Muitos acreditam que o primeiro anime a ser feito foi Astro Boy, mas isso não é completamente verdade. Hakujaden (A Lenda da Serpente Branca) estreou em 22 de outubro de 1958, primeira produção lançada em circuito comercial da Toei Animation.

Esse foi realmente o primeiro anime especialmente feito para televisão, veiculado pela emissora TBS com produção do estúdio Otogi. Anteriormente já foi lançado algumas animações curtas e filmes animados japoneses, sem as características de anime.

A primeira animação japonesa se chama Katsudō Shashin, em onde sai um menino marinheiro, lançado em 1907. O Japão teve diversas animações antes de Hakujaden como Momotaro, Chikara to Onna e A batalha do macaco e do caranguejo.

Leia também: Lista de Animes por Estúdios + Ano de Lançamento

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Animes - tudo sobre os desenhos japoneses
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

Como são criado os animes?

O Japão é um país que aprecia a leitura, então um dos mercados que mais rendem são os quadrinhos chamados de manga, eles adotaram um estilo e traços próprios, adaptados para TV criando assim os animes.

Além dos mangás existem Livros conhecidos como Light Novels (Romances de luz), e jogos chamados de Visual Novel, (cheios de diálogos como um manga), que também são transformados em adaptações para TV seguindo traços semelhantes.

O Japão é famoso por criar milhares de animes ou desenhos japoneses, só no país existem mais de 400 estúdios de animação. Por ano são lançado mais de 350 animações, porém isso é somente 1 pedaço das obras criadas no Japão.

Existem milhares de obras que nunca tiveram a chance de ganhar uma adaptação animada, por esse motivo, o mercado de animações japonesas, não tem fim. Sem contar que não são apenas mangas, jogos e livros que ganham animações.

Recomendamos ler também:

Animes - os desenhos japoneses - dúvidas e curiosidades

Como os animes são produzidos e lançados?

Os animes são lançados em temporadas: Inverno (Janeiro), Primavera (Abril), Verão (Julho) e Outono (Outubro). Cada temporada costuma ter mais de 50 exibições semanais, os animes costumam ter 12/13 Episódios chamados de "1-cour".

Alguns possuem 24 episódios sendo chamados de "2-cour", ou recebem duas temporadas de 12 episódios com um intervalo chamado de "split cour". Também são lançados Filmes, OVAs (Especiais não exibidos na TV), especiais e outros.

Os desenhos japoneses tem um mercado similar aos das séries, filmes, novelas e outros. Não tendo um público alvo específico, os animes são lançados principalmente para os adolescentes e adultos. Enquanto animações infantis ganham um traçado diferente, como no caso de Doraemon.

Animes - os desenhos japoneses - dúvidas e curiosidades

Quais são os Gêneros dos Animes?

Quem acha que Animes são coisas de criança, estão muito enganados. Os animes são divididos em gêneros com um público especifico. Alguns trazem história sem sentido, outras trazem historias mais emocionantes que qualquer filme dramático ou romântico que você tenha visto.

Há milhares de animes que fazem suar os olhos, ou que fazem refletirmos na conduta ou na vida que levamos. Veja os gêneros de animes abaixo ou em nosso artigo sobre tipos de animes.

Leia também: Gêneros e Tipos de animes – Lista completa com recomendações

Shounen - (Garotos Jovens) - São animações criadas com público alvo jovem masculino com idades entre 14 a 21 anos, com conteúdo mais fantasioso, com lutas, ação e comédia. Exemplos: One Piece e Naruto.

Shoujo - (Garotas Jovens) - São animações criadas com foco nas garotas, grande parte são romances, dramas, vida escolar, musicais, muita comédia. Esse gênero tem atraído não só garotas, muitas dessas obras são assistidas por homens, e são bastantes famosas como no caso de Kimi ni todoke, Maid Sama e Itazura na Kiss.

Kodomo - (Crianças) - Animações voltadas ao público infantil de 6 a 12 anos, são similares as animações americanas, os traços não costumam ser tão detalhados como os animes para os adultos, e a maioria costuma ser de comédia ou educativo. E são assistido por pessoas de todas as idades como no caso de Doraemon e Sazae-san que tem mais de 7.000 Episódios.

Animes - os desenhos japoneses - dúvidas e curiosidades

Mecha - Animes que usam robôs gigantes ou coisas similares. Como Evangelion, Gundam e Code Geass.

Kemono - Onde personagens principais são animais, bestas, quimeras, etc.

Claro que existem outros gêneros para se dividir os animes. Gêneros como: aventura, ação, ficção científica, comédia, esportes, drama, fantasia e romance. Há ainda temas que se repetem várias vezes: colegiais, artes marciais, magia, terror... esse são apenas alguns.

Gêneros de animes para adultos

Animes são obras de arte feito para pessoas de todas as idades. Uma grande prova disso é o gigantesco mercado de animações adultas, mas não vamos falar apenas delas aqui, existem alguns gêneros de animes para adultos, mas sem indecência.

Seinen - Animes para um público mais velho, acima dos 20 anos. Com historias mais adultas e serias, pode envolver ação, comédia, drama, fatos realistas, etc.

Josei - Animes voltados a adultos e jovens do sexo feminino.

Ecchi (indecente) - Animes que fazem uso de apelos sexuais, como câmeras focadas nos seios e roupas intimas das personagens.

Hentai (pervertido) - É o termo ocidental usado para se referir a animes pornográficos.

Yuri / Shoujo-Ai (ai = amor) - Animes que apelam a homossexualidade feminina. Yuri um gênero pesado que shoujo-ai.

Yaoi / Shounen-Ai - Animes que apelam a homossexualidade masculina. Yaoi um gênero mais pesado que shounen-ai.

Animes - os desenhos japoneses - dúvidas e curiosidades

Os animes e a mídia

Os animes juntos com os mangas, jogos e livros do mesmo estilo, tem gerado bilhões de dólares no mercado todo ano. Graças a isso inúmeros produtos são lançados, como roupas, brinquedos, cards, action figures , etc.

Animes - os desenhos japoneses - dúvidas e curiosidades

Os animes conseguem gerar dinheiro até mesmo com shows e vendas de CDs de áudio, basta perceber que todo anime recebe uma abertura e encerramento cantada por bandas, que lançam seu disco e trilha sonora.

Graças aos Otaku, milhares de pessoas são beneficiadas com vendas de produtos de animes, mangás e outros. Letreiros, lojas, comerciais de TVs, capas de álbum de cantores, tudo isso gera lucro, tudo isso graças aos desenhos japoneses. O Japão é rodeado por todo esse tipo de mídia, principalmente o bairro de Akihabara.

A mídia no mundo inteiro recebe influência das animações e criações japonesas. Diversos mangás com a licença das animações são liberadas para o ocidente, dubladas para o inglês, gerando assim também criação de produtos para as vendas, mostrando que isso não acontece somente no Japão.

Recomendamos ler também:

Animes - os desenhos japoneses - dúvidas e curiosidades
Exemplo de como os animes tem influenciado o comércio de produtos.

Desenhos Japoneses no Brasil

Os animes tem feito bastante popular entre os jovens brasileiros. Ao mesmo tempo, é algo questionável entre alguns jovens e adultos. O Brasil é dominado por um senso ruim de machismo, onde alguns jovens consideram assistir desenhos algo infantil, não conseguem entender ou gostar de animações, ou ainda reclamam de ler legendas.

Já no caso dos adultos, existem alguns pais protetores ou religiosos desenformados. Eles acham que todos os animes são do estilo de Yugioh, Dragon Ball e Naruto, cheio de violência e ocultismo. Eles esquecem totalmente que existem gêneros.

Leia também: A polêmica das religiões de achar que tudo do Japão é do Capeta!

Infelizmente o Brasil foi mal influenciado pelos animes, até os tempos antigos, as únicas animações recebidas no Brasil foram discriminadas pela sociedade adulta, nosso país só recebeu até hoje animes shounen de ação com conteúdo sobrenatural ou irreal.

Animes - os desenhos japoneses - dúvidas e curiosidades

Atualmente não existem estúdios que lança animações em nosso idioma, uma das últimas obras famosas lançadas no idioma português foi "Full Metal Alchemist Brotherhood". Felizmente, os mangás tem ganhado popularidade graças a Panini, JBC e New POP e a Netflix tem trazido alguns animes dublados para o ocidente.

Os animes são uma grande fonte de conhecimento e de cultura sobre o Japão. Assistindo eles é possível aprender muitas coisas, inclusive o idioma. Animes de forma alguma podem ser considerado algo para crianças, já que o público alvo são os jovens e adultos.

Também não pode ser considerado algo único, anime é completamente diversificado, então não podemos referir a animes como um todo, existem gêneros adaptações, etc. Se você ainda não assistiu nenhum anime, de a chance, você pode se surpreender. Não esqueça de deixar seu comentário e sua opinião abaixo.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?