Quando se pensa em árvore japonesa geralmente nos vem a mente primeiro a famosa cerejeira, mas essa não é a única planta que chama a atenção por sua beleza. A Bordo Japonês é uma planta que também está entre as mais exuberantes.
O Japão é muito rico em diversidade de plantas e possui até mesmo plantas exóticas. A Bordo-Japonês também conhecido como Acer Palmatum (seu nome cientifico) além de bonita e fácil de encontrar no Japão ela também pode ser usada para fazer bonsai.
Isso é possível devido o impressionante poder de adaptação que sua folhagem possui. Também curte plantas diferentes?
Aposto que você já deve ter visto dessa árvore passando em algum anime de relance, pois a Bordo é uma das árvores mais populares do Japão. Venha conhecer melhor a Bordo Japonês.

Índice de Conteúdo
Características do Bordo Japonês
A Bordo Japonês também possui outros nomes populares como Ácer, Ácer-japonês, Ácer-palmato, Bordo japonês-vermelho. Ela pertence à família das Sapindaceae (plantas com flor).
Esse tipo de planta além de uma árvore comum também pode ser um Bonsai. Geralmente a Bordo-japonês se dá em ambiente com climas continental, mediterrâneo, subtropical e temperado.
Além do Japão é comum a árvore ser encontrada na Ásia (onde surgiu), China e Coréia do Sul. A folhagem da Bordo japonês muda de cor conforme as estações. E ela pode chegar até dez metros de altura. Em raros os casos pode ter dezesseis metros.

As folhas são grandes e brilhantes podendo ser meio avermelhada e também tons mais dourados. As folhas podem medir em média de cinco a doze centímetros. Além do vermelho elas podem ser verdes ou púrpuras.
Seus frutos se desenvolvem em pares se assemelhando com a sâmara. Os frutos tem produção nos meses de abril e maio. A Bordo-japonês é uma árvore ideal para ambientes urbanos.
Ela também é muito procurada para bonsais por causa da sua delicadeza. A planta é até resistente ao vento e ao forte calor do meio dia. A Bordo pode ter vários troncos emaranhados.

A Acer Palmatum se divide em três subespécies:
- Acer palmatum subsp. Matsumure: folhas grandes de até 12 centímetros de largura.
- Acer palmatum subsp. Palmatum: folhas menores com7 centímetros de largura.
- Acer palmatum subsp. Amoenum: suas folhas são de 7 a 12 centímetros de largura.
Quais cuidados ter com o Bordo-japonês?
As sementes de Bordo-Japonês são facilmente encontradas em arboriculturas. A espécie mais cultivada é a de folhagem vermelha. Até dei uma olhada par ver se tem como comprar pela internet e tem como sim! E a média está de R$150 reais.
Então se morar no Brasil é possível ter uma Bôrdo-japonês, mas de preferência que more nas regiões sul e sudeste pois nesses legares vai ser possível a adaptação da árvore pois é mais próximo do clima que ela precisa para crescer saudável.
É importante tomar cuidado com o calor excessivo porque ela vai perderas folhas antes do tempo e vir a morrer.
A Bôrdo-japonês deve ser regada todos os dias, mas aos poucos e ficando de olho para que ela não fique com o solo seco demais e nem enxarcado.

Recomendações para o Bordo
Apesar de ser uma árvore boa para adaptação o Bôrdo-japonês deve ficar localizado claro, mas não que tenha contato direto com a luz solar direta.
O solo deve estar bem drenado, com solo profundo e PH entre quatro e seis. E sempre ficar atento às regas.
O adubo deve ser colocado na primavera e no verão. Mas para saber o tipo de adubo correto para a Bôrdo fale com um profissional, pois se não for do adubo correto ela não vai se desenvolver da forma correta e além disso pode morrer.
E por último, mas não menos importante: a poda. Principalmente se a sua Bôrdo-japonês for em forma de bonsai. A poda normal pode ser feita em qualquer época do ano conforme houver necessidade e a poda para formação é mais indicada que seja realizada no outono.
Doenças e pragas no Bordo Japonês
Nenhuma planta está totalemnet livre de pragas e com a Bôrdo-japonês não é diferente. Nesse caso o que mais afeta essa árvore são o cochonilha e o pulgão.
- Cochonilha: É um inseto que chupa a seiva e isso faz com que surjam malformações nas folhas e o caule. Além disso, expulsam o excesso de seiva sobre a superfície das folhas, o que leva ao aparecimento do denominado fungo ferrujão.
- Pulgão: Insetos que atacam a plantação causando a perda de vigor, o seu reduz o crescimento e a floração diminui. Os pulgões alimentam-se da seiva e além disso, alimentam-se das folhas.
Para evitar essas pragas o local de plantação da árvore deve ser mantido levemente úmido. Também pode ser feita a prevenção com inseticidas ecológicos, mas se informe com o especialista quais os melhores para o seu tipo de Bôrdo.

A Bordo Japonês em tatuagens
Apesar do tabu, alguns japoneses costumam tatuar folhas de árvores do Japão por serem bem delicadas e a Bordo japonês está entre elas.
Muitos artistas criam ares com base nessas folhas para a criação de modelos novos de tatuagem. Para escolher a melhor tatuagem que agrada a pessoa além do modelo de folha pode escolher uma quantidade de folhas que para eles podem indicar sorte.
Alguns significados atribuídos as tatuagens feitas semelhantes as de Bôrdo são autocontrole, memórias, equilíbrio e entre outros.
E aí, ficou com vontade te cultivar uma Bôrdo-japonês? Tem alguma planta japonesa predileta?