Hoje eu gostaria de falar sobre o visto para o Japão e a experiência que eu tive ao tira-lo. Neste artigo eu vou falar especificadamente do visto de turismo! Detalhes de todos os outros tipos de visto podem ser encontrados nos sites oficias do consulado de cada região do Brasil, vou deixar os links no final do artigo. Espero que as dicas neste artigo te ajude a tirar o visto de turista para o Japão.
O visto de turismo no Japão é conhecido como curta permanência. Ele pode ser usado para entrar no país em viagem de lazer, visita a parentes, congressos, negócios ou trânsito. As principais coisas que você precisa saber é que o visto do Japão não é difícil, sai em apenas 2 dias, custa aproximadamente 79,00R$, e pode ter a duração de 15, 30, 45 e 90 dias dependendo do seu roteiro de viagem.

Documentos necessários para o visto do Japão
- Cópia do RG (autenticada se não estiver com ele presente);
- Passaporte válido e passaportes anteriores com visto japonês;
- Uma foto 4,5 x 4,5 cm recente (alguns locais aceitam 3×4);
- Reserva ou passagem de ida e volta;
- Reserva dos hotéis onde você vai se hospedar;
- Contra-cheques e documentos que comprovam sua ocupação e renda;
- Imposto de renda com recibo;
- Extrato bancário dos últimos 3 meses;
- Formulário do visto preenchido;
- Roteiro da viagem preenchido detalhadamente;
Recomendamos ver todos os detalhes e documentos que devem ser preenchido no site oficial da embaixada ou consulado de sua Região, porque podem ser diferentes um dos outros. A taxa do visto é paga no dia da retirada, e com o visto em mão você tem 3 meses para entrar no Japão.
Caso você fique na casa de alguém, recomendamos ver detalhes no site, mas diversos outros documentos e comprovantes são solicitados para se hospedar na casa de algum parente ou amigo.

Dicas sobre visto de turismo do Japão
O visto pode ser solicitado por meio de agência de viagens cadastradas junto ao consulado ou embaixada. Acredito ser um dinheiro mal gasto, já que é bastante fácil ir a embaixada ou consulado mais próximo.
Caso você queira visitar Okinawa, sua taxa consular fica isenta. Você precisa comprovar sua passagem para Okinawa e uma reserva de hotel. Caso resolva visitar Okinawa, é possível encontrar passagens baratas de avião por volta dos 500 reais.
Dizem que é bom ter cerca de 100$ por dia que vai estar no Japão. O consulado não exige ou fala o valor necessário de dinheiro na conta para aprovar o visto, mas é bom ter uma boa quantia. Mesmo que você seja isento, declare o imposto de renda!
O tipo de visto varia de acordo com o propósito da viagem. Existem diferentes tipos de vistos de curta e longa duração. Para estudantes, empregados, esportistas, artistas, atividades religiosas, múltiplas entradas e outros.
Mais dicas vou falar abaixo quando contar minha experiência na embaixada. A dica é não ficar preocupado demais ao tentar tirar o visto de turismo do Japão. Lembrando também que o visto pode ser estendido quando estiver no Japão.
Visto de múltiplas entradas
Caso você seja alguém que deseje viajar ao Japão váriàs vezes ou todo ano, existe um visto de múltiplas entradas. Esse visto tem duração de 3 anos e permite você ficar no máximo 90 dias cada vez que entrar no país.
Com o visto de múltiplas entradas você pode viajar ao Japão sem necessitar ir no consulado toda vez que desejar viajar. Os requisitos não são fáceis, mas caso tenha uma boa condição financeira, pode tentar. Veja os requisitos abaixo:
- Ter visitado o Japão por curta permanência nos três últimos anos (Comprovação com o passaporte);
- Exercer atividade remunerada e ter renda suficiente ou ser dependente de alguém com renda suficiente;
Assim como visto de turismo, o tempo máximo de viagem vai depender dos requisitos que você cumprir.

Minha experiência com visto de turista
Eu não tive muita sorte ao tirar meu visto pela primeira vez, fui em uma segunda na embaixada do Japão no dia 18 de julho, mas estava fechado porque era feriado no Japão, dia do oceano. xD Então certifique-se que não seja um dia de feriado no Japão.
Esteja preparado para alterar seu roteiro, às vezes pode ser necessário diminuir o tempo da viagem por causa de falta de dinheiro, eles vão verificar isso antes de você mandar solicitação para o visto, então já prepare reservas diferentes para não ter que andar atoa.
Eu fiz um roteiro com 15 dias mas recebi um visto de 30. Não sei se isso sempre acontece, e nem recomendo fazer alterações em seu roteiro quando estiver com o visto em mão. Caso queira um mês no Japão, faça roteiro de 17 dias para facilitar aprovação.
Quando você chegar no Japão vai ter que passar pelos guichês, e o guarda vai te fazer perguntas e olhar seu passaporte! Então vai que ele te manda voltar porque seu roteiro está totalmente diferente do enviado ao consulado.

Meu visto foi solicitado na manhã, e no mesmo dia ele já foi aprovado e emitido. Você deve pega-lo depois de 2 dias e pode tentar ligar ao consulado ou embaixada antes, para saber detalhes e não perder a viagem.
E caso você vá a embaixada, cuidado! Não aconteceu na embaixada do Japão, mas só porque meu amigo foi tirar a foto de um pássaro em frente a embaixada de Israel o guarda veio brigar com ele.
É estritamente proibido fotografar o muro de fora das embaixadas, pelo menos a de Israel. Pode esquecer de entrar com celular ou câmera nas embaixadas, em alguns consulados pode entrar com celular, mas não usá-lo.
Tenha calma e não fique ansioso! Espero que essas dicas tenham ajudado você que está planejando sua viagem ao Japão e precisa tirar o visto.
Link para sites da embaixada do Japão
- https://www.sp.br.emb-japan.go.jp/pt/visitando/visa_atendimento.htm
- https://www.curitiba.br.emb-japan.go.jp/curta.html
- https://www.manaus.br.emb-japan.go.jp/visto/visto.html
- https://www.rio.br.emb-japan.go.jp/
- https://www.pt.emb-japan.go.jp/itprtop_ja/index.html
Dicas para sua viagem ao Japão
Para finalizar vamos deixar alguns artigos que podem te ajudar na sua viagem ao Japão:
- Quanto custa viajar para o Japão?
- Como pegar trem no Japão
- Viagem ao Japão 2016 – O que eu comi?
- Como morar no Japão sem ser descendente de Japonês?
- Minha viagem ao Japão – 2016
Espero que tenham gostado deste artigo. Agradecemos aos comentários e compartilhamentos. Boa sorte ao tentar conseguir o seu visto de turismo do Japão!