APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Primeiros brasileiros com isenção de visto chegam ao Japão

A isenção de visto para turistas brasileiros e japoneses começou a valer no final de setembro deste ano. De acordo com a nova medida, o prazo para estadia nos países é de até 90 dias, com validade até 29 de setembro de 2026.

O tempo máximo se estende a todos os brasileiros que tenham passaporte comum com chip (passaporte com chip-IC) emitidos desde 2011 pelo governo brasileiro. Já os que não tiverem o documento com chip deverão obter o visto e também quem for para o país asiático com o objetivo de trabalhar. Segundo o governo federal, essa mudança permite ampliar a entrada de turistas japoneses e o comércio bilateral.

Os brasileiros que viajarem até o Japão devem ter como objetivo passeios turísticos, visitas a familiares, participação em palestras ou assuntos relacionados.

O período de 90 dias se encaixa na categoria de curta permanência, ou seja, além de não poder trabalhar, não ultrapassar o período máximo estabelecido. Quem descumprir essas ordens poderão resultar em deportação, prisão e multa.

Aventura até o Natal

O empreendedor digital e responsável pelo site Suki Desu, Kevin Henrique Plácido, e a esposa, Bruna Ribeiro, resolveram embarcar em uma abertura no Japão que vai durar até o Natal. O casal saiu do Brasil no final de setembro, assim que começou a valer as viagens sem visto. Kevin conta que não tem o costume de planejar as viagens com tanta antecedência.

Eles chegaram dia 30 de setembro no Japão e ele confessa que teve medo de ser barrado por ser uma experiência diferente. "Morri de ansiedade uma semana antes da viagem com medo de não conseguir embarcar. Mas deu tudo certo. Ao passar pela imigração eles não pediram nada, só o passaporte. Foi muito bom!" Kevin já esteve outras duas vezes no Japão e a diferença é que ele sempre queria ficar cerca de 3 meses no Japão, o máximo era 30 dias por conta da burocracia em torno do visto. Entre os principais locais que o casal pretende visitar são Quioto, Tóquio, Nagano, Onden, Hiroshima e algumas ilhas.

Primeiros brasileiros com isenção de visto chegam ao japão

Impressões da viagem sem visto

Para Kevin, houve mudanças no Japão se comparado com as últimas vezes que ele visitou o lugar. O aumento da tecnologia foi uma delas. "Agora as coisas estão mais modernas. Eu acho que por conta da pandemia muita coisa evoluiu ainda mais para não precisar do contato humano. Algumas lojas de conveniência você paga tudo na maquininha e em algumas lojas de roupa você mesmo passa".

Já para Bruna a experiência no Japão está sendo encantadora a cada dia. Essa é primeira vez dela no país. Além de ficar feliz de conseguir entrar no Japão com facilidade ela diz que está gostando muito de conhecer o lugar. "Eu estou amando a forma como os japoneses são educados, demonstram interesse na gente, a mistura de culturas é muito interessante. E também os lugares, um mais lindo que o outro", relata.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?