Zico, Ruy Ramos e Alcindo, grave estes 3 nomes. Neste artigo, falaremos sobre os brasileiros responsáveis pela popularização do futebol na terra do sol nascente.
O Japão nunca teve o futebol como principal modalidade esportiva do país, tendo em vista que as artes marciais (Judô, Sumô, Karatê, Kendô e Aikidô), o tênis e o beisebol, historicamente, sempre foram esportes bem mais populares, consagrados e praticados pelos japoneses. Na atualidade, porém, a situação já se reverteu, e o futebol é um dos (se não "o" mais) mais populares no país.
O futebol no Japão só se profissionalizou de fato nos anos 90, por influência de grandes nomes brasileiros como Zico, Alcindo e Ruy Ramos. Desde os anos 2000 a seleção japonesa (ou "samurais azuis" como são chamados) tem se classificado frequentemente para as Copas do Mundo e geralmente chega às oitavas de final da competição, o que mostra uma grande evolução do futebol japonês na atualidade.
Índice de Conteúdo
Ruy Ramos: Pioneiro e lenda
Ruy Ramos (ラモス瑠偉) ou "Ramusu Rui" como é chamado no Japão, foi um jogador brasileiro que se naturalizou japonês e defendeu a seleção nipônica durante um longo período. Considerado um pioneiro e uma lenda do futebol japonês, marcou 83 gols com a camisa do Verdy Kawasaki durante as décadas de 70, 80 e 90.
Defendeu a seleção do país entre 1990 e 1995 e até hoje é lembrado pelos japoneses por sua qualidade dentro de campo, pelo carisma e por ter sido o primeiro brasileiro a obter sucesso jogando no futebol asiático.
Além disso, Ruy casou-se com a japonesa Hatsune. Abaixo, é possível vermos vídeos de alguns lances do jogador (que era muito habilidoso por sinal):
Zico: Profissionalização do futebol e o sucesso do Kashima Antlers
Zico (ジーコ) é ídolo e Deus no Japão. Além de ter jogado pelo Kashima, foi técnico da seleção japonesa por muitas partidas (77), tendo inclusive sido o técnico dos samurais azuis na Copa do Mundo de 2006.
Depois de conquistar vários títulos pelo Flamengo no Brasil, defendeu o Kashima entre os anos de 1991 e 1994 (a equipe se chamava Sumitomo Metals até 1993), tendo sido, junto com Alcindo e outros brasileiros, um dos principais responsáveis pela profissionalização do esporte no país.
Durante esse mesmo período, em 1993, ocorreu a primeira liga japonesa oficial (antes o futebol ainda era semi-profissional). Zico é reverenciado até hoje e atualmente ocupa o cargo de diretor técnico do Kashima.
Alcindo: O Kappa e a peruca
Outros brasileiros populares no meio futebolístico japonês
- Alex
- Túlio Tanaka
- Leonardo
- Dunga
- Washington
- Marquinhos Cambalhota
- Mozer
- Robson Ponte
- Milton Cruz
- Mazinho
- Jorginho
- Euller
Além dos jogadores brasileiros citados, muitos técnicos verde-amarelos fizeram sucesso na terra dos samurais, como Oswaldo de Oliveira e Toninho Cerezo.
Recomendamos como leitura complementar esta matéria do GE sobre o assunto: Os 10 melhores brasileiros que já jogaram no Japão - Segundo os japoneses | Blog Futebol no Japão | Globoesporte.com. Recomendamos também esta matéria do site Trivela: Os 50 jogadores brasileiros que ajudaram a escrever a história do Kashima Antlers (trivela.com.br)
Gostou do artigo? Então comente, curta e compartilhe com seus amigos!