APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Kamamoto, Nakata e Nakamura: as lendas do futebol japonês

Já classificado para a Copa do Mundo de 2022, o Japão cresce a cada ano no mundo do futebol. Com uma seleção aplicada taticamente e muito dedicada, os samurais azuis figuram com frequência nas listas das seleções presentes na copa, mais precisamente desde 1998, data da sua primeira participação.

Nesses vários anos de lá para cá, alguns jogadores marcaram seus nomes na história futebolística do país, como Kunishige Kamamoto, Hidetoshi Nakata e Shunsuke Nakamura.

Neste artigo, lembraremos os feitos dos maiores jogadores japoneses de todos os tempos.

- kamamoto, nakata e nakamura: as lendas do futebol japonês
Da esquerda para a direita: kamamoto, nakamura e nakata, respectivamente.

Num passado relativamente recente (década de 80), o futebol japonês era considerado, ainda, semi-amador. Com o início da era Zico no Kashima Antlers, em meados de 1993 e 1994, o futebol na terra do sol nascente ganhou maior destaque na imprensa e alavancou um grande número de torcedores e fãs do esporte.

A ida de mais jogadores brasileiros (Leonardo, Dunga, Washington, Alcindo, Robson Ponte, entre outros) para clubes japoneses também serviu para aumentar as atenções do público para a modalidade. Nesse sentido, fica evidente que o Brasil sempre teve muita influência no sucesso das ligas japonesas, pois o "marketing" fora do campo somado com a qualidade dentro de campo contribuiu substancialmente para a melhoria do futebol nipônico.

A partir disso, muitos jovens passaram a se espelhar em grandes atletas do futebol mundial, semeando o sonho de se tornarem profissionais. Assim, continuam surgindo inúmeros excelentes jogadores de futebol japoneses. Recentemente, aumentou bastante o número de atletas japoneses em ligas europeias, fato que demonstra um avanço na qualidade técnica dos samurais azuis no decorrer dos anos.

Se desde os anos 2000 e 2010 vimos craques brilhando na Europa, como Honda, Kagawa, Nagatomo, Inamoto e Okazaki, tivemos também, desde um passado mais distante, nomes como Kunishige Kamamoto, Nakamura e Nakata, se destacando no futebol.

Esses três super craques são o tema deste artigo.

Kunishige Kamamoto

- kamamoto, nakata e nakamura: as lendas do futebol japonês

Kunishige Kamamoto (1944 - ) jogou pela seleção do país a partir do início da década de 60 até meados do fim da década de 70 (1964 - 1977). É considerado por muitos como o maior jogador japonês da história, tendo jogado durante toda a sua carreira no Yanmar Diesel (o atual Cerezo Osaka), numa época em que o futebol japonês ainda buscava alcançar a profissionalização e as equipes possuíam, predominantemente, nomes de empresas.

Kamamoto é, até hoje, o maior artilheiro da história da seleção japonesa, com 80 gols marcados. O jogador chegou a jogar contra Pelé, à época no Cosmos, fato extremamente marcante para um jogador oriental naquela época. Além disso, foi medalha de bronze nas Olimpíadas do México em 1968.

Ao final de sua carreira, foi técnico do Gamba Osaka (entre 1991 e 1994), o maior rival do Cerezo Osaka. Em 1995, entrou para a política.

Shunsuke Nakamura

- kamamoto, nakata e nakamura: as lendas do futebol japonês

Shunsuke Nakamura (1978 - ) é um dos maiores meio-campistas da história do futebol mundial, tendo se destacado mundialmente com a camisa do Celtic entre os anos de 2005 e 2009. Foi o principal responsável por reerguer o Celtic e torná-lo novamente a principal equipe da Escócia.

Canhoto, incrível batedor de faltas, multicampeão pela Seleção Japonesa (2 Copas da Ásia, 1 Copa das 4 Nações e 5 Copas Kirin) e autor de 24 gols pelos azuis, o jogador ainda atua profissionalmente (no auge dos seus 43 anos!), fazendo parte do elenco do Yokohama FC, mas, obviamente, sem o mesmo vigor da época de Celtic.

Para saber mais detalhes sobre a carreira deste lendário jogador, assista ao vídeo do canal Gol de Canela no YouTube, logo abaixo:

Recomendamos também que você procure por lances do craque no YouTube, principalmente as cobranças de falta, habilidade icônica que tanto o consagrou, tendo em vista que, nesse quesito, de fato e de direito foi o melhor dentre todos os japoneses que já pisaram nos gramados.

Uma curiosidade é que, no quesito idade avançada, Nakamura ainda é superado por Kazu Miura, que continua atuando com seus 55 anos. Em breve faremos um artigo inteiro dedicado a esse outro jogador. Por isso, fique ligado no nosso site.

Hidetoshi Nakata

- kamamoto, nakata e nakamura: as lendas do futebol japonês

Por último, mas não menos importante, falaremos sobre Hidetoshi Nakata (1977 - ), meia-atacante, ex-craque da seleção japonesa (revelado pelo brasileiro Toninho Moura), foi um atleta de extrema habilidade com as duas pernas, de qualidade no passe e protagonista do futebol japonês durante os anos 2000, dividindo a responsabilidade com o meia Nakamura.

Listado por Pelé como um dos 100 melhores jogadores de futebol do mundo, o japonês atuou pelos samurais azuis em três Copas do Mundo: 1998, 2002 e 2006; e em duas olimpíadas: 1996 e 2000.

Revelado no Bellmare Hiratsuka, fez sucesso no futebol italiano jogando por Roma (2000 e 2001) e Parma (2001-2004), encerrando a sua carreira no futebol inglês, atuando pelo Bolton (2005-2006).

Este, assim como Nakamura, foi um dos caras que tive o prazer de ver jogar na televisão. Contudo, quando isso ocorreu, Nakata já estava no fim de sua carreira (finalizada durante a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha). Ter tido o privilégio de assistir um dos maiores craques da história do futebol japonês é motivo de orgulho para mim e para todos os que também tiveram essa oportunidade.

Certamente, quando se fala em futebol, Nakata é, sem dúvida, um dos nomes que mais saem da boca do povo japonês.

Veja os principais lances de sua carreira, no vídeo abaixo:

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Kamamoto, nakata e nakamura: as lendas do futebol japonês
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

Outros importantes jogadores japoneses

Para não deixar ninguém importante de fora e nem cometer injustiças, listaremos aqui outros futebolistas japoneses que se destacaram no âmbito internacional (ou pela seleção do país).

Confira a nossa lista:

  • Keisuke Honda (atuou por grandes equipes do futebol mundial, como Milan, CSKA, Botafogo, entre outras).
  • Shinji Kagawa (jogou no Manchester United e no Borussia Dortmund).
  • Inamoto (volante que fez sucesso no Arsenal e na Seleção Japonesa no começo do século).
  • Kazu Miura (lendário jogador que atuou por Santos, Palmeiras e Seleção Japonesa).
  • Alex (brasileiro naturalizado japonês).
  • Okazaki (jogou em grandes equipes do futebol alemão, inglês e espanhol. Está atuando pelo Huesca).
  • Takefusa Kubo (jovem atleta do Real Madrid, emprestado ao Mallorca).
  • Yasuhito Endo (meio-campista experiente que atuou pela Seleção Japonesa nas Copas de 2006, 2010 e 2014. Atualmente no Gamba Osaka).
  • Yuto Nagatomo (famoso lateral ambidestro, jogou na Internazionale de Milão e no Olympique de Marseille, além de ter atuado pela Seleção do seu país).
  • Yoshida (zagueiro titular dos samurais durante vários anos. Atuou no futebol inglês pelo Southampton e está atualmente na Sampdoria da Itália).

Vocabulário futebolístico em japonês

  • サッカー (sakkaa) = Futebol.
  • サッカー選手 (sakkaa senshuu) = Jogador de futebol.
  • ゴール (gooru) = Gol.
  • フリーキック (furikikku) = Cobrança de falta.
  • FW (efudaburiu) = Atacante.
  • MF (emuefu) = Meio-campista.
  • ディフェンダー (difendaa) = Zagueiro.

Para acessar uma lista completa de termos de futebol em japonês, clique aqui e leia nosso artigo detalhado!

E aí? Gostou do artigo? Não esqueça de curtir, comentar e compartilhar com seus amigos!

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?