APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Kendo – A arte Marcial Japonesa com Espadas

Você já ouviu falar da arte marcial chamada kendo? Essa é uma arte marcial moderna japonesa, que foi aprimorada das técnicas tradicionais de combate de espadas, inclusive de técnicas usadas por samurais no período feudal. Além disso, essa foi a técnica de combate que deu inspiração para o estilo de luta dos Jedis na saga Star Wars.

Além de ser praticada no Japão moderno, praticantes de kendo podem ser encontrados em outras partes do mundo, como no Brasil, Estados Unidos, Coreia do Sul e em países da Europa. Se formos traduzir a palavra "kendo" literalmente, chegamos ao significado "caminho da espada".

Essa arte marcial vai muito além do aprendizado de técnicas de combate, ela busca aprimorar o caráter do praticante, moldando seu espírito, corpo e mente por meio dos princípios da katana (espada).

Origem do Kendo

O Kendo é uma prática formada no final do século XIX, época em que os samurais japoneses foram se tornando uma classe inexistente, devido ao processo de modernização que o Japão passou. Durante esse processo, o kendo surgiu como uma possibilidade para manter a arte da espada viva e transmiti-la às próximas gerações, tendo como base alguns estilos de Kenjutsu (filosofia de vida dos samurais).

A ideia de transmitir a arte marcial fez com que sua formação se alterasse um pouco, para torna-la mais segura e educativa. Desta forma, alguns elementos foram introduzidos a essa prática, como o uso da armadura de proteção durante treino (bogu) e um sabre feito de bambu (shinai), por exemplo. Assim, o Kendo foi amplamente ensinado, mas teve uma interrupção devido à Segunda Guerra Mundial, período em que a prática de artes marciais foi proibida no Japão.

Sete anos depois, foi formado um comitê para revigorar a prática, tornando-a um esporte e introduzindo-a no programa da educação física nipônica. Deste modo surgiu o que chamamos de “kendo moderno”, tendo bastante semelhança com esgrima ocidental e com pouca influência do Kenjutsu. Assim, em 1952 e em 1970, foram criadas, a Federação Japonesa de Kendô e a Federação Internacional de Kendô, que seriam responsáveis pela prática internacionalmente.

Kendo - a arte marcial japonesa com espadas
A arte do Kendo

Como se pratica o kendo?

Tanto em academias e em federações quanto a Confederação Brasileira podem promover competições oficiais, precisando somente da presença de um membro federado e também da autorização do Sensei da equipe. Desta forma as competições são organizadas em duas categorias: as categorias individual e as categorias em equipes de cinco lutadores cada, subdivididas por graduações. Além disso algumas regras são essenciais para a prática desse esporte. Veja as principais delas:

Principais Regras do Kendo

  • Os combates são disputados no formato melhor de três e duram entre três e cinco minutos.
  • Para vencer o atleta tem que ser o primeiro a aplicar dois golpes letais (ippon), tendo uma prorrogação (encho) no formato de morte súbita caso fique empatado.
  • No combate, o golpe só é validado para pontuação se for aplicado com o lado certo da espada (shinai), além de também serem considerados os elementos técnicos da movimentação realizada.
  • A área onde o combate acontece (shiaijo) tem um formato quadrado e as medidas variam de 9 a 11 metros. O jogador que pisar fora desse quadrado ou sair completamente dele recebe uma falta (hansoku).
  • No início da luta os lutadores recebem uma fita para identificação (que pode ser vermelha ou branca) que fica presa nas costas durante a luta. Cada fita indica um lado do campo para se iniciar o combate. Desta forma, o lutador com a fita vermelha inicia a luta posicionando-se à direita do juiz e o lutador com a fita branca começa à sua esquerda.
  • A luta é arbitrada por três árbitros: o árbitro principal e outros dois árbitros. Esses três se posicionam fazendo um triângulo, para conseguir acompanhar todos os ângulos da luta. Assim, quando dois dos três árbitros sinalizam um golpe letal, então é aplicado um ippon.

Essas são as principais regras do kendo. Agora que você já as conhece, vamos falar um pouco sobre os principais golpes utilizados nessa luta:

Kendo - a arte marcial japonesa com espadas
Duas pessoas Lutando Kendo

Principais Golpes do Kendo

No kendo existem quatro regiões que são consideradas válidas para a pontuação dos golpes. Desta forma, os golpes são definidos de acordo com a parte do corpo que foi atingida pelo ataque do adversário. Portanto, esses golpes são chamados de:

  • Dô: golpe que atingindo a região do abdome do adversário;
  • Tsuki: este golpe é caracterizado por uma estocada na garganta;
  • Men: golpe aplicado com a espada na cabeça do adversário;
  • Kote: esse golpe é desferido no antebraço do adversário.

É importante lembrar que os golpes de kendo são muito seguros. Isso é devido as inúmeras proteções utilizadas, e também ao fato de o sabre utilizado ser confeccionado em bambu. Esses equipamentos de proteção incluem protetores para mãos, cabeça, ombro, pescoço, tórax, punhos, antebraço, e região abaixo da cintura.

A armadura usada também é chamada "men" e costuma proteger todo o rosto, garganta e ombro.

As 10 artes marciais japonesas + lista
Luta de Kendo Armaduras

Kendo vs Kenjutsu

O Kenjutsu surgiu incialmente como uma filosofia de vida para os samurais japoneses no período feudal, já o kendo teve sua origem após a Revolução Meiji, sendo utilizado como uma forma de preservar essa filosofia de guerra. Além disso, o kendo possui apenas um tipo de espada, a shinai, já o Kenjutsu usa diferentes tipos de espada.

Kenjutsu não é realmente um estilo, mas sim um termo para descrever qualquer uma das artes marciais japonesas de espada destinadas a combate e assassinato. Ao longo da história japonesa, encontra-se centenas de escolas que ensinam diferentes estilos de luta com espada.

Ao contrário do kendo, basicamente não há luta real no kenjutsu que atualmente consiste principalmente na memorização do kata. Kenjutsu foi projetado para matar, enquanto Kendo é um esporte destinado para aprimoramento pessoal.

Kenjutsu é geralmente muito mais restritivo e exclusivo do que kendo. Encontrar escolas de Kenjutsu no Japão é bastante complicado e geralmente eles não aceitam qualquer pessoa. Enquanto Kendo se encontra até mesmo no exterior.

Kendo - a arte marcial japonesa com espadas
Espada Kenjutsu

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Kendo - a arte marcial japonesa com espadas
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

Mangás e Animes sobre Kendo

Kendo costuma ser muito visto e retratado nos animes, principalmente nos clubes escolares Bukatsu, onde grande maioria das escolas tem alguma equipe ou clube de Kendo e outras artes marciais japonesas.

Um dos personagens de Accel World luta Kendo e utiliza sua habilidade de aceleração para ganhar a luta. Muitos outros animes mostram praticantes ou lutas de Kendo, mas não será o foco dessa lista.

Os animes abaixo tem Kendo como foco. Aqui você vai ver o cotidiano de lutadores de Kento, onde eles treinam e competem em torneios ou campeonatos, um espírito de luta e dedicação para realizar seus objetivos.

Bamboo Blade

Kojirou-sensei, o professor e treinador bastante indiferente do clube de kendo da escola, está em dificuldades financeiras. Como resultado, ele faz uma aposta com seu colega treinador de kendo e ex-classe superior para ver quem pode montar e treinar a melhor equipe de kendo feminino, com o prêmio de Kojirou sendo um suprimento anual de comida se ele ganhar.

Motivado pela ideia de comida grátis por um ano, ele começa a ensinar o clube a sério; no entanto, a maioria de seus membros já se formou, ele precisa recrutar membros, além de treiná-los para a competição com seu rival. Ao lidar com seus alunos excêntricos, ele lentamente redescobre por que ama kendo e o que realmente significa ser professor.

Kendo - a arte marcial japonesa com espadas
Bamboo Blade - Anime de Kendo

Outros animes de Kendo

Infelizmente não são muitos os animes que focam em Kendo, grande maioria são bem antigos ou não fizeram sucesso. Um dos poucos que consigo lembrar é Bamboo Blade, abaixo vou citar os poucos que resta:

  • Musashi no Ken;
  • Ore wa Teppei;
  • Kizuna;
  • Nazca;

Mangá focado em Kendo

Apesar de não ter muitas adaptações para anime, talvez queira dar uma olhada nos mangás de Kendo abaixo. Lembrando que os animes mencionados anteriormente também possuem seus mangás e não serão listados abaixo.

  • Mizutama Honey Boy;
  • Sengoku Strays;
  • Kurogane;
  • Scarlet Empire;
  • Shinakoi;
  • Yuuhi yo Bobore;
  • Cat e Dogs;

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?