APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Ilha de Sado: o lugar que parou no tempo

Sado (佐渡島) é uma ilha no Japão localizada na província de Niigata com mais de 55.000 habitantes. Trata-se de uma região que se apega as raízes, como se fosse as cidades históricas do Japão.

A Ilha de Sado ainda recebe moradores imigrantes, principalmente brasileiros, Indonesianos, Australianos e Filipinos. Eles costumam trabalhar em fábricas do lugar e em entidades religiosas.

A área total da Ilha é de 854,97 km² e até 1 de abril de 2004 havia mais de 70 mil habitantes, no passado sua população já alcançou mais de 130.000 pessoas e possui uma das taxas de natalidade mais alta do Japão, mas infelizmente esses dados mostra o declínio populacional.

Sado ainda é formada por uma costa escarpa. A ilha chama a atenção de milhares de pessoas todos os anos devido as belezas naturais que o lugar possui.

Ilha de sado: o lugar que parou no tempo

Uma ilha para exilados

No período Edo (1603 – 1867) a Ilha de Sado servia como exílio para políticos e intelectuais que eram contra o governo e isso durou até a Idade Média. Alguns dos políticos exilados foram o imperador Juntoku no ano de 1221, o sacerdote Nichiren, em 1271 e o dramaturgo e ator NÔ Zeami, em 1433.

No século dezessete foi descoberto ouro na região. Nesse período os mais pobres foram obrigados a trabalharem como escravos em minérios. Esse período não foi fácil para essas pessoas exploradas, e até hoje tem marcas na Ilha de Sado da escravidão. Por isso que as baladas, canções e danças culturais são com tom mais melancólico.

Ilha de sado: o lugar que parou no tempo

Conhecendo Sado

A Ilha de Sado está localizada a 35 quilômetros (mais ou menos umas 2 horas de viagem) do arquipélago principal. Ela é considerada a sexta maior ilha do Japão. Só é possível chegar a Sado de balsa.

O transporte mais utilizado ainda é o carro, o transporte público é escasso, mas bem organizado, a ilha é bem grande, então as distâncias de uma estação para outra pode ser grande.

Lá é comum se ver plantações de arroz e tem muitas fazendas enormes. A Ilha de Sado é conhecida pelo Kodo que significa ‘’ crianças do tambor’’ ou ‘’batida do coração’’, uma apresentação na qual usa uma variedade de tambores, além de flautas, músicas e danças! Tudo isso para a Celebração da Terra.

Ilha de sado: o lugar que parou no tempo

Nessas festividades é utilizado o tambor taikô, que são tradicionais da cultura do Japão. 

A Celebração da Terra é um evento ao ar livre com várias apresentações que tem os aspectos culturais de Sado. Esse evento acontece na terceira semana de agosto, mas por causa da pandemia não pode ser realizado como de costume, mas foi possível assistir de forma online.

Sado é a terra do pássaro íbis-do-Japão também chamado de toki, essa ave pertence à família dos Tresquiornitídeos e está ameaçada de extinção. Essa ave é geralmente branca ou acinzentada com a cara avermelhada e o bico extremamente fino e preto.

As penas dessa ave eram usadas pelos japoneses com o objetivo de produzir o futon (布団), um tipo de colchão usado no Japão.

Ilha de sado: o lugar que parou no tempo

Dicas de turismo para Sado

Para quem tem interesse de lugares mais tradicionais e reservados a Ilha de Sado é uma ótima opção. Para conhecer bem a cidade o ideal é alugar um carro ou utilizar um serviço de transporte.

Mas fazer dessa forma fica um pouco mais caro, se viajar em excursão ou em grupos maiores compensa mais. Um transporte também usado na região são as bicicletas, existem pontos que alugam para turistas. 

Um dos lugares mais visitados em Sado é Ogi. Ogi é uma das regiões mais desenvolvidas porque no passado servia como uma rota de navegação importante que passava pelo local.

Ilha de sado: o lugar que parou no tempo

Uma atração que chama muito a atenção são os ‘’barris flutuantes’’. Trata-se de um barco pequeno no formato de um barril para passar em áreas mais estreitas, muito usado para facilitar na pesca.

Os ‘’barris flutuantes’’ (hangiri), representam os antigos taraibune feitos com os barris gigantes de madeira usados para a produção de molho shoyu.

Além do evento de Celebração da Terra que é o mais tradicional tem também as apresentações de nô. Nô é um tipo de teatro antigo e existe desde o século 14. O elenco é composto por apenas dois personagens, um coro e uma pequena orquestra.

Se não conseguir visitar a ilha toda o ideal é se planejar bem para decidir em qual lugar vai aproveitar mais. Os lugares mais procurados da Ilha de Sado são: Futatsu Game, Ono-Game, Costa de Sotokaifu e Hiranezaki.

Ilha de sado: o lugar que parou no tempo
Hiranezaki

Futatsu Game é a junção de duas ilhas pequenas dentro de sado. Ela tem o formato de duas tartarugas gigantes uma ao lado da outra.

A Ono-Game possui uma das três maiores rochas do Japão e tem muitos lírios lindíssimos.Costa de Sotokaifu tem rochas espalhadas por toda a ilha destacando a beleza do lugar.

Hiranezaki é atrativa por causa da beleza das ondas.

A Ilha de Sado possui uma variedade de cascatas, trilhas e ótimas praias rochosas. Como Sado também é conhecida pelo seu arroz, lá tem uma fábrica de saquê Hokusetsu que pode estar na sua lista de visita para saborear o arroz regional.

Ilha de sado: o lugar que parou no tempo
Por do Sol em Sado

Na Ilha Sado fazer arroz é quase uma arte. Além do preparo tradicional os arrozais exalam beleza. Arroz é o alimento mais fácil de encontrar na ilha.

Com certeza a Ilha de Sado e várias outras ilhas japonesas não erram com relação à beleza do lugar, por isso existem muitos animes que tem ilhas como cenários ou tema principal.

Confesso que fiquei com vontade de visitar alguma ilha japonesa agora! E você, visitaria uma ilha histórica como a Ilha de Sado?

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?