Olá, talvez você esteja se perguntando o que diabos é uma Waifu? Sinto informar que se você está buscando por esse termo, você está entrando em uma zona perigosa e sem cura. Neste artigo, vamos entender o significado das palavras “Waifu” e “Husbando”.
“Waifu” é um termo muito popular usado entre os Otakus que significa literalmente esposa, enquanto Husbando significa marido. Essas palavras são usadas para designar uma personagem com quem você queria passar o resto da sua vida casados.
Leia também:
- Significado de Kawaii – Cultura da fofura no Japão
- Visual Novel – Por que jogar? Qual o segredo do sucesso?
- Como conquistar e namorar uma japonesa – Dicas e curiosidades
O significado de waifu e Husbando?
Waifu ou Husbando é um complexo que a pessoa tem pelo seu personagem favorito, seja de anime, mangá, visual novel e outros. Como já mencionado, sua origem vem do inglês “wife” que significa esposa.
O termo waifu é usado por homens, enquanto as mulheres empregam o termo Husbando que significa marido em inglês. Parece uma palavra normal, carinhosa e afetiva, mas alguns otakus tornam essa expressão algo doentio.
Esse termo se popularizou tanto que hoje em dia é usado não apenas para personagens de animes e mangas, mas até mesmo em desenhos ocidentais, atrizes e cantoras, ele é bastante similar ao termo crush. Existem muitas variantes usadas para se referir a personagens ou pessoas fictícias, ou reais além da palavrinha waifu.
Lembro-me de um termo que também se popularizou no 4chan, o mai bossu, que significa literalmente “meu chefe”. Outro termo bastante popular usado pelas mulheres no Japão é senpai. Um termo bastante comum que também se popularizou entre os otakus do ocidente.
- Entenda o significado do termo Crush
- Entenda o significado do termo Senpai
- 2channel e 4chan – A influência dos fóruns e imageboard
Abaixo temos um vídeo falando um pouco sobre o termo Waifu:
Onde surgiu o termo waifu e Husband?
A primeira menção do termo “Waifu” ocorreu no episódio 15 do anime chamado Azumanga Daioh. Neste episódio há um diálogo entre um professor, Sr. Kimura, e suas alunas.
Este professor tem a fama de ser pedófilo e na cena em questão sugere uma roupa “chamativa” para as garotas usarem na competição esportiva do colégio.
Enquanto as alunas ficam assustadas com sua aparição repentina e a sugestão de vestuário feita por ele, uma foto caí de seu bolso. Gerando o seguinte diálogo:
- Takino Tomo: – O que é isso? Uma foto de uma mulher?
- Kasuga Ayumu: – Nossa! Ela é linda;
- Takino Tomo: – Quem é ela?
- Sr.Kimura:– My wife;
- Todos: – Não pode ser!
Eu me pergunto como essa simples cena popularizou de tal maneira esse termo mai waifu. O anime é de 2002, mas o termo só se popularizou anos depois devido aos fóruns. A palavra original em inglês “my wife” significa minha esposa.
Se ainda não ficou muito claro para você o que é uma waifu, podemos resumir como sendo aquela personagem de anime que você gosta, acha amável e que se fosse uma garota real você se casaria com ela. São personagens de anime fáceis de se apaixonar. Personagens que você sente o prazer em defender e amar com todo seu coração, alma e mente.
Já Husbando nada mais é do que a versão masculina do inglês de wife, não existe nenhuma origem ou mistério original por trás dessa palavra. Husbado se escreve huzubando [ハズバンド].
Vale destacar a palavra goshujin [ご主人] que as empregadas maid costumam usar, também pode significar husband em japonês. Leia também: Maid Cafe – O café de empregadas no Japão
Quando o complexo de afeição é doentio?
Não vejo nenhum problema em gostar de personagens de animes, infelizmente alguns levam esse negócio longe demais. No Japão e em lojas especializadas em produtos Otaku no ocidente, encontramos à venda os famosos “dakimakura”, ou travesseiros com a figura de personagens de anime, com diferentes tamanhos. Alguns desses travesseiros chegam a ser +18.
Eu até entendo os rapazes que compram esses travesseiros e dormem agarradinhos com suas personagens de animes favoritas. Só que existem alguns otakus que passam do limite e levam suas waifus de travesseiros para restaurantes públicos e até compram comida para elas. Para um travesseiro? Como assim?
Eu não posso afirmar que essas pessoas têm problemas psicológicos, mas alguns deixam até mesmo de se relacionar com pessoas reais, levando as waifus e os travesseiros dakimakura para rua, gerando assim críticas na mídia.
Acredito que essas coisas acontecem mais com pessoas que sofrem de problemas sociais e fogem do mundo real se tornando hikikomori.
- Dakimakura – Conheça o travesseiro do amor
- Produtos eróticos e bizarros do Japão
- Você sabe o que é um Hikikomori ou NEET?
As Waifus mais queridas
É isso aí pessoal, chega de termos difíceis e significados. Aqui vai uma lista de waifus mais queridas do site Internacional Saimoe League:
- Senhorita waifu 2012: Tachibana Kanade
- Anime: Angel Beats
- Senhorita Waifu 2013: Goko Ruri [Kuroneko] (Eu pessoalmente amo a kuroneko)
- Anime: Ore no Imouto Ga Konna Ni Kawaii Wake Ga Nai
- Senhorita Waifu 2014: Itsuka Kotori
- Anime: Date A Live
- Senhorita waifu 2015: Chitanda Eru
- Anime: Hiouka
- Senhorita waifu 2016: Shana do
- Anime: Shakugan no Shana
Lista de waifu populares
- Mio Akiyama do anime K-On!
- Nao Tomori – Charlotte;
- Konata Izumi – Lucky☆Star;
- Hinata Hyuuga – Naruto: Shippuuden;
- Ranka Lee – Macross Frontier;
- Asuna – Sword Art Online;
- Kaname Chidori – Fullmetal Panic!
- Asuka Langley Souryuu – Neon Genesis Evangelion;
- Yuki Nagato – Suzumiya Haruhi no Yuuutsu;
- Kallen Stadtfeld/Kouzuki – Code Geass;
- Yoko Littner – Gurren Lagann;
- Winry Rockbell – Fullmetal Alchemist;
- Makise Kurisu – Steins;Gate;
- Saber – Fate/Zero;
Minhas waifus favoritas são: Rias Gremory (HighSchool DxD), Sora (Yosuga no Sora) e outras. (Artigo escrito por Lucas de Paula);
As waifus favoritas do Kevin são: Kuroneko (Oreimo), Kuroyukigime (Accel World), Chizuru Hishiro (ReLife), Nia (Gurren Lagann), Makise Kurisu (Steins;Gate) e outras famosinhas.
Minha Tier List de Waifus
Quero aproveitar e compartilhar também minha Tier List de Waiifuus:
Os Husbando mais Queridos
- Tamaki Suoh – Ouran high school Host club
- Zenitsu Agatsuma – Demon Slayer
- Benedict Blues – Violet Evergarden
- Kageyama Tobio – Haikyuu
- Sugawara Koushi – Haikyuu
- Tomioka Giyuu – Demon Slayer
- Bakugou Katsuki – My Hero Academia
- Levi Ackerman – Attack on Titan
- Todoroki Shoto – My hero academia
Essa lista foi baseada na opinião da maioria, seguindo pesquisas realizadas por diferentes sites como MAL, Anime-Planet e Aminoapps. Concorda com os nomes colocados aqui? Se tem algum Husbando a acrescentar, sinta-se a vontade.
Originalmente foi o Lucas de Paula que escreveu esse artigo, mas eu o criador do site, Kevin Henrique, resolveu se intrometer para acrescentar algumas informações interessantes, espero que tenham gostado!
E agora, depois deste artigo, já poderá dizer com certeza o que é uma waifu e husbando. Mas enfim, você tem alguma waifu (ou husbando) favorita? Compartilhe conosco, é só deixar seu comentário.
Obrigado por lê este artigo e compartilhá-lo nas redes sociais ou com seus amigos. Recomendo você ler outros artigos relacionados abaixo: