APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Guia de como viver bem no Japão

Seja como turista ou imigrante, todos que vão para o Japão querem se dar bem. Evitar problemas, fazer amizades, conseguir um bom emprego e ter uma vida feliz. Infelizmente o que vejo são brasileiros vivendo na rotina e reclamando do país. Pensando nisso vou escrever esse guia de como viver bem no Japão.

Durante o texto, além das dicas principais eu vou deixar em negrito algumas frases que servem como dicas para se dar bem no Japão, mas que não vou aprofundar muito nelas porque são coisas óbvias.

Eu também vou finalizar cada tema com uma lista de pontos em destaque além de uma citação que serve para aliviar as preocupações das pessoas que estão no Japão. Espero que gostem deste guia de como viver bem no Japão.

Não se prenda a comunidade brasileira

O erro da maioria dos brasileiros que vão para o Japão é se prender na comunidade brasileira e não se associar com os japoneses. Ao fazer isso de forma extrema você acaba deixando de aprender os hábitos e costumes japoneses.

Muitas vezes alguns acabam corrompidos pela negatividade de alguns estrangeiros e pelas críticas que os estrangeiros fazem em relação aos japoneses, sua cultura e país. Muitos amam falar mal do Japão, basta navegar nas redes sociais para ver isso.

Guia de como viver bem no japão

Você ainda pode acabar caindo em uma zona de conforto e deixar de estudar o idioma japonês, de fazer as coisas sozinho e deixar que outros tomem decisões para você, baseando-se na experiência de outra pessoa.

Resumindo esse tópico, para viver bem no Japão precisamos:

  • Associar-se com Japoneses;
  • Aprender os hábitos e costumes japoneses;
  • Não deixar ser afetado pela negatividade dos outros;
  • Não ouvir críticas e generalizações de outros;
  • Estudar o idioma japonês;
  • Não se acomodar com as facilidades ou cair na zona de conforto;
  • Não devemos deixar que outros tomem decisões por você;

Medo de terremoto e tsunami? Lembre-se, é mais fácil você morrer atropelado por uma vaca!

Seja turista mesmo não sendo turista

Se você aparentar morar no Japão a muitos anos, os japoneses não precisam necessariamente causar uma super boa impressão e esperam que você seja fluente no idioma. Uma dica é andar sempre com uma câmera no pescoço aparentando ser um turista.

Assim você se exclui obrigatoriamente de saber o idioma japonês e os japoneses vão dar o melhor tratamento e ter muita paciência com você. Não estamos dizendo que você vai ser tratado diferente se não for turista, mas meu amigo mesmo percebeu que quando ele estava com minha câmera diversas coisas que ele nunca tinha visto aconteciam.

Guia de como viver bem no japão

Os japoneses fazem vista grossa para muitas coisas que os turistas fazem e muitas vezes oferecem regalias. É até mais fácil fazer amizades, porque os japoneses acabam tendo mais coragem de se comunicar com turistas do que com cidadãos de seu país. Eles não vão se importar caso saibam que você já mora no Japão a muitos anos.

Então mesmo que você tenha um Iphone XS no bolso, o melhor é sempre carregar uma câmera no pescoço. Lembre-se de que a melhor coisa é viajar, conheço brasileiros que moram no Japão a mais de 10 anos e nunca saiu de sua província. Não tente apenas parecer um turista, seja um turista! Não tem tempo para viajar? Arrume tempo! Conheça todo o Japão! Não é caro...

Resumindo esse tópico recomendamos que:

  • Ande sempre com uma câmera no pescoço;
  • Não tenha vergonha de perguntar as coisas;
  • Viaje! Conheça todo o Japão!
  • Não tem tempo? Arrume tempo!

Tirar tempo para viajar e conhecer lugares acaba com qualquer estresse ou preocupação.

Tenha bom senso e não dificulte as coisas

Como já mencionado, não seja uma pessoa negativa que vive reclamando das coisas ou levando ela de forma generalizada. Já foi comprovado cientificamente que pessoas negativas afastam outras pessoas, ficam sempre confusas, nunca são feliz e vivem cheio de problemas e sobre estresse.

Se um japonês te incomoda, mantenha distância. Se todos os japoneses te incomodam, então o problema é você! Lembre-se que você não está no seu país, não seja egoísta e seja grato pela oportunidade ao invés de reclamar e generalizar.

Guia de como viver bem no japão

Trabalhe menos e divirta-se mais! Algumas pessoas são obsessivas em ganhar e juntar dinheiro, algo meio complicado no Japão capitalista. Se não gosta de fazer horas extras, não faça horas extras, você não é obrigado!

Caso o patrão exija, mostre os direitos trabalhistas. Se ele te demitir, aproveite seu tempo livro com seguro de desemprego e vai curtir a vida como meu amigo fez. Empregos no Japão não faltam, então não fique preso a fábricas ou empreiteiras.

Muitos estrangeiros acabam sendo tapeados pelas empreiteiras que escondem direitos trabalhistas, férias remuneradas, seguro de desemprego e até pagam menos pelas horas extras. O objetivo das empreiteiras é lucrar e não ajudar as pessoas. Leia sempre o contrato antes de tomar decisões precipitadas.

Guia de como viver bem no japão

Quer arrumar outro emprego, então estude e aprenda o idioma. Não importa a idade, saídas não faltam, o único erro é desistir antes de tentar. Só não faça algo que não gosta para depois ficar descontando no país e ficar se lamentando e sofrendo a vida toda.

Resumindo esse tópico:

  • Não seja negativo e não reclame das coisas;
  • Fique longe das pessoas que incomodam;
  • Seja grato pela oportunidade de estar no Japão;
  • Trabalhe menos e divirta-se mais;
  • Não fique preso a fábricas ou empreiteiras;
  • Leia sempre o contrato e procure seus direitos;
  • Não desista antes de tentar;
  • Não desconte seus problemas no país;

Por mais que não pareça, os japoneses costumam ser um grupo e não individualistas.

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Guia de como viver bem no japão
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

pequenas dicas para se dar bem no Japão

Não importa o que você faça, você sempre vai se destacar por ser diferente, e infelizmente existe um ditado no Japão que o prego que se destaca é martelado. O melhor a se fazer é aceitar que você é um estrangeiro a viver dessa forma, tanto coisas boas como ruins vão acontecer.

Se você tentar não se destacar tanto e seguir as regras e costumes vai conseguir ter uma boa vida no Japão, vai chegar um momento em que você vai dizer que o Japão foi uma das melhores experiências que você teve em sua vida.

Guia de como viver bem no japão

Espero que tenham gostado desse guia de como se dar bem no Japão, se gostou compartilhe e deixe seus comentários. Para finalizar o artigo vamos deixar uma lista com outras dicas rápidas para você se dar bem no Japão:

Recomendamos ler também o artigo que fala sobre 7 palavras japonesas que podem ajudar a guiar sua vida.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?