Organizar uma festa japonesa pode ser um desafio, afinal, com tantos elementos tradicionais, escolher o certo para a decoração é que garantirá o sucesso do evento.
Quando se fala em festa japonesa muita gente associa a uma comemoração temática porque acontece em um país diferente de sua origem. Entretanto, para os japoneses é apenas uma forma de comemorar a sua cultura e apostar nesse tema é relembrar as suas origens.
Se estiver pensando em fazer uma festa japonesa, a decoração é algo que deve ser pensado uma vez que os orientais são bastante cuidadosos com todos os aspectos, inclusive com a aparência que seus convidados irão encontrar ao chegar no local.
Veja algumas dicas para acertar na decoração e impressionar os convidados.
Índice de Conteúdo
Dê uma prévia da decoração antes da festa
A apresentação do ambiente deve estar impecável, porém, é possível deixar os convidados curiosos e ansiosos com o que poderão encontrar.
Você fazer como fazer um flyer? É possível criar um convite para a festa japonesa que use o mesmo tema da decoração, assim, terá algo personalizado e que não deixará que a essência da festa se perca em nenhum momento.
Pense para quem a festa está sendo feita
O tema é festa japonesa, mas é preciso pensar para quem ela está sendo realizada. Se for para uma criança, terá elementos mais infantis e até mesmo alguns personagens. Já no caso dos adultos, deverá ser direcionada a faixa etária correspondente.
Saber para quem está sendo feita a festa ajuda a definir que tipo de decoração será usada, as cores e quantidade de elementos.
Escolha quais elementos usar
Na cultura japonesa existem diversos elementos característicos que podem ser usados na decoração e que nem sempre teriam essa finalidade.
Os balões de papel são bastante característicos e podem ser usados como luminárias, à noite dão um efeito todo especial.
A árvore de cerejeira é outro símbolo e pode ser usada de diferentes maneiras.
É possível fazer um painel que ela seja o destaque principal ou fazer arranjos de mesa com esse tema.
O bambu é versátil e também pode fazer parte da festa japonesa, normalmente usado para complementar a decoração. O Wagasa e os leques usados pelas gueixas também podem ser bons elementos decorativos.
É possível escolher apenas alguns deles ou misturar mais de um elementos para conseguir ter uma bela decoração.
Escolha as cores predominantes da festa japonesa
Um erro muito comum quando brasileiros fazem festa japonês é sempre escolher como cores predominante o vermelho e o dourado. Essas cores remetem ao Japão, porém, não significa que não possa usar outros tons, como azul, verde e roxo.
A cor deverá ser determinada pelo organizador da festa e combinar com o tema escolhido, por isso, vale lembrar que não existe uma regra nesse caso, desde que os elementos consigam transmitir a mensagem que se deseja.
Seguindo essas dicas é possível fazer uma festa sem gastar muito.
A festa japonesa fica bonita com diferentes tipos de decoração, mas, a beleza nesse caso não é tudo, é preciso que seja possível transmitir uma mensagem. Escolher os adereços e acessórios certos deixará a decoração linda e será inesquecível.