Se você nutre um desejo de morar em terras orientais, saiba que o Japão é de longe, o mais indicado. Ele está localizado ao leste da Coréia do Sul e abriga uma cultura riquíssima, onde diversas tradições são mantidas até hoje
. Considerada uma potência mundial, o país abriga cerca de 127 milhões de habitantes, tecnologias de ponta e 34 mil metros quadrados de litoral, ou seja, uma ilha cheia de atrativos.
Vamos conhecer um pouco mais sobre os costumes, cultura e também conhecer os 5 motivos que vão te ajudar a se apaixonar mais pela terra do sol nascente.
Índice de Conteúdo
1 – No Japão tem Segurança
Listado como um dos países mais seguros do mundo, o Japão é um exemplo a ser seguido. Diversas leis foram criadas para que todo cidadão se sentisse seguro, além de diversos incentivos sociais e educacionais que ajudam no combate a criminalidade.
É bastante comum, ao andar pelas ruas das cidades japonesas, você encontrar crianças indo sozinhas para a escola e também pessoas andando tarde da noite, sem nenhuma preocupação.
2- Trabalho e estabilidade financeira
Não pense que você irá mudar para o Japão, arrumar um emprego tranquilo ou abrir uma empresa e ficará rico da noite para o dia. Saiba que você terá que trabalhar bastante, pois a cultura do país é de que você receberá de acordo com o seu esforço.
Muitos brasileiros ficaram frustrados, pois mudaram com a ilusão de que o dinheiro iria vir facilmente, entretanto, diferente de alguns países, se você der duro e “suar a camisa”, logo estará colhendo os frutos.
3 - No Japão tem Limpeza
É incrível como os japoneses tem uma cultura muito forte em relação a limpeza. Se você possui uma afeição por organização, o Japão é o país certo. Diversas leis e costumes, fazem com que as ruas e os diversos locais sejam extremamente limpas.
O sistema de coleta seletiva, multas em casos de desrespeito as regras, faz com que o país seja perfeito para quem busca conforto organizacional. Se você não for preocupado com o ambiente ao seu redor, prepare-se para um desafio bem grande de adaptação.
O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos abrir para ler depois o seguinte:
4- O Clima do Japão é agradável
As estações do ano são bem intensas e definidas, porém, a paisagem é belíssima em todas. Prepare-se para aproveitar cada época do ano de uma forma única e especial e por mais que pareça complicado em alguns meses do ano, saiba que o país é inteiramente preparado para todas as temperaturas, além de possíveis desastres naturais. Se você quer viver tranquilo e seguro em relação as mudanças climáticas, o país é perfeito.
5- O Transporte público é de qualidade
Já imaginou viver onde o tudo funciona? Inclusive o transporte público? Pois é assim que você irá passar os seus dias no Japão, vendo tudo funcionar. O transporte público do país é eficiente, suficiente, limpo e pontual.
O mais utilizado é o trem, que possui em média 25.000 quilômetros de extensão, passando por todo o país. Você terá gosto de viver em um lugar onde o bem-estar da população, realmente, está em primeiro lugar.
Tipos de vistos para o Japão
Já sabemos que o Japão é uma ótima opção de moradia, o que falta é entendermos quais os tipos de vistos existentes e o que melhor irá encaixar no seu perfil. Veja a lista abaixo:
Vistos de curta permanência
É um dos vistos mais solicitados, pois te dará o direito de visitar o país e permanecer até 3 meses, podendo sair e voltar durante o período total de permanência. Lembrando que esse tipo de visto não te dá o direito de realizar qualquer atividade remunerada no país. Os vistos de curta permanência são:
- Visto de turismo
É o visto indispensável para quem vai ao país passear, conhecer pontos turísticos ou visitar amigos.
- Visto para negócios
Vai participar de feiras, palestras ou eventos que envolvem assuntos empresarias, então esse será o visto ideal. É importante lembrar que o visto de negócios é diferente do visto de trabalho.
- Visto para visitar parentes
Se você tem parentes morando no Japão e deseja fazer uma pequena visita, esse visto é perfeito para sua viagem.
- Visto de trânsito
Bastante utilizando por viajantes que estão viajando pela região. Ele é necessário quando você faz uma escala em alguma cidade do Japão antes de chegar ao seu destino final.
- Visto para congresso e/ou eventos esportivos
Vai participar de algum evento esportivo ou congresso? Então você precisará desse visto para que sua viagem não tenha nenhum problema e você possa realizar as atividades propostas.
Vistos de longa permanência
Se a sua ideia de visita ao Japão for para um período maior, seja a trabalho, estudo, acompanhar família ou se é descendente, é aconselhável você escolher algum dos vistos de longa permanência. Vamos conhecer um pouco mais
- Visto específico
Esse é especial para quem é casado com japonês, filho, também o marido/esposa do filho e netos com sua respectiva família.
- Visto de trabalho
Com esse visto você poderá exercer alguma atividade remunerada no país ou para poder trabalhar nas seguintes áreas: “artista, atividades religiosas, jornalista, investidor ou gerente de negócios, contador, jurídico, engenheiro, médico, pesquisador, cessionário, instrutor ou especialista em humanidades.”
- Visto comum
Se você deseja ir ao Japão e tem como objetivo principal estudar e/ou realizar estágio com duração maior do que três meses, participar de algumas atividades culturais oferecidas no país, você irá necessitar do visto comum.
Considerações finais
O Japão é lindo, cheio de cultura, possui comidas exóticas e saborosas e ainda te dará uma ótima qualidade de vida. Se o seu sonho é mudar para esse país, não perca tempo e comece agora a se movimentar em direção a ele.
Esse artigo foi escrito por Eduardo Soares, especialista em SEO e apaixonado por leitura e escrita.