APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Aprenda tudo sobre o Hiragana

Neste artigo, ensinaremos você a aprender o principal alfabeto Japonês Hiragana, usado para escrever a maioria das palavras da língua japonesa. Veremos também sua história, origem, curiosidades e peculiaridades. 

O Idioma japonês é composto por 3 alfabetos, sendo Hiragana, Katakana e Kanji. Esse artigo é focado apenas no Hiragana, mas recomendamos você ler também os outros artigos abaixo: 

O que é o Hiragana? 

Hiragana é um dos três sistemas de escrita japoneses, sendo composto por 46 caracteres que representam sílabas da língua japonesa. No total, são formadas 107 sílabas a partir dos 46 caracteres do Hiragana, incluindo as sílabas com as vogais prolongadas e as sílabas com as partículas "ya", "yu" e "yo".

Os Hiragana mais usados em japonês são aqueles que compõem as partículas gramaticais e os verbos auxiliares, que são fundamentais para a construção de frases em japonês. 

No processo de aprendizado da língua japonesa, Hiragana é geralmente um dos primeiros sistemas de escrita que os estudantes aprendem. Hiragana é frequentemente usado em textos para iniciantes, livros infantis e outros materiais didáticos para aprendizes de japonês. É também usado para a escrita de muitos nomes de lugares, alimentos e outros objetos japoneses. 

O Alfabeto Hiragana

Veja abaixo uma imagem e uma lista com todo alfabeto Hiragana completo, incluindo as modificações feitas com vogais prolongadas, dakuten e handakuten.

Kana: guia definitivo de hiragana e katakana – alfabeto japonês

Tabela do Hiragana Completa

aiueo
あ (a)い (i)う (u)え (e)お (o)
Kか (ka)き (ki)く (ku)け (ke)こ (ko)
Sさ (sa)し (shi)す (su)せ (se)そ (so)
Tた (ta)ち (chi)つ (tsu)て (te)と (to)
Nな (na)に (ni)ぬ (nu)ね (ne)の (no)
Hは (ha)ひ (hi)ふ (fu)へ (he)ほ (ho)
Mま (ma)み (mi)む (mu)め (me)も (mo)
Yや (ya)ゆ (yu)よ (yo)
Rら (ra)り (ri)る (ru)れ (re)ろ (ro)
Wわ (wa)を (wo)
Nん (n)

Tabela de Dakuten e Handakuten:

aiueo
kが (ga)ぎ (gi)ぐ (gu)げ (ge)ご (go)
sざ (za)じ (ji)ず (zu)ぜ (ze)ぞ (zo)
tだ (da)ぢ (ji)づ (zu)で (de)ど (do)
hば (ba)び (bi)ぶ (bu)べ (be)ぼ (bo)
pぱ (pa)ぴ (pi)ぷ (pu)ぺ (pe)ぽ (po)

Tabela de Kya, Kyo, Kyo e similares:

aiueo
kきゃ (kya)きぃ (kyi)きゅ (kyu)きぇ (kye)きょ (kyo)
gぎゃ (gya)ぎぃ (gyi)ぎゅ (gyu)ぎぇ (gye)ぎょ (gyo)
sしゃ (sha)し (shi)しゅ (shu)しぇ (she)しょ (sho)
zじゃ (ja)じぃ (ji)じゅ (ju)じぇ (je)じょ (jo)
tちゃ (cha)ちぃ (chi)ちゅ (chu)ちぇ (che)ちょ (cho)
dぢゃ (ja)ぢぃ (ji)ぢゅ (ju)ぢぇ (je)ぢょ (jo)
nにゃ (nya)にぃ (nyi)にゅ (nyu)にぇ (nye)にょ (nyo)
hひゃ (hya)ひぃ (hyi)ひゅ (hyu)ひぇ (hye)ひょ (hyo)
bびゃ (bya)びぃ (byi)びゅ (byu)びぇ (bye)びょ (byo)
pぴゃ (pya)ぴぃ (pyi)ぴゅ (pyu)ぴぇ (pye)ぴょ (pyo)

Recomendamos ler também: Hiragana e Katakana em desuso ゐ ゑ 𛀁 ヰ ヱ

A História do Hiragana 

 O Hiragana é um sistema de escrita silábico que se originou no Japão por volta do século IX d.C.

Antes do Hiragana, a escrita japonesa era feita exclusivamente em Kanji, que são caracteres chineses adaptados ao idioma japonês. No entanto, os Kanji não representavam as sílabas da língua japonesa, o que tornava difícil para as pessoas comuns escreverem e lerem textos. 

Foi então que o Hiragana foi desenvolvido por mulheres da corte japonesa, que começaram a usar os Kanji para representar as sílabas do japonês. Inicialmente, o Hiragana era chamado de "onna-de" ou "escrita feminina", porque era usado principalmente por mulheres da nobreza.

Com o tempo, o uso do Hiragana se espalhou e ele se tornou um sistema de escrita amplamente utilizado. Além disso, foi expandido com novos caracteres, incluindo alguns derivados dos Kanji, e se tornou uma parte fundamental da escrita japonesa.

Hoje em dia, o Hiragana é um dos primeiros sistemas de escrita que as crianças japonesas aprendem na escola e é amplamente usado em textos japoneses, especialmente em textos informais, como cartas pessoais, diários e mensagens de texto.

Japanese; learning the new word with the alphabet cards; writing

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Aprenda tudo sobre o hiragana
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

Quando é usado o Hiragana?

Hiragana é usado principalmente para escrever palavras de origem japonesa e para gramática, já que muitas palavras japonesas são escritas em Kanji, é comum usar o hiragana para facilitar a escrita dessas palavras. 

O Hiragana é usado principalmente para escrever partículas gramaticais, verbos auxiliares e outras palavras de função gramatical que não podem ser escritas em Kanji. 

Qualquer palavra no idioma japonês pode ser escrito usando hiragana, mas não é recomendado usar apenas o hiragana, se utilizássemos apenas o hiragana, todo texto ficaria completamente sem sentido, visto que o japonês tem muitas palavras com a mesma pronúncia. 

Ao longo dos estudos da língua japonesa, você vai saber quais palavras são comuns de serem escritas usando Hiragana, e quais ficariam estranhas. Tudo também pode variar com contexto e formalidade. 

Como saber se uma palavra pode ser escrita em Hiragana? 

A melhor maneira de saber se uma palavra é comumente escrita em Hiragana é se familiarizar com as palavras e a gramática japonesas. Aqui estão algumas dicas gerais que podem ajudá-lo a identificar quando usar o Hiragana:

  1. Palavras japonesas que não possuem um Kanji correspondente geralmente são escritas em Hiragana.
  2. Partículas gramaticais, como "は" (wa), "が" (ga), "を" (o) etc., são sempre escritas em Hiragana.
  3. Verbos auxiliares e seus respectivos conjugações, como "ます" (masu), "て" (te), "た" (ta) etc., são escritos em Hiragana.
  4. Palavras que são comumente escritas em Katakana, como nomes de países, cidades, comidas e bebidas estrangeiras, geralmente não são escritas em Hiragana.
  5. Algumas palavras japonesas que são geralmente escritas em Kanji, mas possuem Hiragana adicionais para fornecer a leitura correta, como "食べる" (taberu - comer), têm o Kanji para "comer" e a leitura Hiragana "べ" para fornecer a pronúncia correta.

Como aprender o Hiragana?

No começo do artigo recomendamos um artigo muito bom que compartilha dicas de como aprender o Hiragana e Katakana. Também temos uma vídeo aula abaixo que pode ajudar você a entender um pouco mais do alfabeto Hiragana: 

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?