Você sabe o que é uma pagoda? Já ouviu falar nesse termo? Pagoda se refere a um tipo de torre com múltiplas beiradas no estilo dos castelos japoneses, essas torres são comumente encontradas na China, Japão, Nepal, Coreia e outras partes da Ásia.
Os Pagodes são encontrados em diferentes modelos, de diferentes tamanhos, desde o tamanho de um castelo para pessoas entrar ou do tamanho de uma casa de cachorro de 5 andares. Qual a razão disso?
Você Sabia? Em alguns lugares pagoda é chamado pagode, o mesmo nome do ritmo de música brasileira com origem no Rio de Janeiro.
Índice de Conteúdo
A Origem da Pagoda
A origem da Pagoda pode ser rastreada até a estupa indiana ou nepalesa, uma estrutura em forma de cúpula que abriga os restos mortais de governantes e outros líderes. No entanto, após a morte de Buda no século V.aC eles se tornaram símbolos da disseminação do budismo na Ásia.
O termo "pagoda" vem da palavra nativa do Sri Lanka (ciingalês) "dagoba", que significa câmara de relíquias. À medida que o budismo se espalhou da Índia para a Ásia Oriental, os estilos arquitetônicos existentes foram misturados com a estupa criando assim a pagoda.
No início, as cinzas e fragmentos de ossos do Buda foram mantidos separadamente dentro das estupas, mas como o budismo continuou a se espalhar, outros itens como escrituras sagradas, objetos preciosos e as cinzas de outros santos começaram a ser usadas.
Na China, por influência do estilo arquitetônico existente na época, o pagode surgiu com uma estrutura de nível superior, em nítido contraste com seu antecessor. Além disso, o aumento da altura é considerado mais poderoso e significativo.
Como uma sala de relíquias contendo escritos sagrados, as cinzas de monges ilustres e ferramentas de rituais, os pagodes historicamente foram localizados dentro ou perto de templos.
Pra que serve a Pagoda?
Você já foi em algum jardim japonês e se deparou com pequenos prédios altos com muitos telhados? Pra que tantos telhados numa altura pequena? Mais importante, qual é a função dessa torre?
A maioria dos pagodes são construídos para funções religiosas, mais comumente budistas, e estão geralmente localizados dentro ou perto de templos. Alguns pagodes são usados como casas de culto taoistas. O termo pode se referir a outras estruturas religiosas em alguns países.
Embora muitos pagodes tenham sido construídos para fins religiosos, eles também foram usados para paisagismo, supervisão militar (por exemplo, como torres de vigia) ou para ajudar na navegação de navios.
No Vietnã e no Camboja, devido à tradução francesa, o termo inglês pagoda é um termo mais geral que se refere a um local de culto, embora pagoda não seja uma palavra exata para descrever um templo budista.
Pagoda no Japão
Enquanto a pagoda japonesa é inspirada nas dos chineses, algumas diferenças surgiram ao longo do tempo. No Japão, as pagodas são quase sempre feitos de madeira. Portanto, elas são resistentes a terremotos, mas são altamente propensos ao fogo.
Existe pagoda de pedra no Japão, mas são pequenas réplicas dos famosos edifícios internacionais, e são geralmente vistos nos jardins japoneses. A Pagoda japonesa também costuma ter saliências maiores que as chinesas.
Alguns pagodes podem ter uma câmera subterrânea onde fica os tesouros, e no topo uma coroa que serve como enfeite e para-raios. Alguns pagodes se assemelham até mesmo com as lampadas japonesas.
Pagodes que você deve visitar
Alguns exemplos únicos e notáveis de pagodes ao redor da Ásia Oriental incluem:
As Melhores Pagodas do Japão
- Pagode Toji
- Pagoda do Templo de Kofuku-ji, Nara
- Pagoda do Templo Ruriko, Yamaguchi
- Pagoda de Tokugawa no Templo Tosho-gu, Nikko
- Pagoda Shintenno-ji, Osaka
- Pagoda Chureito
Pagodas em outras regiões do Mundo
- Thien Mu Pagode, Vietnã
- Pagoda Tran Quoc, Vietnã
- Três Pagodes do Templo Chongsheng, China
- Pagoda Tianning, China
- Pagoda Big Wild Goose, China
- Floresta de Pagoda no Templo Shaolin, China
- Pagoda das Seis Harmonias, China
- Templo Zhenjue, China
- Pagoda do Templo Fogong, China
Visitas os templos budistas vão te dar a experiência de conhecer essa bela arquitetura como também arquiteturas dos portões torii e outros elementos da cultura japonesa.