APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Saiba o motivo do sucesso de mukbang

Já ouviu falar de mukbang? Vou facilitar para você ... já assistiu vídeo de pessoas comendo uma enorme quantidade de comida , na maioria das vezes usando apenas hashis? Sim, isso é o mukbang. ou muk-bang (먹방). O termo se refere a um espetáculo que é transmitido na internet de pessoas comendo muito - e a maioria são pessoas magras. A palavra "mukbang" vêm das palavras coreanas "comer" (먹는; meokneun) e "emitir" (방송; bangsong).

O mukbang se tornou popular na Coreia do Sul no final dos anos 2000. Alguns mukbangs também são transmitidos na televisão, como pelo canal Afreeca. Os participantes dos mukbangs são conhecidos como "BJs", do inglês Broadcast Jockey. Os BJs interagem com seu público por meio de chats - quando acontece ao vivo, geralmente pelo webcast. Hoje em dia por conta das facilidades ter acesso a esses vídeos é bem fácil ainda mais em redes sociais como o Instagram. Os BJs mais populares são até remunerados para comer! Pois eles costumam receber doações de fãs ou promovem produtos específicos como se fosse uma publi mesmo igual artistas costumam fazer. Mas, por qual motivo vídeos como esses fazem tanto sucesso? Vamos entender.

Mukbang - saiba o motivo do sucesso de mukbang
Direitos autorais: wildpixel

Obsessão por sons

Um dos motivos que podem fazer o mukbang ser prazeroso de ver é o famoso Asmr (Autonomous Sensory Meridian Response), ou em português Resposta Sensorial Meridiana Autônoma. É basicamente sentir prazer ao ouvir alguns sons comuns que transmitem relaxamento e prazer como: alguém sussurrando, alguém digitando, um plástico sendo amassado, alguém fazendo barulho enquanto come entre outros,

O mukbang deixou de ser costume da Coreia do Sul e da China e se popularizou nos Estados Unidos e em outros países ocidentais. Um das preocupações em vídeos mukbang é a estética dos alimentos. A regra é clara: quanto mais saborosos e calóricos os alimentos são mais cliques e visualizações ele terá. O mesmo vale para comidas exóticas. Eu já vi um vídeo nesse estilo em que uma coreana comia uma espécie de "sapo" como se fosse a carne mais saborosa do mundo, mas confesso que não quis parar de ver pois o vídeo estava bem satisfatório.

Alguns profissionais como psicólogos também acreditam que esses vídeos façam tanto sucesso por se tratar de alimentos considerados "proibidos", condenados por médicos por serem inimigos de uma vida saudável. Então, pessoas que se limitam a ver mukbang muitas vezes fazem isso para satisfazerem a sua vontade apenas por assistir. Digamos que é o famoso: comer com os olhos.

Mukbang - saiba o motivo do sucesso de mukbang

Outro motivo também é porque muitos desses vídeos possuem alimentos de difícil acesso e por assisti-los algumas pessoas passam a conhecer algumas variedades. Mas, muitos profissionais da saúde condenam esse tipo de conteúdo, porque de certa forma os participantes de mukbang são influenciadores e podem fazer com que pessoas passem a ir em busca de alimentos que não são saudáveis. Mas, o prejuízo pode ser aos próprios BJs, pois como esse é o "trabalho" deles essa frequência de ingerir alimentos prejudiciais pode levar a distúrbios alimentares como obesidade e anorexia que podem desencadear outras doenças como diabetes, hipertensão entre outras.

Um exemplo de um influenciador do ramo de BJs é o youtuber norte-americano Nicholas Perry conhecido como Nikocado Avocado, Ele ganhou mais de 100 quilos diante das câmeras por conta do estilo de vida em busca de cliques. Ele desenvolveu ganho rápido de peso e mexeu com sua saúde mental ao lidar com um círculo vicioso de refeições ultra calóricas de fast-food e ainda sofreu constantes ataques dos seguidores, referentes à sua vida pessoal.

Na China, por exemplo essa prática não é bem vista, por isso em 2020 o presidente Xi Jinping deu início a uma campanha contra o desperdício de alimentos, alertando os chineses sobre os perigos da escassez de comida. Vídeos de mukbang foram restringidos pelo governo chinês.

Vídeo do canal do Nikocado Avocado

Campanha “prato limpo”

Conforme já mencionado, em 2020 o presidente chinês Xi Jinping pediu a luta contra o desperdício de alimentos no qual ele despertou preocupação com a escassez devido a guerra comercial com os Estados Unidos e inundações que afetaram safras locais de acordo com informações do site Uol Notícias. Com a chegada da Covid-19 que assolou o mundo todo em 2020 a ideia de combater o desperdício de alimentos no país ganhou mais força.

Após esse pedido as mídias locais voltaram o olhar para mukbang com reportagens críticas a eles. Outras empresas de mídias sociais começaram a fazer o mesmo. A situação ficou tão séria que se algum chinês pesquisasse na internet qualquer coisa relacionada ao mukbang recebia automaticamente um aviso para o incentivo de comer saudável e se recusar a desperdiçar.

Já os produtores de conteúdo tiveram seus vídeos borrados a fim de desencorajá-los a continuar com a prática. Isso fez com que vários deles excluíssem vídeos de comilanças. Outra influenciadora que é bem conhecida por conta do mukbang é a coreana conhecida como "Muk Sna" ou "a. bite"'. Ela come muito, organiza os pratos de maneira bem harmônica e chamativa em alguns vídeos até maneiras bem fofas.

Você acha satisfatório vídeos estilo mukbang?

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?