APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Guia Hanabi Taikai – Os fogos de artifício no Japão

Hoje vamos falar sobre os fogos de artifício que em japonês é chamado de Hanabi [花火] e também sobre um dos festivais mais icônicos do Japão Hanabi Taikai [花火大会]. Preparado para apreciar os fogos no Japão?

Em japonês os fogos de artifício é escrito hanabi [花火] que significa literalmente flor de fogo, semelhante ao inglês fireworks que significa trabalho com fogos. Pode ser chamado também de Pirotecnia que em japonês é enka [煙火].

Fogos de Artifício no Japão

Pirotecnia é a técnica de brincar com fogos para entreter as pessoas. Essa técnica se evoluiu ao que conhecemos como fogos de artíficio. Acredita-se que tudo surgiu na Ásia, já na Pré-História, mas os fogos de pólvora vieram da China.

Originalmente os fogos de artifício eram usados para afastar os maus espíritos. Diferente do ocidente, os japoneses não utilizam fogos de artifício para comemorar o ano novo. No Japão os fogos de artifício são famosos durante o verão, graças aos festivais e férias.

Os fogos de artifício japoneses possuem todos os diversos tamanhos que quebram recordes mundiais, além de fazer diversos desenhos e animações no céu. Ao longo do artigo vamos ver alguns modelos de fogos de artifício japonês.

Um hanabi bastante interessante é o senkou hanabi uma vara com cerca de 20 centímetros parecido com queimador de incenso. Com ela você pode observar o fogo de artifício sem nenhum perigo e na sua própria casa. Você pode compra-lo em um konbini.

Teve uma época no Japão que fogos de artifício eram proibidos. Em 1648 o xogunato proibiu fogos exceto no rio sumida. Mas em 1948 depois de um festival no rio sumida, foi liberado em todo Japão, possibilitando a realização de festivais de fogos no Japão, os famosos Hanabi Taikai.

Guia hanabi taikai - os fogos de artifício no japão - senkou hanabi
Senkou hanabi - Fogo que até crianças podem soltar

Hanabi Taikai - Festivais de Exibição de fogos de artifício

Durante o verão acontecem os famosos Hanabi Taikai [花火大会] ou festivais de fogos de artifício, principalmente nos meses de julho e agosto. O primeiro festival foi realizado no ano de 1733. Os festivais costumam acontecer em praias, rios e atraem grande multidões.

Nesses festivais as pessoas costumam vestir yukata (kimono de verão) e às vezes levam coisas para fazer um piquenique. Na maioria desses lugares você encontra inúmeras barraquinhas de comida e coisas típicas do verão.

Nessas barracas como de costume, você encontra coisas típicas de festivais como comidas, máscaras, joguinhos como de pescar peixinhos dourado, tiro ao alvo e outros. Alguns também visitam o templo durante o festival.

Esses festivais são grandiosos e atraem turistas do mundo inteiro. Em praticamente todo anime você pode deparar com personagens indo nesse festival de verão, que costuma ser tradicionalmente um local para casais românticos se apaixonarem.

Existe diversos festivais de fogos em todo país, os números podem ultrapassam 1.000 e cerca de um terço são famosos em todo país. Dentre os mais famosos temos o de Yokohama, Sumidagawa em Tokyo, Nagaoka, Miyajima, Lago Biwa e diversos outros.

No final deste artigo você encontra diversos vídeos sobre Hanabi Taikai para complementar sua leitura. O artigo agora vai fazer uma pesquisa aprofundada na história do hanabi, outros festivais e também tipos de fogos de artifício japoneses.

Guia hanabi taikai - os fogos de artifício no japão

A história dos Fogos de Artifício no Japão

Os fogos de artifício desempenharam múltiplos papéis ao longo da história do Japão. Eles eram usados para celebrações de luto pelos mortos, bem como as celebrações da vida, espantar espíritos e o entretenimento para população.

Não se sabe quando, onde e em que ocasião os fogos de artifício foram usados pela primeira vez no Japão. Uma das poucas informações que temos se encontra nas crônicas Kennai-ki do senhor do Período Muromachi Manriokoji Tokifusa de 5 de maio de 1447.

Lá menciona que depois de um serviço budista em Joka-in, "Tojin" realizou uma exibição de fogos de artifício no recinto do templo. Diz-se que os fogos de artifício foram feitos fazendo uma moldura de bambu e usando o fogo para criar formas de "luz e som".

Foram feitos desenhos como roda d'água, movimentos para frente e para trás em uma corda, meteoro caindo e muitas outras artes. Manriokoji Tokifusa os elogiou e recompensou como "uma rara arte do fogo".

Guia hanabi taikai - os fogos de artifício no japão

Acredita-se que os fogos de artificio tenha sido trazidos de outro continente após a liberação do comércio de Ashikaga Yoshimitsu junto com as armas de pólvora. Logo depois eles começaram a ser fabricados no Japão.

Existem também muitos registros de fogos de artifício feitos por estrangeiros, tais como missionários cristãos. Existem registros que datam fogos de artifício usados por cristãos no Japão em 14 de abril de 1582 Usuki, Prefeitura de Oita.

Há uma teoria de que em 1585, na Cidade de Tochigi, Minakawayama Jōshō e o Satekishu desencadearam fogos de artifício como uma trégua na guerra. Há outra teoria de que fogos de artifício foram feitos no Castelo Azuchi, mas provavelmente era queima de bambu.

Há registros de "observação de fogos de artifício" desde o período dos Estados em Guerra até o início do Período Edo, como um registro de que Date Masamune observou fogos de artifício exibidos por "Datarajin" no Castelo de Yonezawa em 17 de agosto de 1589.

Outro registro de que Tokugawa Ieyasu, em agosto de 1613 fala sobre uma exibição de fogos de artifício por um comerciante Ming que o acompanhou quando ele teve uma audiência com o embaixador britânico John Salis no Castelo Sunpu.

Guia hanabi taikai - os fogos de artifício no japão

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Guia hanabi taikai - os fogos de artifício no japão
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

Tezutsu Hanabi - Fogos Tradicionais de Bambu

Tezutsu Hanabi [手筒花火] refere-se a fogos de artifícios tradicionais soltados segurando com a mão numa espécie de canhão de bambu. Esta tradição acontece principalmente na cidade de Toyohashi desde 1560, além de outras apresentações feitas pelo mundo.

Os próprios canhões são feitos de um grande pedaço oco de bambu de quase um metro de comprimento, e enrolados firmemente ao redor do exterior com uma corda. Os tubos são então embalados à mão com vários quilos de pó preto pelos próprios executantes.

De fato, tudo, desde o corte do bambu até a tecelagem das cordas é feito tradicionalmente pelos próprios artistas. Como se o artesanato dos fogos de artifício não fosse impressionante o suficiente, os artistas então os agarram com duas mãos, colocam um fósforo e os seguram no alto enquanto chove uma chuva de fagulhas quentes sobre eles por 30 segundos ou mais.

Acredita-se que os canhões tiveram origem em um antigo tipo de farol de sinalização semelhante aos usados na Grande Muralha da China. Antigos registros escrevem de Shogun Tokugawa Ieyasu observando tais fogos de artifício no Castelo de Edo.

Embora a pólvora fosse estritamente proibida nesta época, os camponeses podiam usá-la para acender fogos de artifício em santuários xintoístas. Os Tezutsu Hanabi ainda hoje estão ligados aos festivais xintoístas, principalmente o Santuário Yoshida, em Toyohashi.

Os festivais de Tezutsu Hanabi podem ser vistos em todo o leste de Aichi, assim como no oeste de Shizuoka e partes de Gifu. Os festivais também acontecem no verão da mesma forma que o Hanabi Taikai.

Tezutsu hanabi - fogos tradicionais de bambu
Tezutsu Hanabi - Fogos Tradicionais de Bambu

Tsunamibi - Fogos de artifício com marionetes

Tsunamibi [綱火] é uma exibição de fogos de artifício que combina bonecas de marionetes e fogos de artifício, manipulado com cordas esticadas no ar, bonecas voadoras e música. O festival é realizado todos os anos no dia 24 de agosto no Santuário de Atago.

A origem deste Tsunamibi é desconhecida, mas diz-se que uma aranha negra e uma aranha vermelha foram vistas fazendo uma teia no ar no dia do festival no santuário de Atago na era Keicho. Geralmente a apresentação tem semelhanças tradicionais com isso.

O estilo tsunamibi começou prendendo tochas e lanternas nos fantoches e, após a introdução da pólvora, pesquisaram a técnica de fabricação de fogos de artifício, prenderam-nos aos fantoches e os dedicaram a um santuário para rezar pela segurança da aldeia.

Este tipo de fogo de artifício também é chamado de "Sanbonza Karakuri Hanabi". Diz-se que o "Senhor do Castelo Obari, Ishimi Mamoru Matsushita" inventou esta cerimônia no final do Período dos Estados em Guerra para celebrar a vitória na guerra e também para rezar pelo bicho-fogo.

Tsunamibi - fogos de artifício com marionetes
Tsunamibi - Fogos de artifício com marionetes

Hanabi no Hi - Dia dos fogos de artifício no Japão

No Japão se comemora o hanabi no hi [花火の日] ou dia dos fogos de artifício. O Dia dos Fogos de Artifício foi estabelecido em 1º de agosto de 1967 para comemorar o levantamento da proibição dos fogos de artifício em 1º de agosto de 1948.

O festival também comemora 1º de agosto de 1955, o dia da explosão maciça de fogos de artifício na Ponte Umabayashi em Tóquio, assim como 1º de agosto, o dia do maior Festival Oyasama do mundo, o Festival de Arte Fogos de Artifício PL.

Dizem também que dia 28 de maio é o hanabi no hi por causa do famoso Festival do Rio Ryogoku. Em 1733 neste dia, o primeiro fogo de artifício do Japão foi disparado na abertura do Rio Grande Ryogoku [両国大川] para confortar as almas das vítimas da fome e da cólera no ano anterior e expulsar os espíritos malignos.

Chichibu Ryuse Hanabi - Ryusei Matsuri

Há centenas de anos desde a Era Tensho, fazendeiros locais lançam fogos de artifício gigantes que parecem foguetes como parte de um festival anual Shinto na cidade de Chichibu. Esse tipo de fogo de artifício pode ser visto na cena do anime Ano Hana.

Os fogos de artifício Chichibu Ryuse Hanabi [秩父龍勢花火] possuem incríveis 20m de comprimento, pesam até 50kg, disparam de 300 a 500m de altura. Cerca de 30 foguetes são lançados durante esse dia de festival.

A cada ano, o festival acontece no segundo domingo de outubro, e os foguetes são lançados o dia inteiro, com intervalos de 15 minutos. Há um intervalo de cerca de uma hora a partir das 11h para que uma cerimônia possa ser realizada no Santuário Miku, que fica a cerca de 300 metros do próprio local de lançamento.

O nome do festival (Ryusei Matsuri) significa "poder do dragão" - e diz-se que os foguetes parecem um dragão que sobe ao céu. Os moradores locais não sabem ao certo a origem dessa tradição passada de geração, incluindo as técnicas distintas de fabricação desses fogos.

Os moradores carregam os fogos de artifício de 20 metros em suas costas até uma plataforma de lançamento, é anunciado cada foguete, orações são feitas, quando alcança a altura necessária os foguetes explorem causando a beleza dos fogos de artifício no céu azul.

Guia hanabi taikai - os fogos de artifício no japão
Ryusei Matsuri e foguete do anime AnoHana

Senko Hanabi - Fogos Sparklers

Senko hanabi [線香花火] são fogos de artifício tradicionais do Japão parecidos com incenso. Suas origens datam de 1927, no ocidente eles podem ser encontrados pelo nome de Sparklers. Claro que existem diferenças entre o tradicional japonês e o vendido no ocidente.

No Japão o fogo está em um eixo fino de papel tissue torcido com cerca de 20 centímetros de comprimento, onde sua extremidade contém grãos de pólvora preta. A composição em pó preto consiste em três produtos químicos básicos: nitrato de potássio, enxofre e carvão vegetal.

Esse tipo de fogo solta fagulhas delicadas com um alcance de até 20 centímetros. Elas são acesas longe do vento e seguradas com uma mão firme, para que a delicada cabeça derretida não caia. Senko hanabi são incluídos em pacotes de fogos de artifício e são inflamados por último entre outros hanabi.

Diz-se que Senko hanabi hipnotiza de alguma forma o observador em silêncio e evoca o mono inconsciente, descreve um flash de tristeza sentido quando lembrado da beleza e da brevidade da vida.

Guia hanabi taikai - os fogos de artifício no japão
Senko Hanabi - Fogos Sparklers de mão

Vídeos sobre Hanabi Taikai no Japão

Para finalizar vamos deixar alguns vídeos mostrando um pouco deste belo festival:

Vídeo do Japão por outros olhos!

Barraquinhas e Festival!

Os Fogos!

Os Principais Hanabi Taikai do Japão

Infelizmente não podemos citar todos os festivais de fogos de artifício que acontecem no verão japonês, já que suas datas podem mudar todos os anos e existem centenas que costumam ser celebrados em cada cidade do país.

Por esse motivo vamos listar os festivais de fogos artificies mais populares do Japão. Lembra daqueles festivais diferentes que citamos ao longo do artigo? Tipo isso, mas vamos falar sobre os tradicionais Hanabi Taikai.

Sumidagawa Hanabi Taikai

O Festival de Fogos de Artifício de Sumidagawa (隅田川花火大会) é um festival anual realizado no último sábado de julho, sobre ou Rio Sumida ou Sumidagawa, perto de Asakusa.

O Sumidagawa Hanabi Taikai de Sumidagawa segue a tradição japonesa de ser uma competição entre grupos pirotécnicos rivais. É um renascimento das celebrações realizadas no período Edo, e atrai anualmente cerca de um milhão de celebrantes.

Guia hanabi taikai - os fogos de artifício no japão
Guia Hanabi Taikai - Os fogos de artifício no Japão

Nagaoka Hanabi Taikai

Em termos de poder de fogo,o Nagaoka Taikai da cidade de Nagaoka na prefeitura de Niigata é talvez o maior do Japão. Conchas maciças são usadas para encher uma enorme seção do céu noturno com 2 quilômetros de comprimento.

Jingu Gaien Hanabi

Esse se distancia de todos os outros Hanabi Taikai realizados no Japão. Enquanto quase todos os Hanabi Taikai são gratuitos, esse custa absurdos 40.000 ienes. Isso porque junto do show de fogos, geralmente se apresenta um Show de música J-Pop ou outros famosos.

Outros Hanabi Taikai Populares

Caso esteja em Tokyo outros eventos semelhantes famosos é o Tokyo Bay Hanabi e Yokohama Hanabi Taikai realizado na área portuária futurista de Odaiba e Minato Mirai. Veja abaixo uma lista de festivais populares:

  • Nagaoka Hanabi
  • Miyajima Fireworks Festival
  • Omagari National Fireworks Competition
  • Chichibu Night Festival
  • Edogawa Hanabi
  • Tamagawa Hanabi
  • Kamakura Hanabi
  • Uji Hanabi
  • Itabashi Hanabi
  • Ichikawa Hanabi
  • Katsushika Noryo Hanabi
  • Chofu Hanabi
  • Gion Kashiwazaki Hanabi
  • Tenjin Matsuri
  • Atami Hanabi
  • Wakakusa Yamayaki

Hanabi - Jogo de Cartas

Hanabi – a palavra japonesa para “fogos de artifício” também é um jogo cooperativo de cartas no qual jogadores tentam apresentar o espetáculo perfeito de fogos, colocando as cartas na mesa na ordem correta.

Parece fácil, certo? Bem, nem tanto, pois neste jogo você segura suas cartas de forma que elas fiquem visíveis apenas aos outros jogadores. Isso mesmo, você não pode ver suas próprias cartas!

Vocês devem trabalhar em time, dando dicas uns aos outros a respeito dos valores ou das cores das cartas de cada um para criar um deslumbrante espetáculo de fogos antes que acabem suas cartas. Você pode comprar o jogo abaixo:

Além do Jogo de Cartas, recomendamos também na Amazon Prime o Filme “Hana-Bi: Fogos de Artifício”, obra-prima de Takeshi Kitano que foi aclamada com inúmeros prêmios internacionais, incluindo o Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza.

Hanabi Hyuga - Personagem de Naruto

Algo frustrante talvez seja alguém buscar por Hanabi a procura dos fogos e se deparar com uma personagem de Naruto que está em alta nas buscas do Google. Seu nome é escrito com katakana [日向ハナビ] mas com certeza faz referência aos fogos de artifício.

Ela é filha mais nova do chefe do clã Hiashi Hyuga e irmã mais nova de Hinata Hyuga, e prima de Neji Hyuga. Hanabi é considerada mais poderosa e confiante que Hinata, Hiashi decidiu focar seu regime severo de treinamento sobre Hanabi ao invés de Hinata.

Hanabi tem cabelo castanho escuro com franja e olhos brancos. Em geral, Hanabi tem uma forte semelhança com seu primo Neji Hyuga. Ela foi vista vestindo uma camisa de gola V sem braços azul e calção azul.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?