O sonho de muitos brasileiros é visitar a famosa e rica Dubai, sempre quando falava que ao ir para o Japão eu passava por Dubai via Emirates Airlines, os olhos deles se abriam para Dubai mas esqueciam completamente do Japão.
É até compreensível, já que somos bombardeados por informações sobre Dubai e sua riqueza, prédios belos, carros caros, joias, ouro, esportes radicais, lugares históricos, até mesmo uma pista de SKI dentro de um Shopping.
Eu nunca tive interesse em conhecer Dubai, até porque eu não falo inglês e viajar sozinho para lugares desconhecidos pode ser complicado. Por acaso eu tive a chance de ficar 24 horas em Dubai ao remarcar a minha volta do Japão e gostaria de compartilhar minha experiência e opiniões sobre esses 2 países e suas diferenças.
Seria injusto da minha parte expressar minha opinião, apenas porque eu prefiro o Japão e sua cultura. Eu tive uma ótima experiência em Dubai, e eu pessoalmente recomendo você conhecer os 2 países, fazendo um Stop Over.
Stop Over – Quando você visita 2 destinos em uma única viagem pelo preço de uma, fazendo uma conexão de vários dias no meio do caminho ou na volta para casa.
Você pode conhecer os pontos principais de Dubai em poucos dias, enquanto no Japão você pode ficar anos, que ainda vai ter muitos lugares para visitar e admirar. Então recomendo sempre que for possível, fazer um stop over em Dubai na sua ida ou volta pro Japão.
Para aqueles que não possuem o visto americano, a Emirates é uma das melhores vias aéreas para visitar o Japão. Então basicamente você pode visitar Dubai sempre que for para o Japão ou outros países do oriente.
Japão x Dubai – Preço e Turismo
Acho que todos devem estar ciente que o principal problema de Dubai é o preço. Eu gastei em 24 horas em Dubai o equivalente a uma semana no Japão. Claro que eu gastei sem pensar, porque queria aproveitar ao máximo essas 24 horas.
A moeda de Dubai é o Dirham (AED), com uma conversão equivalente ao real, mas as coisas são bem mais caras. Até porque Dubai é um país de pessoas ricas, mas ao mesmo tempo é um país acessível cheio de empregados estrangeiros e muitos indianos.
Eu paguei cerca de 140 reais para subir a torre mais alta do mundo Burj Khalifa, depois paguei 270 reais para andar de ônibus turístico em 3 pontos principais da cidade. E para finalizar minha falência, paguei 200 reais no plano mais barato para entrar na pista de Neve dentro do Shopping da Emirates, realizando meu sonho de ver neve pela primeira vez na vida.
Para não acabar perdendo outro voo, eu tive que ficar num hotel dentro do Aeroporto que me custou 200 reais para dormir 6 horas. Tive que ficar sem banhar, porque também tinha que pagar para usa-lo.
A comida é cara, uma barra de snickers custou mais de 7 reais. Porém o McDonald que eu gastei cerca de 40 reais com adicionais e tamanho L, deixou o tamanho japonês no chinelo. Parecia quase um litro de refrigerante e a batata dava quase um quilo.
Durante meu dia em Dubai eu paguei cerca de 70 reais para Emirates armazenar minhas malas em segurança dentro do Aeroporto. Ou seja, Dubai é caro! Mas é obrigatório!
Alguns acreditam que o Japão é um dos países mais caros do mundo, mas na realidade viajar dentro do Japão pode sair mais barato que viajar dentro do Brasil. Sabendo economizar é possível gastar menos de 100 reais por dia com alimentação, transporte e alguns pontos turísticos.
Os pontos turísticos costumam ser mais baratos, um dos maiores aquários do Japão tem a entrada inferior a 100 reais, enquanto o pequeno Aquário no Shopping de Dubai custa mais de 300.
Existem muitos castelos, templos e outros lugares históricos com entrada gratuita ou um valor simbólico. Jardins, montanhas e muitas outras opções.
Japão x Dubai – Cultura e ExperiÊncias
Os japoneses são muito educados e prestativos, nunca fui tão bem tratado na vida como no Japão. Já em Dubai eu não tive muito contato com as pessoas, pareciam ser um pouco mais grossas, não tinha aquela disposição em ajudar e conversar.
Em apenas 24 horas em Dubai eu encontrei 3 famílias de brasileiros subindo o Burj Khalifa, então pode ser fácil encontrar pessoas acessíveis. Também encontrei uma japonesa que trabalhava na Emirates, e tive um ótimo tratamento.
Eu não tenho do que reclamar em Dubai nem no Japão se tratando das pessoas, mas em Dubai eu tive uma sensação maior de medo e isolamento, mas pode ser por não ter tanto contato com a cultura. Eu sei que em si o país é mais fechado.
Uma das vantagens de Dubai é que agora você não precisa pagar ou tirar visto. Você pode entrar no país apenas com passaporte e ficar até 3 meses sem a necessidade de gastar ou correr atrás de embaixadas e consulado.
Vou deixar abaixo um vídeo com as poucas cenas que filmei com a câmeras. Infelizmente a bateria estava acabando e o cartão estava cheio, então não tive a capacidade de filmar muito.
Eu pessoalmente recomendo uma viagem mais longa para o Japão, já que tem muitas opções turísticas, mas infelizmente um Stop Over pode acabar saindo mais caro que o preço de uma passagem normal. Então dependendo do seu interesse uma viagem apenas a Dubai pode ser a melhor opção.
Tudo depende de prioridades, qual a sua prioridade? Prefere uma viagem mais longa ou uma viagem curta? Prefere uma viagem barata ou cara? Prefere um lugar quente ou frio?
Isso não é nenhum guia turístico nem um artigo para comparar destaques e pontos turísticos de cada país. Nosso site é focado em cultura japonesa, mas eu queria rapidamente compartilhar minha pequena experiência em Dubai e o que eu penso sobre esse país.
Caso queira acompanhar as minhas fotos de Dubai e Japão, basta seguir-me no Instagram. Se gostou do artigo compartilhe com os amigos e deixe seus comentários. Obrigado e até a próxima!