A melancia é uma fruta originalmente trazida da África, porém conhecida e amada no mundo inteiro, principalmente em países tropicais como o Brasil, por exemplo. Isso por que, por terem um verão bem quente, esses países buscam opções para se refrescar, e a melancia, além de fazer muito bem a saúde, ainda hidrata e refresca quem a consume.
Todos nós já conhecemos a melancia tradicional, com a casca verde, polpa vermelha e bastantes sementes, mas agora vamos conhecer uma variante bem diferente dessa fruta. Você já ouviu falar da melancia amarela?
Essa variação da melancia tradicional ainda é pouco conhecida no Brasil, mas vem ganhando cada vez mais espaço nos supermercados e na mesa dos brasileiros. Muito em breve será fácil encontrar a melancia amarela nas feiras ou mercados por todo o país, então antes de começar a consumir essa fruta, veja aqui tudo o que você precisa saber sobre ela.
Índice de Conteúdo
A origem da melancia amarela
Embora exista na natureza, a melancia amarela que chega até o consumidor, na verdade, é uma variação da melancia vermelha criada por uma empresa chamada EMBRAPA, que desenvolveram dois tipos diferentes de melancia: BRS Soleil e BRS Kuarah. Ambos os tipos foram desenvolvidos como uma alternativa para o consumidor.
Essa melancia foi desenvolvida também pensado na facilitação do cultivo e transporte dela, já que ela pode ser cultivada em vários tipos de solo e, devido a ser um pouco menor e mais leve se comparada às melancias tradicionais, seu transporte também é muito mais fácil, evitando assim o apodrecimento prematuro das frutas.
Afim de alcançar essas características específicas, a melancia passou por um processo de hibridização e melhoramento convencional, dando assim a ela a coloração amarelada, um tamanho e peso diferentes das convencionais, e uma quantidade inferior de sementes se comparado a melancia vermelha.
Melancia Amarela no Japão?
A melancia quadrada no Japão voltou a ser popular por agora, apesar de existir desde o período Edo. Diferente do melão amarelo, a melancia não se popularizou pela cor e sabor mais leve.
Principais características da melancia amarela
A principal característica que diferencia a melancia amarela das demais é sua riqueza em um pigmento chamado de carotenoide. É esse pigmento que dá a coloração amarela a essa fruta, e também pode ser encontrado em cenouras, por exemplo. A melancia vermelha por sua vez é rica em licopeno, o pigmento que dá a ela a coloração avermelhada.
Apesar de parecer bem diferente, a melancia amarela também faz parte da família Cucubitaceae, assim como a melancia vermelha tradicional. Nesse sentido, a melancia amarela difere também em tamanho, sendo um pouco menor que as melancias tradicionais, e número de sementes, tendo a melancia amarela muito menos sementes que a vermelha. E ainda existem, em algumas variações, a presença de sementes comestíveis.
Ainda, essa melancia pesa entre dois e seis quilos, além de amadurecer bem mais rápido que sua irmã vermelha. Em outras palavras, é possível colhê-la em menos de sessenta dias, enquanto a melancia vermelha leva em torno de oitenta dias para amadurecer e estar pronta para a colheita.
Desse modo, também é possível evitar aparecimento de pragas e doenças nas plantações. Ademais, a melancia amarela está presente em outras variações espalhadas pelo mundo, principalmente em países mais frios como o Japão e a Rússia.
Benefícios da melancia amarela
Todos sabem que a melancia traz vários benefícios para a nossa saúde, e a melancia amarela não é diferente. Ela tem todas as qualidades que a melancia comum, mas com um acréscimo de ter uma abundância de carotenoide, a substância que dá o aspecto amarelado à fruta, transformado no organismo em vitamina A, que está associado principalmente com a prevenção de problemas de visão.
Além disso, por possuir algumas propriedades diuréticas, ela é muito recomendado pelos médicos para pessoas que sofrem de algum problema renal. Essas propriedades também ajudam pessoas que estão em processo de emagrecimento, para quem tem pressão alta e gota.
Outra doença que a melancia amarela ajuda a prevenir é a asma. Devido ao seu alto teor de zinco e vitamina C, essa fruta ajuda a manter e dilatar o trato respiratório, evitando assim a recorrência da asma. Ela pode também ajudar a fortalecer os ossos, já que também possui potássio e cálcio, que são essenciais para o crescimento e fortalecimento dos ossos.
Outras curiosidades sobre a melancia amarela
Há muitas formas de consumir essa fruta, assim como a melancia vermelha, é possível adicionar em alimentos como saladas, e smoothies de frutas, fazer sucos ou apenas consumir normalmente assim como se faz com a melancia vermelha.
O armazenamento dessa fruta é bem fácil, caso esteja sem cortes, pode ficar num balcão até duas semanas. Após ser cortada, é importante que se cubra com um plástico a parte exposta da fruta e armazena-la em uma geladeira, assim ela irá durar cerca de 3 à 5 dias.
E aí, ficou com vontade de experimentar a melancia amarela? Se você está pensado em comprar ou plantar a melancia amarela, saiba que o preço dela no Brasil está em torno de R$ 18,00 por dez sementes de melancia. Com certeza você não vai se arrepender de colocar no seu cardápio de verão essa deliciosa e nutritiva fruta.