Subtítulo: Bairro da Liberdade é um dos mais conhecidos de São Paulo e entrega aos moradores e frequentadores um pedaço do Japão.
A cidade de São Paulo é a maior do país por diversos motivos. Um deles é a variedade de pontos turísticos que a capital apresenta não só aos moradores, como aos visitantes diários e semanais. Além de museus e opções de lazer, os próprios bairros ganham espaços durante as visitas e um dos mais conhecidos é a Liberdade.
Localizado no centro de São Paulo, o local é um pedaço do Japão no Brasil. Na extensão do bairro, a cultura oriental é muito forte e a decoração das ruas deixa claro que ali é possível viver o Japão sem sair da capital paulista.
Índice de Conteúdo
História do Bairro da Liberdade
Os registros mostram que o loteamento nos séculos XVII e XVIII apontavam que a região era apenas uma área periférica de São Paulo, onde existia como uma passagem do centro da cidade a Santo Amaro, que na época era apontado como um município.
Em 1754, um dos registros mais curiosos da Liberdade é que na época o nome do bairro era Pólvora. Pois ali os escravos fugitivos eram executados de forma pesada. Na ocasião, o que hoje é chamado de Praça da Liberdade, na época foi nomeado de Largo da Forca.
Apenas no fim dos anos 1800 as nomenclaturas começaram a mudar. Com o fim da pena de morte no Brasil, as execuções foram cessadas e o nome da Praça se tornou Liberdade, como é chamada até hoje.
Os japoneses na Liberdade
Somente em 1912 o bairro começou a ganhar a cara do Japão. Com a imigração dos japoneses no Brasil, o local foi habitado por eles, que começaram a residir na rua Conde de Sarzedas. Desde então, a expansão foi imediata e o bairro tornou-se uma referência dos imigrantes no Brasil.
Lojas e restaurantes
Uma característica forte dos turistas que optam por passar o seu fim de semana na Liberdade é a questão gastronômica. Pelas ruas é possível ver diversas opções para conhecer um pouco mais da cultura oriental e como ficar mais por dentro das novas tendências.
Outro ponto forte são as lojas. Elas estão espalhadas pelas ruas e também nas galerias, onde é possível ouvir o som do Japão na hora de comprar uma lembrança ou até mesmo algum eletrônico.
Mercado Imobiliário
Consciente de todo o potencial do bairro da Liberdade, o mercado imobiliário tem se expandido cada vez mais na região. Apesar das construções mais antigas, alguns terrenos começaram a ser explorados para novos condomínios. Inclusive, algumas casas antigas também tem sido compradas pelas construtoras, que optam por levantar prédios modernos e valoriziar a região.
Devido a esse movimento do mercado, existem diversos apartamentos alugar na Liberdade ou até mesmo comprar no bairro, que é um verdadeiro ponto turístico de São Paulo. Atualmente, o metro quadrado do bairro está entre R$ 6 mil a R$ 7 mil.
Pontos turísticos na Liberdade
Considerado um bairro incrível para passear, a Liberdade apresenta algumas opções para aproveitar com a família ou até mesmo sozinho. Veja abaixo:
Feira da Liberdade: De sexta a domingo, a Praça da Liberdade é invadida por diversas barracas gastronômicas, que atendem a demanda e exploram as mais variadas culturas. Além da comida japonesa é possível experimentar alguns doces nativos.
Estátua Madrinha Eunice: Assim que o turista sai do metro Liberdade é possível ver a estátua da sambista e ativista do movimento negro. Ela foi inaugurada em 2022 e faz uma menção ao samba de São Paulo.
Museu da Imigração Japonesa: Na Rua São Joaquim, o local apresenta um museu com mais de 90 mil objetos sobre a cultura do Japão.
Jardim Oriental: Em meio a uma correria maluca como a cidade de São Paulo, o local fica na rua Galvão Bueno e entrega muita paz aos visitantes, pois tem um riacho cercado de pedras. Vale muito a visita!
Viaduto Cidade de Osaka: O local é um ótimo ponto para tirar foto. A vista é a 23 de maio, uma das avenidas mais famosas da cidade e conta com diversos vendedores de artesanato ao redor para mostrar suas artes.