Se você está começando, ou já estuda há alguns anos o idioma japonês (日本語), deve ter tentado diversas formas e métodos para aprender. Sendo assim, hoje traremos uma pequena lista, reunindo alguns pontos, dicas e frases, para ajudar no seu aprendizado.
São um total de 50 dicas, algumas muito óbvias, outras mais distintas e opcionais, mas são coisas que devem ser vistas e repassadas. Também adicionamos algumas ferramentas, sites e livros que podem ajudá-lo a estudar japonês.
Índice de Conteúdo
Os Melhores Métodos
Cursos Online - Aqueles que não possuem habilidades para estudar sozinho, podem recorrer a um curso online. Existem dezenas de cursos de japonês online, entre os melhores temos o Programa Japonês Online, Nihongo Premium ou Clube Kakumei.
Método RTK - Uma maneira divertida e interessante de memorizar e aprender os ideogramas da língua japonesa. Trata-se de um método que permite assimilar o desenho com a palavra, mesmo que originalmente não faça sentido.
Dicas Inicias
Comece com Hiragana ou os 2 (Katakana e Hiragana). - Muitos preferem começar com katakana, por parecer mais fácil, porém comecem com hiragana, ele é mais útil. Se tiver condições aprenda os 2 ao mesmo tempo, assim você já compreende a diferença de cada um, e fica mais fácil lembrar.
Compre tempo. - A primeira coisa que você precisa ter em mente, é usar o máximo de tempo possível estudando, faça sua agenda, organize-se, compre o máximo de tempo possível, e pode começar.
Volte a ser criança. - Você aprenderá um idioma do zero, não tente dar uma de adulto, tentando aprender coisas que você não sabe, prepare-se para ler apostilas e livrinhos para crianças em japonês.
Evite o Rōmaji. - Mesmo que às vezes seja necessário, evite usar o Rōmaji no seu estudo, busque aprender rapidamente o hiragana e o katakana e fique só nisso. Aprenda os Kanji com a ajuda do furigana.
Dicas para aprender escrevendo
Escreva. - Meio obvio como primeira dica, mas escreva, escreva como nunca. Não importa se sua letra é feia, foque nas ordens dos traços e escreva, hiragana, kanji, texto e tudo. Pode ser cansativo, mas volte ao jardim de infância e passe meses escrevendo o alfabeto.
Traduza textos. - Você pode traduzir textos do português para o japonês e vice-versa, isso com certeza irá ajudar bastante.
Ensine. - Uma das melhores coisas para aprender japonês é ensinar, mesmo que você não tenha muito conhecimento, ensine amigos, escreva textos, ensine em redes sociais, ao ajudar pessoas você vai estar se ajudando.
Dicas para aprender Lendo
Leia muito. - E bastante óbvio, mas ler é a chave para tudo, mesmo que você não esteja entendendo, leia! Leia bastante, principalmente pelo fato de que japonês le bastante rápido, então você deve treinar sua leitura.
Leia Manga. - Diferente de livros, Manga são bastante ilustrados, e com poucos textos, além de apresentarem um línguajar menos formal. Com as imagens é fácil entender o texto lido, e descobrir palavras novas, caso não as conheça.
Aprenda gírias e abreviações. - Se você quer dominar 100% do idioma, tente estudar também as gírias e as abreviações de palavras, sempre procure se existem formas de abreviar alguma palavra, japoneses fazem muito isso.
Dicas para aprender Ouvindo
Escute tudo em japonês. - Se você está no computador ou em algum lugar, aproveite e coloque qualquer áudio, e escute! Faça isso bastante, com tempo você vai decorar palavras, e vai procurar seu significado e até entender o que se está dizendo.
Escute o que você entende. -Da mesma forma, escute áudios de vocabulários, que traduzam a palavra em seguida, para que você possa aumentar seu conhecimento. Existem no site alguns artigos assim.
Escute músicas japonesas. - Se você está disposto a aprender o idioma, você deve escutar e escutar constantemente músicas japonesas, são fáceis de ficar presas em sua cabeça. Pesquise, traduza, aproveite o máximo possível das músicas.
Dicas para aprender Assistindo
Assista anime ou dorama. - Uma das melhores formas de aprender, é convivendo com a cultura e o idioma, e um bom modo de fazer isso é assistindo. Você vai aprender gírias, dialetos, diferentes formas de falar e abreviar palavras, o tom e a forma dos japoneses conversarem.
Acompanhe o Nico Nico Douga. - Nico Nico é o famoso youtube do Japão. Criem suas contas, e acompanhem diversos vídeos, viva como um japonês, esse site possui um ótimo sistema de comentários em tempo real, e diversas formas de se socializar com os vídeos e outros usuários.
Assista vídeo aulas. - O que não falta na internet são vídeo aulas, vocês as encontram aos montes. Acompanhem também canais no youtube, baixem diversos vídeos interessantes, e mantenham sempre a curiosidade ativa.
Dicas para aprender Falando
Repita nome de objetos. -Todo objeto que você encontrar, tente lembrar o nome dele em japonês, ou pesquise, fale o nome dele em japonês em voz alta, ao invés de dizer em português.
Não tenha medo de falar. - Mesmo que esteja em público, ou com pessoas que não saibam, não tenha medo de falar o que sabe em japonês. Não tenha medo de errar, é normal.
Cante Karaoke. - Muitos gostam, outros não, alguns acham difícil, não importa, cante karaoke. A maioria dos karaoke em japonês tem furigana, então facilita bastante, e quando você canta, você usa outra parte do cérebro, facilitando a leitura de uma forma mais rápida.
Treine contagem numérica. - Quando você grava os números, tudo fica fácil. Mesmo assim, alguns sentem dificuldade em entender ou falar números grandes, treinando os números, e as milhares de formas que existem para contar coisas, você vai adquirir uma enorme velocidade em entendê-los e falá-los com mais precisão.
Procure alguém para conversar. - Arrume um amigo japonês, ou alguém que fale o idioma, e converse! Nada de usar o português, caso não conheça nenhum na cidade, não se limite, use o skype, pesquise salas de bate-papo, entre em grupos no Facebook, etc.
Dicas para aprender Absorvendo
Use imagens. - Imagens são fáceis de gravar em sua mente, use programas, dicionários ilustrados e tente você mesmo ligar as palavras em japonês às imagens.
Não tenha vergonha e estude em público. - Vá a alguma praça, leve amigos, ou no shopping, algum café, mostre as pessoas que está estudando um idioma diferente. Não para aparecer, mas para mostrar e despertar interesse em algumas pessoas, faça isso e rapidamente poderá aumentar seu círculo de estudos, além de estar num ambiente interessante, onde poderá levantar ideias sobre palavras e frases para estudo.
Dicas para aprender com ferramentas
Tenha apps no seu celular. - O celular ou tablet pode ser uma boa fonte de estudo, é possível instalar milhares de aplicações, dicionários, programas que treinam a escrita, pronúncia, jogos e testes.
Use SRS. - São programas de memorização, use-os para aprender, um dos mais conhecidos é o ANKI. Existem diversos aplicativos de celulares com mesmo objetivo.
Jogue Visual Novels. - Esses simuladores são bastante úteis, para aprender a dialogar com japoneses, caso esteja num nível básico, se prepare para passar horas procurando alguns kanji e seus significados.
Jogue MMO japoneses. - Se você é um jovem que perde horas do dia jogando algum MMO mas que aprender japonês, mude para um servidor japonês. Não importa se você vai apanhar dos menus, textos dos NPCs, jogando em um server japonês, você aprende, isso é similar a alguns jovens que dizem: Eu aprendo mais inglês jogando do que na escola.
Wanderbar SNAS - Para quem é fascinado por jogos, esse programa para computador é um dos melhores recursos para estudar japonês! Ele é um emulador de super nintendo ou o famoso nintendinho e com ele dá para você pode jogar alguns jogos simultaneamente em inglês e japonês, e ir comparando os idiomas.
Dicas para aprender com computador
Lote seu computador de conteúdo. - Na internet é possível achar Terabytes de conteúdo de estudo do idioma japonês. São milhares de vídeos, apostilas em pdf, programas, textos e muito mais. Crie uma pasta e encha ela de conteúdo, organize de sua preferência, mas tenha esta pasta no PC.
Mude o Idioma de jogos e programas. - Indo em configurações, e região, na aba administrativo é possível mudar o formato dos programas não unicode, possibilitando que você digite com ideogramas japonesas em alguns jogos e programas, além de mudar o idioma de alguns.
Instale o teclado japonês. - Se você está disposto a aprender o idioma, tanto no computador como no celular, tenha um teclado japonês, ele pode ser facilmente instalado, você digita o Rōmaji e aparecerão letras em hiragana que podem se converter com simples toque na tecla "espaço".
Entre em redes sociais japonesas. -Uma das mais famosas é a MIXI, exige que você seja convidado ou tenha um número de celular japonês, porém lá você vai se deparar com milhares de japoneses, socializando com eles, fica mais fácil aprender o idioma, você pode usar outras redes sociais como Facebook, mude o idioma dele para japonês, e tenha uma experiência melhor.
Dicas para aprender com sites
Use Sites. - É preciso dizer que existem milhares de sites e blogs que ensinam japonês, em vários idiomas e com conteúdos diferentes? O nosso é um deles. Basta acompanhar esses sites e você vai aprender bastante.
Pelo Facebook. - Curtindo páginas e entrando em grupos, você acompanha diversos conteúdos, dicas, que ajudarão seu aprendizado. O Facebook é uma fonte de conteúdo poderosa, onde muitos ficam todos os dias, então você deve acompanhar conteúdos relacionados ao Japão e seu idioma. Aproveite e curta nossa página, caso não tenha feito.
NHK News Easy - Disponibiliza várias notícias em japonês de forma muito simplificada, as palavras que estão no site são de nível de JLPT N5-N4, e as palavras que não estão nesses níveis, ao passar o mouse por cima eles explicam com palavras de N5-N4 oque ela significa. Ao fim de cada artigo do site, ele pergunta se essa notícia foi fácil de entender e se você conseguiu entender tudo.
Uma das coisas muito legais neste site é que tem um botão que marca o nome das pessoas de verde, nome de cidades, provincias e nomes de lugares de laranja e por último marca o nome de empresas e nomes de organizações em azul. Ler uma notícia acompanhado por um dicionário por dia é um ótima maneira de melhorar seu japonês!
Wa Tanoshii - Uma revista na web para introduzir coisas cotidianas no Japão para pessoas interessadas no país e em sua língua. Quanto mais artigos você ler, mais informações coletará e ajudará a melhorar seu japonês.
Você vai perceber que, usando palavras japonesas relativamente simples, você pode expressar muitas coisas. Os artigos são escritos em japonês simples, sendo adequados para alunos japoneses dos níveis básico ao intermediário!
Dicas para Aprender com Amigos
Forme Grupos de estudo. - Maneiras de socializar e estudar online já foram citadas, porém tente formar grupos de pessoas em sua cidade, que tenham interesse em estudar o idioma. Com várias pessoas fica muito mais fácil de aprender.
Se misture com eles. - Entre em sites, grupos, fóruns japoneses. Mesmo que você não saiba muito, você vai aprender muita coisa, vai ter convivência com eles, fazer amizade e quebrar a cabeça tentando entender o que está escrito nesses sites.
Mensagens pelo celular. - Muitos aplicativos de mensagens como whatsapp, line, viber e skype vão ajudar a formarem grupos, conversarem entre si, trocar ideias, arquivos e dicas com outros estudantes ou com japoneses.
Use Shiritori. - Shiritori é um jogo de palavras japonês, onde você fala uma palavra que comece com a última letra da palavra anterior. Existem aplicativos para celular, PC e até livros.
Faça um Intercâmbio. - Se você é rico, e tem condições de ir ao Japão, não há outra forma melhor do que estudar numa escola japonesa, e viver num ambiente cheio de japoneses.
Cuidados ao aprender japonês
Cuidado com os tradutores. - Os tradutores podem ser bastante úteis, mas eles não ajudam na maioria dàs vezes. Palavras japonesas traduzidas ao pé da letra para o português pode não ter absolutamente nada a ver com significado real. Então tenha cuidado ao usar esses tradutores, use vários, e pesquise em dicionários.
Esqueça o português. - Esqueça que você sabe o português, e comece a focar somente no idioma japonês. Faça como se soubesse somente o japonês, aplicando algumas dicas já citadas, como mudar idioma do PC, falar palavras em japonês em público e muitas outras coisas.
Aprenda a diferença dos dialetos. -Tire um tempo e estude somente isso, saiba quantos dialetos existem, aprenda palavras básicas de cada dialeto, para não se perder em lugar nenhum. O meu favorito é o kansai-ben.
Saiba Inglês. - Quem sabe o idioma inglês, tem mais facilidade, porque grande partes das palavras em japonês são derivadas do inglês e outros idiomas.
Traduza Kanji pelo radical. - Ao se deparar com algum kanji que tenha muitos traços em uma revista, use alguns programas e busque o kanji pelo radical (partes indivisíveis do kanji). Assim você vai aprender bastante sobre os traços, deparar com kanji similares e evoluir bastante.
Não se esqueça da formalidade. - Existe uma enorme diferença nas conversas japonesas, existem vários níveis de formalidade e informalidade, você deve estudar e ter bem em mente o tipos de conversa. Ao aprender uma palavra, tente encontrá-la em outros níveis de fala.
Outras Dicas para aprender japonês
Tenha materiais de estudo. - Não se apegue somente ao online. Tenha livros, dicionários, materiais de qualidade para aprender o idioma. O computador pode ser uma ótima fonte para estudo, porém pode atrapalhar às vezes.
Nunca desista. - Mesmo que você sinta dificuldade para aprender, não se desanime ao ver milhares de kanji com milhares de significados e formas de pronúncia diferente. Sem falar nas milhares de palavras iguais. NÃO DESISTA! Mantenha o foco, evite pensar na dificuldade, e estude. As dicas anteriores vão ajudar você a não desistir.
Não deixe coisas te atrapalharem. - Pessoas, Facebook, Jogos, Séries, Anime, trabalho e outros. Tudo isso pode te atrapalhar a aprender o idioma. Não deixe que essas coisas atrapalhem, planeje tudo antecipadamente, horários para se focar nos estudos, não deixe que ninguém faça sua cabeça ou te desanime, nem permita que o vicio em outras coisas tire seu tempo livre.
Veja seu progresso. - Faça testes, responda questionários, veja em que nível está seu JLPT. Revise tudo o que você aprendeu e mantenha a mente ativa.
Crie seu ambiente. - Para melhorar seus estudos, se você tiver condição, transforme sua casa num ambiente japonês. Facilite tudo, compre roupas, acessórios, tudo que tenha letras ou ideogramas japoneses, crie um ambiente perfeito que auxilie seus estudos.
Continue Firme e use nosso site. - Será uma longa jornada até dominar 100% deste idioma. Continue firme e aprendendo, sem desistir! Assim como uma criança pode levar até 6 anos para aprender o português, imaginem um idioma completamente diferente. Quem está no Brasil vai enfrentar muitas dificuldades, e às vezes até zombarias de alguns. Mas aprender esse idioma traz muita satisfação e benefícios. Por isso vamos continuar criando artigos para que você possa estudar e aprender. Então fiquem sempre firmes e acompanhem nosso site.