APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Wakou – Os piratas japoneses

Quando ouvimos o nome ‘’pirata’’ já nos vem a mente um homem com barba que possui um navio, tapa-olho, perna de pau e espada não é?! Mas sabia que também existem piratas japoneses?

Wakou (倭寇) é o termo em japonês para os piratas que também podiam ser conhecidos como um rõnin (samurai sem senhor). O sentido literal do termo é ‘’bandidos do país de Wa’’(Wa é o nome registrado mais antigo do Japão).

Esses piratas ou marginais atacavam as costas da China e Coreias durante o século treze. Eles geralmente tinham relação com o contrabando.

Como surgiu os piratas japoneses?

Após perderem seu senhor alguns rõnins acabaram se tornando itinerantes. Por saberem lutar eles causavam muitos problemas principalmente na China e Coreia.

Durante o período que pode ser conhecido como o feudalismo japonês, esses piratas aterrorizaram parte da Ásia com roubos e contrabandos.

Não dá para saber ao certo quando eles surgiram, mas eles ganharam força por volta do século quatorze, pois nessa época que a China e Coreia passaram a relatar mais invasões por esse grupo.

No ano de 1405, o terceiro xogum do Xogunato Ashikaga, Ashikaga Yoshimitsu capturou algum desses piratas e os enviou para a China e acabaram sendo severamente punidos. Eles foram jogados vivos em caldeirões enormes com água fervente.

Wakou - os piratas japoneses
Wakou - os piratas japoneses

História dos piratas japoneses

Os piratas eram o terror dos sete mares, roubavam navios de impérios, saqueavam um monte de cidades e eram temidos. E eles aproveitaram as oportunidades para praticar contrabando de valores elevados. Isso foi comum durante a Dinastia Ming na China.

Durante esse período a maior preocupação era fortalecer o país, por isso eles suspenderam o comércio com o exterior. Então o comércio legal foi proibido principalmente na costa oeste.

Depois dessas divisões comerciais na China, os piratas chineses e japoneses começaram a se misturar.

Eles se popularizaram também porque algumas pessoas, até mesmo líderes de governos pagavam a esses grupos para conseguir determinadas mercadorias de maneira ilegal.

Os piratas não ficavam em regiões específicas, eles iam de país a outro conforme fosse mais vantajoso. Como os wakou estavam sendo perseguidos eles foram para Filipinas e se estabeleceram na cidade de Parri.

Mas por volta de 1852 suas atividades chegaram ao fim quando espanhóis invadiram o local.

Wakou - os piratas japoneses
Wakou - os piratas japoneses

Piratas retratados em animes

Com certeza os animes não poderiam ficar de fora ao fazer a representação de piratas! O mais popular inclusive é o One Piece.

Na história o protagonista Luffy navega com a sua tripulação com o objetivo de encontrar um tesouro chamado de One Piece que pode torná-lo o novo rei dos piratas.

Luffy iniciou sua jornada sozinho, mas acabou procurando pessoas bem diversas para fazerem parte dos Piratas de Chapéu de Palha.

É interessante notar que a maioria dos personagens do anime são inspirados em piratas da vida real e até em celebridades.

Wakou - os piratas japoneses
Wakou - os piratas japoneses

Personagens de One Piece baseados em piratas

- Marshal D. Teach, conhecido como Barba Negra, é o almirante dos Piratas do Barba Negra e um membro dos Yonkou.

Sua inspiração foi do pirata inglês Edward Teach. Ele navegava pelas águas do Caribe e na costa leste das colônias americanas.

Ele tem esse apelido por causa da barba escura e grossa que possuía.

Wakou - os piratas japoneses
Wakou - os piratas japoneses

- Jewelry Bonney é inspirada em uma pirata irlandesa na mesma época de Barba Negra, Anne Bonny.

Mais tarde, Bonny envolveu-se com John Rackham, famoso pirata por sua bandeira negra com uma caveira e duas espadas. Anne lutava vestindo-se como um homem, ela usava uma pistola e uma espada e era considerada muito perigosa.

Wakou - os piratas japoneses
Wakou - os piratas japoneses

- Bartholomew Kuma, foi inspirado no pirata galês Bartholomew Roberts. Esse pirata navegou pelas costas das Américas e da África Ocidental.

Kuma foi considerado o pirata mais bem sucedido da Época Dourada da Pirataria por isso a morte de Bartolomew foi marcado como o fim do período áureo da pirataria das Américas.

Wakou - os piratas japoneses
Wakou - os piratas japoneses

- Eustass “Capitão” Kid foi inspirado por William Kid conhecido como Capitão Kidd. Ele foi um comandante de navio escocês que recebeu ordens da Inglaterra para controlar a pirataria francesa da região de Madagascar.

No fim, Kidd acabou se tornando um pirata e foi eleito capitão por sua tripulação.

Wakou - os piratas japoneses
Wakou - os piratas japoneses

- Apoo é um pirata que comanda a tripulação dos Piratas On Air. Sua inspiração é do pirata da vida real, Chui A-poo.

Chui A-poo fi um pirata chinês do século dezenove que comandou uma frota no Mar da China Meridional. Ele se tornou um dos mais famosos piratas da época. Em 1849, sua frota foi destruída por navios de guerra britânicos e chineses.

Wakou - os piratas japoneses
Wakou - os piratas japoneses

- Basil Hawkins também conhecido como “O Mago” um é capitão dos Piratas Hawkins. Seu nome teve duas inspirações: Basil Ringrose e John Hawkins.

Basil Ringrose foi um pirata inglês originário do porto do Caribe.

Já John Hawkins foi um comerciante de escravos inglês, naval e administrador. Ele era general de sua própria flotilha de navios e os da Marinha Real Britânica.

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Wakou - os piratas japoneses
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

Piratas espaciais

Os piratas espaciais também são uma febre no Japão e eles possuem um lugar especial nessa categoria não é mesmo?! Vou mencionar apenas dois, aqui no site você encontra outras sugestões de animes com piratas para você maratonar!

Esquadrão Pirata Gokaiger: esse anime é de 2011 a 2012 e o estilo deles me lembra muito Power Ranger! Esse grupo de piratas espaciais chegam na terra em busca do maior tesouro do Universo.

Essa série é comemorativa dos 35 anos de Super Sentai no Japão. Em cada ano eles lançam um uma nova temporada com personagens diferentes. Eles usam armas inspiradas nos piratas clássicos, com a garrucha (pistola antiga) e uma cimitarra (espada curvada).

Wakou - os piratas japoneses
Wakou - os piratas japoneses

- Capitão Harlock: Essa série é meio futurista e relata o momento em que a Terra está em conflito com vários outros planetas. O capitão Harlock com sua tripulação determinados a lutarcontra os opressores do planeta terra.

Capitão Harlock também tem uma versão de filme em 3D lançado em 2013 no Japão e essa série teve uma grande influência na cultura pop.

Wakou - os piratas japoneses
Wakou - os piratas japoneses

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?