APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Fandom – Algo que todo fã deve conhecer – Significado

Você sabe o que é Fandom? Hoje todo mundo gosta de alguma coisa, às vezes isso gera curiosidade e faz com que buscamos mais informações sobre algo que gostamos. Quando buscamos algo que somos fans acabamos deparando com um reino.

A palavra fandom é a fusão de duas outras: fan com kingdom. Em tradução literal, significaria “o reino dos fãs”. O fandom é uma comunidade, real ou virtual, criada por pessoas com hobbies e hábitos em comum.

As pessoas sempre tem esse tipo de comportamento. E como a internet dá a oportunidade, essas pessoas começam a organizar essas informações em um só lugar. Esse comportamento ficou tão popular que existe um tipo de site hospedeiro só para sites de Fandom.

Fandom - algo que todo fã deve conhecer

Existem fandoms de diversos assuntos, sendo os relacionados a animes e mangás o mais comuns. Há também uma cultura muito forte de fãs de artistas – mais recentemente de youtubers – que criam um fã clube. Alguns, às vezes, são tão fanáticos e extrapolam os limites. Que é o caso do antigo fandom do cantor Justin Bieber.

Fandom - Curiosidades

Apesar do termo ter sido utilizado recentemente, a história dos fã clubes começa no século XIX. Em 1893, Sir Arthur Conan Doyle publicou a última história relacionada ao seu famoso detetive, Sherlock Holmes, porém os fãs não conseguiram engolir a morte do personagem.

Tempos depois, entre 1897 e 1902, os fãs da literatura começaram a escrever as primeiras fanfics. Outro termo que surge da fusão de duas palavras: fan e fiction. São histórias não oficiais feitas por fãs.

Fandom - algo que todo fã deve conhecer - significado
Veja nosso artigo sobre weeaboo um tipo de fan obcecado.

Ao longo do tempo, o fã clube começou a tomar proporções maiores em outras cidades. Surgindo o primeiro evento criado totalmente por fãs: a World Science Fiction Convention, por volta de 1939.

Inclusive, nesse tempo começou-se a desenvolver algumas palavras relacionadas aos fandom. Uma delas é a fanspeak (línguagem de fã em tradução livre).

Cultura japonesa e Fandom

No Japão, por volta dos anos 70, começou a moda referente aos animes e mangás. Enquanto que na mesma década, a ficção científica dominava a América.

Logo depois, os fãs americanos da cultura japonesa – mangás em específico – começaram a traduzir os mangás para divulga-los entre si. O motivo era que as histórias em quadrinhos japonesas não eram comercializadas nos Estados Unidos.

Fandom - algo que todo fã deve conhecer

Foi nesse instante em que os fãs desenvolveram os fansubs. O fansub atualmente é composto por centenas de pessoas que traduzem mangás e animes. Tudo de forma independente e sem ganhar dinheiro com a prática. (Sim, nós fãs de animes, mangás e Light Novels temos que agradecer muito, mas muito mesmo a esses antepassados).

Eles são os responsáveis por fornecer a cultura japonesa em nossa língua. Estes são os mais famosos atualmente, uma vez que não precisam de um único anime e mangá para se focar.

Os benefícios de um Fandom

Algumas das atividades dentre os fandom são os desenvolvimento das narrativas e cosplay – bem como a organização de grandes eventos. As fanfics são as histórias escritas por fãs sobre um conteúdo. Normalmente isso ocorre devido a finalização de uma história, de um filme ou série de livros, por exemplo.

Já os cosplayers são pessoas que se caracterizam dos seus personagens favoritos. São os mais comuns nas convenções de animes e histórias em quadrinhos espalhadas pelo mundo.

Fandom - algo que todo fã deve conhecer

Mas engana-se aqueles que acham que os fãs não agregam nada para a indústria. Eles movimentam milhões por ano com a divulgação dos animes e histórias em quadrinhos nas grandes convenções. Além de manter viva a paixão e dedicação pelos seus heróis e personagens preferidos. Inclusive, a própria indústria apoia o fandom e os incentiva através do patrocínio nos eventos.

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Fandom - algo que todo fã deve conhecer - significado
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

Outras coisas sobre Fandom

Claro, nem todos são grandiosos, sempre vão existir aqueles menores e menos conhecidos a não ser pelos fãs. Grande parte dos Fandom são pequenos e recebem pouca atenção. Eles existem principalmente para referências e fornecer informações para os fãs de alguma obra.

Esses menores, na maioria das vezes se encontram em algum site da internet. O FANDOM.com por exemplo, é um site que hospeda um número gigantesco deles. E é o mais conhecido hoje em dia. Se uma obra tiver um Fandom certamente estará lá.

Se você gosta muito de algum tema e tem vontade de desenvolver, aprender ou compartilhar informações sobre ele, procure por um fandom. Eu por exemplo, sempre estou me atualizando sobre minhas novels chinesas.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?