APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

O Japão é realmente Bizarro e Estranho?

Por que o Japão produz tantas coisas bizarras e estranhas? Eu não acho essa pergunta apropriada, a verdadeira pergunta é por que os ocidentais consideram o Japão esquisito, bizarro e maluco? Neste artigo, vamos tentar responder ambas as perguntas.

Por que o Japão produz tantas coisas estranhas?

Antes de refletirmos sobre essa ideia generalizada e errada, vamos realmente analisar alguns pontos que fazem o Japão e sua cultura chegar a lados extremos que chamam atenção do mundo. Começando pela individualidade de cada pessoa.

Cada indivíduo é diferente com valores e perspectivas diferentes, mas no Japão as pessoas são pressionadas a agirem de determinada forma como usar uniformes no trabalho e na escola, se comportar e sorrir mesmo não querendo fazer isso.

Fora da visão das pessoas os japoneses tem seu momento de liberdade, o que acaba despertando gostos peculiares extremos que refletem a liberdade de expressão. Isso envolve desde gostos, culinária, produtos, costumes e mídia consumida.

Como uma das maiores economias do mundo, o Japão é bastante capitalista, gerando assim uma indústria de produtos que tentam sempre inovar e inventar, dando origem a coisas bizarras da quais ouvimos falar no ocidente.

Mesmo o Japão sendo fechado em alguns aspectos, ele tem um ambiente cultural muito aberto, expandindo assim os limites de criatividade para satisfazer suas necessidades. Coisas como seções de produtos adultos em lojas comuns assustam estrangeiros.

Acredito que em todo lugar do mundo você encontra as mesmas pessoas com os mesmos gostos bizarros. O que difere o Japão do resto do mundo é que os japoneses tem mente aberta para falar de seus gostos peculiares e comercializar isso.

O japão é realmente bizarro e estranho?
Invenções japonesas para aliviar o estresse gritando!

As coisas do Japão são realmente estranhas?

O meme americano "Only in Japan" foi perpetuado por pessoas que claramente não olhavam além de uma imagem ou um artigo e provavelmente não se importavam com a verdade, pois isso os fazia se sentir melhor.

Este é um caso clássico de equívoco devido à falta de contexto e à óbvia filtragem através da mídia, ou seja, é estranho porque o artigo passa tal ideia aos desconhecidos. Não estou dizendo que não existe bizarrices no Japão, se não nem teria esse site.

Se você mora fora do Japão, a primeira coisa que precisa saber é que a maioria das coisas que vê já foi filtrada pela mídia. Eles escolhem o que acham que pode vender e, de modo geral, não se preocupam em compartilhar fatos, mas sim mentiras e coisas fora de contexto.

Não é novidade que as mídias ocidentais (particularmente) gostam de zombar do "Japão estranho". Basta ver comentários de jornalistas e artigos de televisão sobre produtos, roupas e costume dos japoneses.

Coisas como Bagel head, B-Style, yaeba, produtos bizarros, gostos peculiares, alimentos de sabores estranhos, engenhocas malucas são tudo coisas de nicho presentes num pequeno lugar do Japão, não uma tendência que mereça carregar o conceito de Japão.

O fato é que coisas estranhas e perturbadoras geram notícia. A grande maioria dos japoneses trabalham, fazem amigos, tem uma vida social ativa e desfruta de algumas atividades de lazer saudáveis. Só que isso não é notícia, isso não desperta curiosidades nos estrangeiros.

O japão é realmente bizarro e estranho?
Programas da Televisão Japonesa!

Os animes são estranhos e bizarros?

Já vi pessoas reclamaram das animações japonesas, mas já parou para pensar nas animações ocidentais? Talvez alguma reflexão sobre as produções ocidentais possa mudar sua opinião sobre achar as obras japonesas estranhas.

Você já ouviu falar do programa em que um cientista solitário cria três homúnculos superpoderosas que lutam contra inimigos como um diabo travesti, um macaco com o crânio aberto expondo seu cérebro e uma gangue de homens mutantes de pele verde?

Ou aquele em que um par de pernas falante e ambulantes dá à luz uma vaca e uma galinha falantes que muitas vezes interagem com um demônio obcecado por sua própria bunda? Ou aquele em que um cachorro roxo falante tenta proteger seus donos de coisas estranhas?

Ou aquele em que uma criança retardada e sua amiga abusiva e cínica conseguem transformar o ceifeiro sombrio em sua escrava pessoal? Há também um cérebro maligno que é um cérebro falante implantado em um urso roxo.

Para as pessoas coisas como loli nos animes pode ser extremamente estranho, mas para fans de cultura japonesa e animes, simplesmente já acostumaram com tal presença e até criaram gosto. Eu mesmo não me incomodo da presença de personagens loli.

O que você chama de ‘estranho’ pode ser o resultado de como os artistas de animes japoneses exploram as possibilidades criativas das coisas. Além de sua natureza criativa e meticulosa, os criadores japoneses são protegidos pelo artigo 21 da Constituição Japonesa que garante a liberdade de expressão.

O japão é realmente bizarro e estranho?
Coisas que só vemos nos animes...

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

O japão é realmente bizarro e estranho?
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

Comidas Estranhas do Japão

Alguns questionam a culinária japonesa que se difere da ocidental em diversos aspectos. Além do tradicional uso de peixes e frutos do mar, a culinária japonesa costuma ser artística, podemos ver isso em pratos como marmitas obento ou no próprio sushi.

Outro aspecto curioso é o capitalismo gerando milhares de sabores diferentes de produtos industrializados como salgadinhos, refrigerantes e doces. O Japão é muito apaixonado por sabores exclusivos e sazonais, dando existência a sabores estranhos.

De resto o Japão não costuma comer tantas comidas estranhas aos olhos ocidentais como outros lugares do mundo. Existe algumas iguarias locais na região montanhosa de Nagano como vespas, sushi de cavalo e pratos estranhamente chamativos.

O japão é realmente bizarro e estranho?
Comida estranha também existe no Japão

O Japão não é o Único Lugar Estranho

Se você procurar ativamente por coisas estranhas em qualquer país, encontrará toneladas de exemplos convencionais e também isolados que parecem absolutamente bizarros da perspectiva de alguém de fora da cultura.

Se você procurar bem, até mesmo na TV brasileira ou americana você encontra comerciais bizarros, doces com sabores estranhos, comidas sendo vendidas em baldes e outras coisas peculiares. Basta assistir desenhos ocidentais para ver mais bizarrices que animes.

O Japão tem seu quinhão de peculiaridades, mas provavelmente nenhuma mais do que qualquer outra cultura teria do ponto de vista de um estranho. É que há toda uma indústria e um ímpeto atrás de destacar o Japão por sua "estranheza".

Na verdade, acho que ter a distinção de ser o país "mais estranho" do mundo tem muitos aspectos positivos que podem vir com isso. Ser estranho chama a atenção das pessoas, e ter a atenção de alguém pode ser uma coisa poderosa, o que ajuda o comércio.

Apenas lembre-se de não acreditar em tudo que você lê, e que para cada coisa estranha que você pensar sobre um aspecto da cultura japonesa, provavelmente há algo que ela ache estranho na sua. Obrigado por ler o artigo, agradecemos os compartilhamentos!

O japão é realmente bizarro e estranho?
Alguns produtos japoneses

Algumas Bizarrices e coisas estranhas do Japão

Afim de finalizar o artigo, vamos compartilhar abaixo uma lista de artigos publicadas em nosso site que apresenta alguns aspectos estranhos e bizarros do Japão:

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?