APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Por que o Iene não tem centavos? É desvalorizado?

Você já reparou e se perguntou por que não existem centavos na moeda japonesa? Será que é porque ela desvalorizou e chegou nesse ponto? Os japoneses não se confundem na hora da compra? O iene sempre foi assim, ou já foi fracionado?

Quando falamos sobre o valor do iene para pessoas, a primeira afirmação que elas fazem é que a moeda é super desvalorizada. Sempre da confusão ao tentar explicar que não existe fracionamento ou centavos na moeda japonesa. 

Neste artigo, vamos abordar os seguintes temas:

A moeda japonesa IENE é desvalorizada?

Para uma moeda ser considerada desvalorizada, ela precisa aumentar os preços das coisas, desestimular os investimentos e acabar com a industrialização. O Japão é completamente o oposto disso com uma inflação de 1%. Bem diferente do cruzado e do cruzeiro onde a inflação chegava a 2000 e as moedas ainda eram fracionadas (tinha centavos ou decimais).

O iene ¥ (円 - en) japonês é composto de moedas de 1, 5, 10, 50 e 100 ienes, enquanto suas notas são de 1.000, 2.000, 5.000 e 10.000 ienes. Cerca de 100 ienes é equivalente a 0,90 centavos em dólares (2018) fazendo com que a moeda seja mais barata que o próprio dólar.

Goen - moeda de 5 ienes
Moedas de 5 iene, equivalentes a 0,5$

No Japão se ganha mais de 700 ienes por hora de trabalho, tornando uma moeda de 100 ienes tão insignificante quanto 1 real. Felizmente com 100 ienes você consegue comprar uma bebida, um chocolate ou um petisco. Eu penso no iene japonês igual penso no dólar, basta colocar uma vírgula imaginaria antes dos 2 últimos zeros.

Apesar de atualmente a moeda do Japão ser tão valiosa quanto o dólar, o grande motivo do iene não ter fracionamento foi realmente a desvalorização de sua moeda no passado.

iene não é fracionado? moeda japonesa sem centavos?

Agora que sabemos que o iene não é desvalorizado, devemos entender o porquê a moeda japonesa iene não é fracionada, não têm medidas de centavos ou valores decimais. A resposta é simples, o povo preferiu assim!

Em 1953 foi promulgada uma lei chamada de Shōgaku tsūka no seiri oyobi shiharaikin no hasūkeisan ni kan suru hōritsu [小額通貨の整理及び支払金の端数計算に関する法律] que literalmente significa Lei de Disposição de Moedas Pequenas e Arredondamento Fracional de Pagamentos.

Alguns podem achar essa decisão estranha, mas já é assim a muitos anos e os japoneses não pensam em mudar apenas para conveniência do resto do mundo. Não existe nenhuma dificuldade em denotar 50.000 ao invés de 500,00. Principalmente para os japoneses onde a contagem de números no idioma muda para 1万 [ichi man] ao chegar aos 10.000.

O único motivo válido atualmente para cortar zeros no iene japonês seria a inflação. Foi exatamente isso que aconteceu com o iene antes de 1953, onde existiam medidas fracionarias antes do iene. Ou seja! Já existiu centavos no Japão...

O iene já foi fracionado, conheça o sen!

O iene foi introduzido no Japão no ano de 1871 e tinha não um, mas dois fracionamentos chamados de RIN [厘] e SEN [銭]. 10 RIN é equivalente a 1 SEN, enquanto 100 SEN é equivalente a 1 IENE. Era assim que funcionava as coisas no Japão até o ano de 1953.

Existiram moedas de 1 e 5 RIN, seguido de 1, 2, 5, 10, 20 e 50 SEN. Na época do fracionamento os ienes eram 1, 2, 5, 10, 20, 50, 100 e 500. No Japão existiu até mesmo moedas que não eram totalmente redondas como no caso de algumas versões de 1 SEN e 1 IENE.

This image has an empty alt attribute; its file name is moedas-antigas-ienes. Jpg
Acima as moedas SEN sendo a da direita 1 iene, já embaixo temos as moedas RIN.

Eu questiono a necessidade do RIN, mas já o SEN era o equivalente ao nosso centavo. O ideograma de sen [銭] ainda pode ser encontrado em palavras como sentou [銭湯] que significa banhos públicos. Fazendo referência ao baixo preço das casas de banho antigamente.

Atualmente o 1 RIN virou relíquia, já que suas últimas cunhagens eram de antes 1900. Um dos primeiros RIN foram leiloados por mais de 60.000 dólares. Já escrevemos um pouco sobre o valor do iene ao longo das eras, recomendamos ler o artigo para entender sobre a história da moeda japonesa que vamos destacar abaixo.

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Por que o iene não tem centavos? É desvalorizado?
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

POR QUE O IENE DEIXOU DE SER FRACIONADO?

Antes de 1900 o iene usava a prata como padrão monetário do país, mas esse padrão-prata desvalorizou e perdeu para o padrão-ouro. Só em 1897 o Japão conseguiu mudar para o padrão-ouro vencendo a guerra Sino-Japonesa, mas era tarde demais e o iene desvalorizou valendo apenas a metade de um dólar americano.

O Padrão-Ouro foi abandonado pelo Japão por causa da Grande Depressão de 1930. As coisas pioraram na Segunda Guerra Mundial quando o Japão sofreu uma super inflação fazendo com que o iene perdesse mais de 99% do seu valor tornando o que ele é hoje.

Os EUA impuseram o Sistema Bretton Woods no Japão fazendo com que 360 ienes vale-se um dólar. Com essa taxa de câmbio, o sen e o rin caíram em desuso e foram oficialmente descontinuados em 1953 com a lei mencionada anteriormente.

Quando o Sistema Bretton Woods entrou em colapso em 1971, a moeda do Japão começou a flutuar. Tudo isso graças ao esforço do país em se tornar uma das maiores potencias econômicas e industriais do mundo.

Tabela Responsiva: Role a tabela para o lado com o dedo >>
Data# yen = $1 US
19142
194615
194750
1948270
1949360
1971308
1998115
200892
201180
201890

Sendo assim, o Iene realmente ficou sem centavos por causa da desvalorização da moeda e da inflação. Assim como o plano real, essa estratégia funcionou e melhorou a economia do país. Só que nesse caso os japoneses resolveram eliminar de vez os valores decimais e fracionários de sua moeda.

Espero que esse artigo tenha respondido todas as suas dúvidas sobre o iene não ter centavos e sobre a desvalorização da moeda japonesa e como o Japão deu a volta por cima tornando sua moeda valiosa novamente. Se gostou do artigo, compartilhe e deixe seus comentários.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?