Não é apenas no Japão, mas os mascotes estão espalhados em diversas áreas do mundo. As empresas utilizam mascotes, times de futebol possuem mascotes e até mesmo jogos possuem seus mascotes. Já o Japão utiliza mascotes em praticamente qualquer situação. É comum utilizas mascotes que representam lugares, cidades, regiões, estações de TV, eventos, organizações, aeroportos, animes, pontos turísticos, governo e até mesmo nas placas de rua.
Você já se perguntou do por que existem tantos mascotes? Primeiro temos que analisar o porquê as grandes empresas e organizações costumam utilizar mascotes. O principal foco dos mascotes é fazer marketing de uma terminada coisa, lugar ou produto. Só que a verdadeira intenção dos mascotes é algo maior, dar uma identidade e personalidade a empresa. As pessoas se sentem mais confortáveis conversando, associando e comprando de outras pessoas, empresas com nomes de fantasia precisam de algo para representar e mostrar personalidade para elas, por isso utilizam os mascotes.
Já sabemos que o Japão é influenciado pela cultura kawaii, mas se pararmos para pensar, o grande Número de mascotes é grande devido a timidez dos japoneses, a dificuldade deles de se socializarem e diversos outros fatores culturais.
Para entendermos melhor isso precisamos analisar os mascotes japoneses. O termo mais comum para se referir aos mascotes japoneses é yuru-kyara (ou yuru-chara). Diversas coisas são criadas sobre esses mascotes, músicas, jogos, apresentações, programas de TV, etc.
Os mais populares e fofos mascotes japoneses
No começo do artigo temos as imagens de alguns mascotes. Primeiro fukka-chan que é um cruzamento de um cerbo e coelho que representa a cidade de Fukaya. O segundo é o Kaparu uma versão do kappa yokai da cidade de Shiki. E o terceiro é o Ebinya uma mascote alegre da cidade de Ebina, com seu chapéu de camarão (ebi) e corpo de morango.
O mascote mais famoso é o Kumamon que representa a cidade de Kumamoto, quando abriram o trem-bala. Outra mascote fofa é a Chihana-chan que representa a cidade de Chiba e suas belas flores.
Depois temos a fofa Yachinyan, uma gatinha criada para atrair turistas para rua comercial e praça Yonbancho Square, localizada em Hikone, Shiga. Seguido do urso verde chamado Arukuma. Ele foi criado com diversos chapeis para representar diversas especiarias de Nagano, cada chapéu representa uma coisa, como maçãs, castanhas, caquis, cogumelos, alface, soba, e vinho.
Tagatan é uma toupeira que representa as indústrias de mineração e construção da cidade de Tagawa. Sanomaru é um samurai fofo criado para promover a cidade de Sano, que fica perto de Tokyo. Ele tem um chapéu em forma de tigela e alguns acessórios que representam as especialidades da cidade como macarrão sano-ramen.
Pra mim a Yachinyan é a mascote mais fofa...
Musubimaru foi projetado para representar as fazendas de arroz de Miyagi. Ele tem uma armadura samurai baseada na de Date Masamune e uma cabeça de bolinho de arroz onigiri. Gunma-chan, como o nome sugere ele é o mascote de Gunma desde 1983, mas seu designer atual foi feito em 2008. Ele tem uma cara de cavalo representando que Gunma foi a primeira região a ter criação de cavalos. Por último temos Domo-kun o famoso mascote oficial da estação de TV NHK.
Esses são alguns mascotes populares. Existem milhares de outros mascotes no Japão, alguns até mesmo bem mais populares que os citados neste artigo. Se você lembrar-se de algum, pode comentar sobre ele nos comentários, ficaríamos felizes com sua ajuda.