O Japão é famoso pelas maid (meido), seja por meio de um maid cafe ou animes que retratam empregadas de famílias ricas. Como essa paixão e gosto por garotas vestidas de traje de empregadas francesas se popularizou no Japão?
Você também já se perguntou como surgiu os cafés de empregadas? Por que os japoneses gostam tanto de ver garotas vestidas de roupas vitorianas? Neste artigo, vamos fazer uma investigação completa e descobrir tudo sobre maid.
As roupas de "meido" [メイド] são vagamente baseadas na de uma criada típica francesa. Esses trajes geralmente consistem de um vestido preto com guarnição branca, um avental, um encosto de renda, meias e sapatos de salto-alto. Além do traje, as maid se comportam de uma maneira que faz jus ao seu título, sempre respeitando a vontade do mestre.
Atualmente as maid são usadas como fanservice nos animes e mangás. Essas personagens seguem o costume "moe" e "kawaii desu" e aparentam ser obedientes. Elas estão presentes em romances, comédias, ação e outros gêneros, seja para representar classes sociais, dedicação, liderança ou um simples fanservice moe.
Recomendamos ler também:
- Moe moe kyun – Qual origem e significado de moe?
- Significado de Kawaii – Cultura da fofura no Japão
- Fan Service – O que é? Como Surgiu? Por que é ruim?
Índice de Conteúdo
Como as Maid se popularizaram no Japão?
Acredita-se que a popularidade das "maido" começou devido a um OVA hentai chamado "Kuronekokan", só que nesse momento as "maido" eram retratadas como símbolo da subordinação. Não podemos negar que inicialmente o interesse era simplesmente fetiche por garotas de uniforme.
Foi graças a um visual novel chamado Kara no naka kotori que essa tradição de empregadas escravas mudou para algo fofo e comum. No final dos anos 90 a mídia logo popularizou os uniformes de empregadas e logo depois cafés de empregadas surgiram pelo Japão. O cosplay de maid também popularizou-se nos anos 2000.
Com o tempo diversas fanart de personagens conhecidas foram feitas pelos próprios autores vestindo um uniforme de meido. Apenas nos sites japonês de fanart pixiv e danbooru podemos encontrar mais de 30.000. Logo surgiram diversas obras de manga e novel que popularizaram o termo meido como Nekopara e Maid-sama.
Leia também:
- O significado das siglas OVA, OAD, ONA, OST, PV e outras
- Você sabe o que é cosplay?
- Os 8 Melhores Cosplay de Nezuko de Demon Slayer (Kimetsu no Yaiba)
A História do Maid Café no Japão
Maid Café ou "maido kissa" [メイド喫茶] surgiu no Japão em 2001, com a popularização dos animes e mangás que exibem famílias ricas com empregadas usando vestidos com roupas vitorianas. O Primeiro Café de empregadas surgiu em Akihabara com nome de Cure Maid Café. Depois se popularizou e se espalhou pelo globo.
O Maido Kissa é um local onde garotas fantasiadas de empregadas ou outros temas, vendem cafés, lanches, principalmente omeletes, cremes e bebidas.
Ao entrar em um Maid Café você será recebido com um: Okaeri Goshujin-sama (Bem-vindo meu Senhor), como um patrão que acaba de chegar em sua mansão sendo recepcionado por seus servos.
Nesses locais as pessoas são tratadas como reis, tiram fotos com as maids e participam de diversas brincadeiras enquanto esperam sua refeição chegar. Apesar de parecer meio pervertido, esses locais são bastantes infantis, inocentes e fofos.
Outra coisa interessante é que as Maids irão se ajoelhar ao lado da mesa e agitar o creme e açúcar no café, sempre com falas do tipo: Nyan Nyan, Moe Moe, Pyun... Além disso, alguns Maid Cafe, oferecem massagens, joguinhos valendo prêmios e outros.
Existem também regras! Grande parte dos Maid Café cobram para tirar foto com as empregadas. Não permitem tocá-las nem pedir dados pessoais como telefone ou qualquer coisa que tire a privacidade delas. Existe uma versão masculina chamada Butler Cafe. Nesses estabelecimentos os atendentes são mordomos que tratam as visitantes como se fossem verdadeiras princesas.
Só em Akihabara existem centenas de maid café de várias franquias diferentes como Maidream, cure maid, @home e outros. Nesses locais acontecem diversas coisas como shows de música, brincadeiras e diversas coisas moe.
Alguns pratos do Maid Café
Como já foi citado, nesses locais um dos principais cardápios são os omeletes de arroz "omeraisu" [オムライス], onde as próprias Maids desenham ou escrevem com Ketchup.
Outros pratos como macarrão e biscoitos, todos de aparência moe (Fofa) Algumas bebidas, sorvetes e cremes com aparências exóticas e coloridas, alguns Maid Café vendem até mesmo bebidas alcoólicas como sake.
Minha experiência no Maid Café
Fui no "maidreamin" com um amigo que conheci durante a viagem ao Japão. Foi uma experiência e tanto, só o preço que foi salgado, deu quase 5000 ienes, pedimos um combo completo com brindes, fotos, sobremesa e dança.
Fiquei triste em que pagamos o show, sendo que outra pessoa poderia ter pago e assistiríamos do mesmo jeito. A única coisa que mudou é escolhermos a música e a cantora, o que não mudou muito.
A maid que nos atendeu era muito meiga, e nos obrigou a usar orelhas de coelho... Vacilei e acabei pedindo outro prato de kare (curry) ao invés do tradicional omelete.
Infelizmente achei o curry muito enjoativo, as 2 vezes que experimentei no Japão. De brinde ganhamos uma pasta com pôster para colocar documentos. Durante a foto minha decepção foi a maid ter escrito em inglês ao invés do japonês. Eu também queria ter tirado mais de uma foto...
As empregadas francesas no Japão são reais?
Não duvido que alguns empresários ricos paguem para suas empregadas para vestirem roupas vitorianas e francesa em suas mansões. As classes sociais e uniformes é algo cultural e histórico no Japão.
No passado as gueixas serviram e entretiveram os mestres usando seus trajes kimono e maquiagem, mesmo sem nenhum sexismo ou abuso de poder.
Leia também: Gueixa – Quem realmente são? História e Curiosidades
Apesar de muitos pervertidos serem atraídos pelas "meido" devido a um fetiche por uniformes, as que se dedicam em um trabalho como maid café ou cosplay não se sentem desconfortáveis por representar uma empregada francesa. A mesma coisa acontece em diversas subcultura do Japão como lolita e gyaru.
Recomendamos ler também:
- Você sabe o que significa lolita, loli ou lolicon?
- Gyaru – Conheça o estilo das Gals
- Kimono – Tudo sobre a roupa tradicional japonesa
Assim como as gueixas, as "meido" vendem fantasia e amizade. Elas conversam com os clientes, fornecem uma conexão social para aqueles que possuem essa dificuldade.
Ambas são pagas para proporcionar uma interação social, a diferença é que atualmente as gueixa são para pessoas ricas, enquanto as "meido" podem ser acessíveis por qualquer pessoa. Muitas mulheres acham que se vestirem de "meido" as tornam sexys e fofas.
Alguns Sites de Maid Kissa
Explorando esses sites, mesmo não sabendo japonês, você irá encontrar mais informações como cardápios, brincadeiras, as maids, até mesmo blog pessoal delas. Alguns destes sites contém até mesmo lojas.
- https://maidreamin.com/
- https://www.cafe-athome.com/
- https://heart-of-hearts.jp/
- https://www.curemaid.jp/
- https://pinafore.jp/
Leia também alguns artigos de Cafés no Japão:
- Fukuro Cafe - Conheça o Café das corujas
- Conheça o Kawaii Monster Cafe em Harajuku
- Neko Cafe - Vamos brincar com os gatos?
Maid Cafés Brasileiros
Infelizmente o Brasil não tem nenhum Maid café Fixo. Mas sempre tem algum em eventos de animes, apesar de não ser como os Maid Café japoneses, vale a pena citar alguns deles.
- Harunatsu Maido Café
- Maid In Poa Café - Facebook
- Patinhas de Açúcar Maido Café
- Moe no Hana Maido Café/CoffeePlay
Vídeos sobre Cafés de Empregadas
Claro, o artigo não pode acabar sem vídeos, e existem milhares deles. Mesmo que você não tenha conhecimento no japonês, para finalizar deixaremos vários vídeos, mostrando esses cafés de empregadas, para que você possa entender mais, e ver como é algo único e divertido.
Algumas curiosidades sobre Maid
- O uniforme escolar soviético (e imperial russo) para meninas, parece exatamente como uma roupa estereotipada de empregada;
- A palavra "meido" (冥土) também pode significar uma espécie de submundo, hades e local dos mortos;
- Existe uma banda no Japão chamada Band-Maid onde eles cantam usando a fantasia de empregada francesa;
- Uma das frases icônicas das "maid é "moe moe kyun".