APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Por que há tão poucas lixeiras nas ruas do Japão?

O Japão é famoso pela limpeza e reciclagem, alguns esperam que para cidade se manter limpa cada esquina deveria ter uma lixeira. Uma das coisas que os turistas notam ao visitar o Japão é exatamente a falta de lixeiras que encontramos nas ruas, o máximo que conseguimos achar são lixos para colocar latinhas e garrafas das máquinas de venda. Neste artigo, vamos entender o porquê existem tão poucas lixeiras nas ruas do Japão.

Talvez alguns pensem que é para economizar dinheiro, ou porque os japoneses já são conscientes de seu lixo, ou talvez porque as latas de lixo são desagradáveis. A realidade é que existem fatores que talvez você não conhecia. Um deles é o fato de que quanto menos lixeiras menos lixo. Você pode ficar confuso com essa teoria, mas realmente quanto o Japão tinha muitas lixeiras nas ruas, havia muito mais lixo.

Por que há tão poucas lixeiras nas ruas do japão?

Raciocine comigo, as pessoas são propensas a jogar lixo onde tenha lixo. No Brasil é comum encontrar um lote vazio cheio de lixo do lado de um lote vazio limpo. Na época que o Japão tinha muitas latas de lixo espalhadas pela cidade, as pessoas não levavam o lixo para casa e as lixeiras públicas lotavam e a dificuldade de esvaziar as lixeiras era maior pela quantidade. Sem falar que em dias ventosos as lixeiras poderiam virar ou lixos voarem e assim sujar a rua. Atualmente não existe quase nenhuma lixeira pública, a maioria das lixeiras encontradas no Japão pertence a uma loja de conveniência, mercado ou outro comércio.

Como as lixeiras públicas desapareceram?

Um dos motivos já falamos, era muito trabalhoso cuidar de lixeiras publicas e a cidade não ficava tão limpa. Acredita-se que foi um ataque terrorista em 1995 que fez com que as lixeiras de locais públicos desaparecessem. Exatamente, em 20 de março de 1995, cinco membros do culto Aum Shinrikyo lançaram gás mortal em trens de metrô na cidade de Tokyo. Eles usaram sacolas de plástico embrulhadas em jornais. 13 pessoas morreram e 5000 ficaram feridos. O Japão ficou paralisado com medo de outros ataques.

Por que há tão poucas lixeiras nas ruas do japão?

Uma das medidas de segurança tomadas foi a remoção de latas de lixo, pois poderiam ser possíveis esconderijos para outras armas terroristas. Outros países também adotaram essa medida de segurança, como Londres. Depois disso nunca mais as lixeiras voltaram para as ruas de Tokyo e outras cidades seguiram esse caminho. Existem outros fatores que determinaram a saída fixa das latas de lixo das ruas do Japão, hoje cada estabelecimento cuida da sua. Por experiência pessoal, posso dizer que, embora seja difícil encontrar uma lixeira pública no Japão, também é relativamente difícil encontrar lixo nas ruas.

Onde se livrar do lixo no Japão?

Toda cidade e bairro possui uma maneira de se livrar do lixo acumulado em casa, isso é meio óbvio. E se você estiver na rua? Existem lojas de conveniências, restaurantes e lojas onde possuem lixeiras recicláveis dentro ou fora do local. Não é difícil encontrar uma loja de conveniência ou outro local parecido. A cada esquina você encontra uma maquina de vendas de bebidas e sempre existe um lixo para garrafas ao lado.

Por que há tão poucas lixeiras nas ruas do japão?

Caso tenha dificuldade de descartar seu lixo, a melhor coisa a se fazer é leva-lo para casa. Até mesmo os fumantes carregam com si um cinzeiro portátil para manter a cidade limpa. Essa dedicação pela limpeza faz com que as latas de lixo sejam desnecessárias. Agora que você sabe, não adianta usar a desculpa que o Brasil é sujo pela falta de lixeiras nas ruas. Obrigado pela leitura, gostaríamos e agradecemos seu possível compartilhamento e comentário.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?