Neste artigo, vamos falar sobre qual a melhor opção de escola no Japão para o seu filho. Será que é melhor estudar em uma escola pública japonesa ou numa escola particular internacional direcionada para brasileiros?
Esse artigo é baseado no vídeo de meu amigo e parceiro Caipira no Japão que você pode assistir diretamente acima. Lembrando que a decisão final cabe a você, porque cada caso é um caso diferente.
Índice de Conteúdo
Como escolher uma escola no Japão?
Qual o seu objetivo no Japão? Trabalhar e juntar dinheiro para pagar uma dívida ou comprar coisas no Brasil? Ou procura simplesmente um estilo de vida melhor e seguro que o Japão proporciona? Tente refletir também sobre o tempo de permanência no país e na idade das crianças.
Hoje em dia não é como antigamente, onde brasileiros mudam para o Japão a fim de trabalhar e juntar grana para voltar ao Brasil. Hoje em dia não se pode fazer horas extras como antigamente, não se pode juntar tanto dinheiro como alguns anos atrás.
Outra coisa que você deve considerar é os custos de uma escola no Japão. As escolas japonesas públicas também possuem custos, mas escolas particulares internacionais costumam custar mais caro ainda. Essa decisão nunca é fácil, todas as opções possuem seus prós e contras que vamos examinar neste artigo.
Devo escolher uma escola japonesa?
O Japão é considerado um dos países com a melhor educação, caso deseje que seu filho continue no Japão e tenha uma educação como as crianças japonesas, sem dúvida a escola japonesa deve ser a sua principal opção. É fundamental optar por uma escola japonesa caso queira que seu filho seja bem-sucedido no mercado de trabalho e não trabalhe em fábricas.
Se o seu filho nasceu no Japão, sem dúvidas coloque ele diretamente nas escolas japonesas. Caso você tenha mudado para o Japão e seu filho já tenha estudado muitos anos nas escolas do Brasil e não sabe absolutamente nada do idioma japonês, talvez seja interessante coloca-lo em uma escola particular brasileira para ele aprender japonês.
Uma das grandes dificuldades das escolas públicas japonesas é o ijime (bullying). Caso a criança não saiba o idioma japonês, ela pode enfrentar dificuldades, ficar isolada e até ter uma depressão. Alguns pais acreditam que colocar seus filhos que nasceu no Japão em escolas brasileiras seja uma forma de sumir do ijime, mas você está apenas piorando a situação.
Os japoneses são criados e educados de forma diferente dos brasileiros. Eles possuem opiniões diferentes e pensam diferentes, estudar em uma escola japonesa vai fazer com que seu filho entenda como funciona a sociedade japonesa de uma visão correta e não estereotipada e generalizada.
Devo escolher uma escola brasileira?
O grande problema das escolas brasileiras no Japão é o alto custo que pode ultrapassar 2.000 reais por mês. Isso sem mencionar a localização, você não vai encontrar uma escola brasileira em cada bairro como as escolas japonesas, às vezes seus filhos terão que traçar um longo caminho até a escola.
As escolas brasileiras no Japão não costumam ter todas as matérias ou clubes escolares como as escolas japonesas. São as mesmas matérias que estudamos no Brasil, algumas nem colocam japonês na grande principal das matérias.
As escolas brasileiras no Japão são parecidas com as escolas brasileiras do Brasil. A grande maioria não preenche às expectativas, não passam o conteúdo necessário, os professores não passam confiança e nem estão preparados para ensinar. Não estamos falando que as escolas brasileiras no Japão são ruins, mas como o nome sugere, elas preparam as pessoas para o Brasil e não para o Japão.
Eu pude observar diversas pessoas que nasceram no Japão e estudaram em escolas brasileiras. Elas basicamente não são japonesas, acabaram seguindo o rumo dos pais trabalhando em fábricas, não se formaram em universidades japonesas e não utilizam o idioma com toda precisão. Sem falar que a maioria fica sem rumo, sem alegria, querendo voltar ao Brasil.
Observando pessoas que estudaram nas escolas japonesas, ao voltarem ao Brasil se sentiram desconfortáveis e sem rumo, como se tivessem em um país estrangeiro com grande vontade de voltar ao Japão. Então basicamente as escolas brasileiras são para crianças que definitivamente vão voltar ao Brasil.
Qual a melhor opção? Escola japonesa ou escola brasileira?
Não existe escola perfeita, o melhor é visitar cada uma delas com cuidado e examinar os custos e a situação da família. Alguns dos problemas que acontecem nas escolas é de responsabilidade dos pais de não observarem e se preocuparem com os filhos. Esse mesmo cenário acontece nas escolas brasileiras, onde diversos jovens pintam e bordam sem observação dos pais.
O ideal é que seu filho aprenda os 2 idiomas ou até mais, quanto mais idiomas ele souber, melhor vai ser sua visão do mundo e seu sucesso no mercado de trabalho. Então mesmo que tenha escolhido uma escola japonesa, tente matricula-lo num cursinho de português ou ensina-lo em casa para ele não ficar apenas no japonês. Não deixe que o contrario também aconteça! Eu já vi diversos jovens que nasceram no Japão e não aprenderam o idioma.
Se seu filho já está em alguma escola e você não está satisfeito, não troque sem analisar outras opções. Existem diferentes escolas, boas e ruins, tanto japonesas como brasileiras. Nunca é tarde para trocar de escola caso aconteça algum problema. A adaptação costuma ser fácil se tiver acompanhamento dos pais.
Qual a sua opinião sobre as escolas japonesas e brasileiras? Já teve experiências com ambas? Agradecemos os comentários e compartilhamentos!