É complicado rankear doramas japoneses, ou qualquer tipo de dorama. Afinal, assim como filmes e series originais, é algo muito diversificado. Estas artes podem envolver comédia, ação, romance e drama. Mas quem é fã sempre tem sua listinha de favoritos.
Baseada na popularidade, história, elenco e qualidade da produção, segue aqui uma lista dos 10 melhores doramas de todos os tempos, para quem não viu reservar tempo para assistir imediatamente, e quem viu, rever, pois merecem ser assistidos muitas vezes.
Bloody Monday
Bloody Monday (Buraddi Mandei) é uma adaptação de 2008 de um mangá homônimo, estrelada por Haruma Miura. Para quem gosta de suspense com uma pitada de ação é um prato cheio.
A série trata de um hacker jovem que vai ajudar a polícia a resolver um mistério envolvendo terroristas e um vírus mortal que pode ter ido para Tóquio. Com isso, ele acaba entrando no olho do furacão da investigação internacional envolvendo futurismo, experiências genéticas e mundo virtual.
Bem recomendada pelos fãs de dorama, é uma série intrigante e cheia de plottwists surpreendentes, para prender a atenção do espectador.
My Boss My Hero
My Boss My Hero é a versão em série japonesa de 2006 do filme sul coreano de 2001. A versão japonesa consegue trazer leveza e comédia para os temas de máfia, em um dos ambientes favoritos de doramas, mangas e animes: a escola.
A sinopse por si só já vale conferir. Um filho de um integrante da máfia japonesa, de 27 anos, enseja substituir o pai nos negócios, mas devido a sua pouca habilidade com números e por abandonar os estudos quando jovem, pode não conseguir o que quer.
Para ter a chance de ser o sucessor na máfia, o rapaz terá que retornar à escola, fingindo ser adolescente e passar por poucas e boas para conseguir se formar e aprender matemática.
Garantia de boas risadas e um enredo apaixonante e viciante, não tem como não entrar na lista dos melhores de todos os tempos.
Itazura na Kiss
Itazura na Kiss foi baseado em um mangá inacabado, por conta do falecimento repentino da escritora. A história ganhou várias versões. A primeira e mais antiga é japonesa e leva o mesmo nome do mangá. Filmada em 1996, tem apenas 9 episódios, então é fácil e rápida de assistir.
Conta a história de Kotoko Aihara, uma jovem apaixonada, que resolve confessar seu amor por um colega, que diz ser não correspondido. Por conta de um terremoto os dois acabam tendo que dividir o mesmo teto e muitas histórias.
Um clássico dos doramas, com romance e emoções introspectivas, que só os dramas japoneses sabem traduzir.
Vale registrar que Itazura na Kiss inspirou ainda a série Itazura na Kiss: Love in Tokyo e Itazura na Kiss 2, série mais recente japonesa, de 2013 e os grandes sucesso coreano (Playful kiss, de 2010) e twaines (It started with a kiss, de 2005).
The Brothers Karamazov
The Brothers Karamazov (Karamazofu no Kyoudai) não é tão popular, mas vale muito assistir. Versão de Irmãos Karamazov, romance de Fyodor Dostoyevsky, famoso escritor russo, a série traz o drama e a densidade da história original, com um toque emocional maravilhoso.
Ambientada nos dias de hoje, em uma cidade provinciana, 3 irmãos são acusados de assassinarem seu pai, após irem visita-lo para uma reunião de família, desenrolando um drama psicológico da história de todos os personagens e da sociedade como um todo, trazendo reflexões filosóficas e políticas do comportamento humano.
Gokusen
Mais um dorama de romance escolar, esta adaptação de um mangá, de 2002, traz a relação de uma professora, com uma história de vida conturbada, e seus alunos, uma turma rebelde. Uma história de superação e sintonia. Depois da primeira série, foram feitas 2 continuações, uma em 2005 e outra em 2008. Vale assistir todas, mas a primeira é com certeza a melhor.
Liar Game
Uma intrigante história, não tão dramática, mas divertida. Liar game também é versão de um mangá, que conta a história de um jogo, onde o vencedor deve enganar os outros participantes e conseguir 100 milhões de yens deles. Uma participante escolhida é a estudante extremamente honesta Nao Kanzaki. Vale assistir para se divertir e ver os limites éticos dos jogadores sendo testados.
Unnatural (2018)
Série mais nova da lista, que vale a pena ser assistida. Drama de suspense medico, que coloca muitas series médicas famosas no chinelo. Ambientada na UDI (Unnatural Death Investigation –Investigação de mortes não naturais), uma médica patologista lidera uma equipe que a cada episódio investiga mortes que parecem naturais, mas não são. Intrigante e emocionante.
1 litre of tears Ichi rittoru no namida
A tradução do título é 1 litro de lágrimas, é o que você vai derramar assistindo esse dorama.
A série é baseada no livro com o mesmo nome, que vendeu mais de 1,1 milhão de cópias. Inspirado no diário real de Aya, uma jovem que descobre ter uma doença degenerativa. Muito emocionante e dramática, a história conta todo o envolvimento da família e amigos na busca da cura para ela. Vale assistir com a caixinha de lenços a mão.
2º LUGAR: Hana kimi
Para quebrar todo o clima da 3ªposição, nosso dorama do 2º lugar é engraçado e divertido, um dos doramas mais populares de todos os tempos. Baseado em um mangá, filmado em 2007, Hana kimi traz a história de uma estudante que tenta se passar por menino em uma escola exclusiva masculina, para tentar convencer seu ídolo a voltar a praticar esportes. Imaginem as confusões e histórias deliciosas que saem disso.
1º LUGAR: Hana Yori Dango
Amado por muitos e odiado por poucos (sempre tem os haters), Hana Yori Dango é com certeza o nº 1 dos doramas, filmado em 2007, a série fez tanto sucesso que voltou para uma segunda temporada em 2008.
O cenário: escola. O tema: Guerra de sexos e conflito de classes. Não podia ser melhor. Uma estudante pobre consegue entrar em uma escola extremamente conceituada e frequentada pelos mais ricos da cidade. Lá, eles têm um grupo de elite chamado F4 (flower four), que manda na escola.
Se você entrar na lista vermelha deles, está decretado seu fim no convívio da escola. Claro que a protagonista vai se desentender com eles e receber a tarja vermelha. Você tem que assistir e rever quantas vezes puder!
Vale lembrar que a série teve a versão coreana Flowers over boys, sucesso estrondoso do k-dorama.