Se você é apaixonado pela cultura japonesa já deve ter tido a curiosidades de saber como são as escolas de animação! Ter uma carreira na área animação é bem lucrativa por ser uma das profissões mais bem pagas do mundo. Se você tem interesse por essa área provavelmente gosta muito de ilustrações, tem criatividade e é bom nisso.
As escolas de animação não existem apenas no Japão em outros países, como Canadá, EUA e outros também é possível encontrar. A vantagem do curso no Japão é por ser mais completo. Existem os outros cursos dentro que integram a escola de animação, educação de qualidade e fácil acesso às universidades de animação no Japão.
Índice de Conteúdo
O início da animação no Japão
Segundo o site Cultura Japonesa, no ano de 1910 os japoneses começaram a conhecer as animações pelos cinemas. Eram animações de curta-metragem mudos todos estrangeiros, a maioria americanas. Muitos eram produzidos no que é conhecido hoje como núcleo pioneiro de animação de Nova York. Depois que desenhistas japoneses começaram a fazer suas próprias animações, mas sem algum incentivo.
Seitarõ Kitayama, foi um dos primeiros a embarcarem nessa área, em 1913 começou a estudar o papel nanquim e a partir disso conseguiu produzir curta-metragens baseados em fábulas infantis japonesas, como “Saru Kani Kassen” (“A Luta Entre o Caranguejo e o Macaco”) que só foi produzido 4 anos após seus estudos do nanquim. “Momotaro” (“O Menino-Pêssego”) também foi uma de suas produções e lançou em 1918, esse foi o primeiro desenho animado japonês exibido no exterior (na França).
Junichi Kouchi foi outro desenhista e diretor que em 1917 produziu “Hanahekonai Shinken” (“A Nova Espada de Hanahekonai”). Em 1920, esse desenhista e diretor se destacou por fazer experiências com tons de cinza. Para nós hoje isso pode não parecer tão revolucionário, mas para as animações da época era considerado uma superprodução porque significava mais gastos com tinta nanquim.
Apesar de sofrer com a limitação na liberdade de expressão, a animação japonesa do período militar ganhou em evolução técnica, por causa do dinheiro recebido nas produções pelo governo.
Os primeiros avanços técnicos começaram em 1929 quando a empresa Yokohama Cinema Shokai adquiriu uma câmara de motor automático que não precisava de manivela para movimentá-la. O primeiro filme a ser rodado foi Kaeru wa kaeru ( Uma rã é uma rã).
Kenzo Masaoka foi o primeiro a utilizar celuloide (Substância plástica ou plástico bastante maleável sob o efeito do calor) para a animação de cinema. Masaoka estudou desenho em uma escola de artes, seu primeiro filme foi em 1930 com Nansensu monogatari Sarugashima (A absurda história da ilha dos macacos).
Durante a segunda guerra mundial ainda tiveram algumas animações realizadas, muitas principalmente as estrangeiras eram voltadas para a guerra. No período pós-guerra com a em agosto de 1945, Shin Nihon Dogasha, dedicada à produção de filmes de desenhos animados, com Sanae Yamamoto e Kenzo Masaoka como figuras principais. Centrada em Tokyo, chegou em reunir até 100 pessoas para dedicar-se ao mundo da animação, mas a falta de trabalho fez com que não tivesse mais a companhia.
No ano de 1958 surgiu a maior produtora de cinema de animação do Japão, Toei presidida por Hiroshi Okawa. Houve nesse período a maior preocupação em deixar as produções japonesas mais próximas das estrangeiras em questão de qualidade porque até então suas instalações eram muito pobres.
A televisão começou a transmitir animações em 1953 para o público infantil, mas eram de produção dos Estados Unidos. O robô Tetsuwan Atomu (conhecido popularmente como Astro Boy)criado por Osamu Tezuka foi feito para ser produzido periodicamente para uma revista, mas no inicio de 1963 ela se tornou série. Essa animação teve uma boa aceitação do público infantil e chegou a um terço da audiência.
Melhores escolas de animação no Japão
Não existia especificamente escolas de animação antes, quem quisesse se dar bem nessa área fazia alguma faculdade na área de artes, o que dava uma orientação de como trabalhar com isso. Atualmente existem escolas dedicadas apenas para animações. O que ajuda muito com relação a uma melhor preparação já que agora o mercado está moderno e competitivo.
Animação é o nome dado a toda e qualquer forma de mídia animada. Anime significam animação, mas esse é apenas um estilo de animação. Nas escolas de animação é ensinado arte gráfica, caracterização, cinematografia e outras formas de técnicas imaginativas e individualistas que contribuem para uma boa criação.
Vamos ver a lista das 15 melhores escrita pelo World scholarship forum. Nessas escolas o artista tem um ensino completo e tem a chance de se tornar um grande diretor e produtor de animações. Por ser uma profissão com grandes ganhos com certeza quem tem o dom de desenhar deseja se aventurar nesse mundo criativo.
- Tokyo Designer School
- Faculdade de Design Internacional
- Escola de Mídia de Diversões
- Instituto de Animação Toei
- Escola de Animação de Tóquio
- Instituto de mangá no Japão
- Universidade de Kyoto Seika
- Escola Internacional Aoba-Japão
- Escola de anime seiyu senmon de Tóquio
- Escola de Arte Multimídia
- Escola de Animação Yoyogi
- Faculdade de Anime de Sapporo
- Centro Cultural Kodansha
- Escola de animação de Osaka
- Faculdade de design de Fukuoka
Tokyo Designer School
Como o próprio nome já diz a Escola de design de Tóquio fica na capital do Japão, e ela está entre as melhores escolas de animação do mundo. Essa faculdade ensina todos os tipos de design para que o aluno possa sair mais capacitado ainda e saiba fazer todo tipo de artes. A unidade possui 11 departamentos voltados para o design.
Os cursos que essa faculdade possui são: Animação , Criador de jogos , Personagem Design , Gráficos de computador , Mangá e quadrinhos , Ilustração .
Faculdade de Design Internacional
Essa instituição fica na cidade de Kouchi-shi, essa escola também está entre as melhores do mundo no ponto de qualidade e padronização dos cursos de animação. Essa instituição está focada em mangás e tem a opção de estudar presencial e à distância. Os cursos oferecidos são Design gráfico, Design de interiores, arquitetura, mangá/quadrinhos.
Escola de Mídia de Diversões
A Escola de Mídia de Diversões Sougou Gakuin fica em Tóquio fundada em 1993. A escola contribui na formação de profissionais da área multimídia de entretenimento, mangaká, escritores, animadores, designers de computação e gráfico e até dubladores. É uma escola de artes mesmo que possui um leque de possibilidades para quem tem interesse em trabalhar com mídias animadas.
A escola faz parte do AMG Entertainment Group e oferece os cursos de Atuação da voz, Criação de jogos, Criador de animação, Criador de Multmídia, Novelas, Animador , Mangá e quadrinhos.
Instituto de Animação Toei
O Instituto de Animação Toei é de Tóquio considerada uma das melhores escolas de animação do Japão e é pioneira da animação japonesa. O instituto é propriedade da empresa Toei e a empresa produziu várias séries, incluindo Sally the Witch, Gegege no Kitaro, Mazinger Z, Galaxy Express 999, Dr. Slump, Dragon Ball, Saint Seiya, Sailor Moon, Slam Dunk, Digimon, One Peacea e a série Precure.
Os cursos oferecidos pela instituição são: Animação, Planejamento, Produtor, Diretor, Artista de animação digital, Escritor, Artista de fundo.
Escola de Animação de Tóquio
A Escola de Animação de Tóquio é uma ótima oportunidade para aqueles que desejam ser animadores, locutores e cartunistas. Essa escola de animação tem mais de 850 horas de carga horária por ano de curso. Para cursar precisa de ter a conclusão do ensino médio. A escola possui 5 departamentos, incluindo de animação e ilustração.
A escola oferece bolsas de estudo para estudantes nacionais e internacionais. a Bolsa de Qualificação para Estudantes Internacionais. Os cursos oferecidos são: CG games, Criador de Jogos, Ilustração, Design de personagens de animação, Novelas, Novelas Júnior, Mangá/quadrinhos, Ilustração do aerógrafo e escritor.
Instituto de mangá no Japão
Japan Manga Institute é de Tóquio, é uma instituição que possui 7 faculdades com mais de 35 departamentos de estudos. Para estudar no Instituto de mangá do Japão custa em média de 450,000 a 1,500,000 ienes.Os cursos oferecidos são de Animação e mangá/quadrinhos.
Universidade de Kyoto Seika
A Universidade de Kyoto Seika foi fundada em 1968 e licenciada como universidade no ano de 1979. A escola é voltada para artistas de mangá em formação. A Seika corresponde em cinco faculdades: Arte, Design, Mangá, Cultura Popular e Humanidades e Escolas de Pós-Graduação associadas. Mais de 3 mil alunos se matriculam anualmente nessa escola de animação. As mensalidades dos alunos de graduação são de 1.75 milhão de ienes.
A instituição oferece cursos e programas que levam a diplomas de ensino superior oficialmente reconhecidos, como bacharelado, mestrado e doutorado em várias áreas de estudo. Cursos oferecidos: Atuação por voz, Criador de jogos, Criador de animação de computação gráfica, Criador de Multimídia, Novelas, Animator, Mangá e Quadrinhos.
Escola Internacional Aoba-Japão
Na Aoba Japan International School é bem comum receber estudantes internacionais. Para estudar em uma instituição como essa custa em média 2,773,500 ienes. A escola tem o objetivo de desenvolver futuros líderes globais, empreendedores e inovadores, comunicadores eficazes, tomadores de risco sábios e solucionadores de problemas eficazes. Os cursos oferecidos pela escola são Atuação por voz, Criador de jogos e Criador de animação de computação gráfica.
Escola de anime seiyu senmon de Tóquio
A escola de anime seiyu senmon de Tóquio ou Academia de mídia de Tóquio. Essa escola oferece cursos de animação para dubladores que dure até 2 anos. A escola recebe 155 alunos por ano.
Os cursos oferecidos são vocalização, pronúncia, técnicas de respiração e sintonia. Atuação por voz: performance, personagem Expressão: expressão emocionalmente rica e dinâmica, Criador de jogos, Criador de animação de computação gráfica, Criador de Multimídia, Novelas, Animator, Mangá e Quadrinhos.
Escola de Arte Multimídia
A Escola de Mídia de diversão Sougou Gakuin foi fundada como uma empresa em 1993 em Shibuya, Tóquio, Japão. Essa escola de animação oferece sistemas de cursos em várias áreas do entretenimento, como criadores de jogos, mangaká, escritores e ensaístas, animadores, designers de computador e gráficos, mas também dubladores.
A escola é parte do AMG Entertainment Group. Os cursos oferecidos são: "Atuação por voz, Criador de jogos, Criador de animação de computação gráfica, Criador de Multimídia, Novelas, Animator, Mangá e Quadrinhos".
Escola de Animação Yoyogi
O requisito para admissão em Yoyogi Animeshon Gakuin é alto por ter uma ótima participação. Os candidatos devem ser capazes de entender completamente o idioma japonês. A escola aceita pessoas qualificadas independente do sexo, raça ou origem nacional ou étnica. Mas, a escola nega pedidos de pessoas que sofrem de deficiência física, o que pode ser um obstáculo ocupacional.
A escola tem 12 campus: Tóquio, Harajuku, Hachioji, Osaka, Nagoya, Fukuoka, Sendai, Sapporo, Hiroshima, Shizuoka, Wakayama, Takamatsu, Miyazaki. Os cursos são de Animação, Artista de Animação digital, Operador de AV animação, novelas juniores, Criador de multimídia, Câmera de animação, Mangá, Quadrinhos e Ilustração.
Faculdade de Anime de Sapporo
Sapporo College of Anime é uma das melhores faculdades de animação do Japão que oferece programas de qualidade tanto para estudantes nacionais e internacionais. Para poder se inscrever em qualquer curso nesta escola, você deve ter o segundo grau completo.
A escola possui 3 departamentos que incluem o Departamento de Tecnologia Digital, o Curso de Design Criativo e o Departamento de Entretenimento Geral. Os cursos são de Mangá major, Quadrinhos, Ator principal de voz, Anime Song e Animador.
Centro Cultural Kodansha
A Mídia de diversão Sougou Gakuin surgiu como uma empresa em 1993 em Shibuya, Tóquio, Japão. É uma escola multimídia e oferece sistemas de cursos em várias áreas do entretenimento, como criadores de jogos, mangaká, escritores e ensaístas, animadores, designers de computação e gráficos, mas também dubladores.
Também é uma instituição que faz parte do AMG Entertainment Group. Os cursos são de Ilustração, Mangá/ Quadrinhos e Ilustração em quadrinhos.
Escola de animação de Osaka
Escola de animação de Osaka é uma das melhores escolas de animação do Japão. O objetivo é a formação de lideranças na indústria de animação ou supervisor de animação. A escola tem mais de 850 horas / ano e o requisito de inscrição é a conclusão do ensino médio. Os cursos oferecidos são de Atuação por voz, criador de multimídia, romances, animador, Mangá e Quadrinhos.
Faculdade de design de Fukuoka
O Instituto de Design Kyushu em Fukuoka, Japão, é uma das universidades nacionais de prestígio do Japão fundada em abril de 1968. A universidade combina as disciplinas de Arquitetura, Design Industrial, Design de Comunicação Visual, Design Acústico e Design de Arte e Informação.
Em outubro do 2003, o Instituto de Design Kyushu tornou-se Universidade de Kyushu, Escola de Pós-Graduação em Design. Os cursos disponíveis são Design de Loja, Animação de computação gráfica, Ilustração e design de personagens, Design de Loja, Design gráfico, Design de mobília e Edição de design.