APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Cuidado com os Intercâmbios das Escolas de Idiomas do Japão

Uma das maneiras mais fáceis de aprender o japonês e conseguir o visto para morar no Japão é por meio de intercâmbios escolares, como o popular curso de japonês de 6 meses com visto de estudante que custa pelo menos 5000 dólares ou 800.000 ienes.

Para a realização desse processo diversas empresas se dispõem em oferece acessória, geralmente de qualidade e com tudo suporte, mas apesar disso, algumas escolas parceiras tem feito coisas horríveis com os alunos.

Claro que muitas escolas são boas, mas outras são ruins. Algumas durante os 6 meses não ensinam nada além de Hiragana e Katakana, deixando o aluno completamente de lado e tratando ele como lixo.

Brasileiros Lesados no Japão

Em um dos casos relatados, diversos brasileiros chegaram no Japão para estudar em uma escola que tinha falido durante a pandemia.

Ficaram perdidos no Aeroporto, mas por sorte uma outra escola tinha comprado a escola falida e recebeu todo dinheiro investido dos alunos, que puderam continuar estudante.

O grande problema é que depois a escola queria cobrar novamente os 25.000 BLR dos alunos, que já tinha pago para a antiga escola. Muito alunos tiveram que voltar para o Brasil de cabeças abaixadas perdendo todo investimento.

Outro alunos fizeram trabalho extra, pagaram novamente o valor, e muitos entraram na justiça processando a escola, que perante o juiz disse que vai entregar o dinheiro as favelas brasileiras. (Até parece).

Cuidado com os intercâmbios das escolas de idiomas do japão

Ucranianos Refugiados

Uma escola de idiomas japonesa ofereceu a centenas de ucranianos refugiados aulas gratuitas com visto de estudante, fizeram com que assinassem um contrato.

Depois de 6 meses a escola passou a cobrar desses refugiados, obrigando eles a trabalhar, mesmo prometendo escola gratuita. Diversos estudantes tiveram que voltar para seu país.

O problema nem se quer foi esse, se tivesse exposto no contrato, não haveriam problemas. O pior foi o presidente da escola chamar os estudantes ucranianos de refugiados de luxo. Esse caso repercutiu e foi parar na Televisão Japonesa.

Cuidado com os intercâmbios das escolas de idiomas do japão
Cuidado com os intercâmbios das escolas de idiomas do japão

Outros relatos de Escolas

Algumas escolas de idiomas querem impedir você de tirar habilitação de motorista, pois meio que estão responsáveis por sua guarda no país. Felizmente vale deixar claro que você pode sim conseguir habilitação com facilidade, independente do visto de estudante.

Alguns intercâmbios prometem apartamentos e hospedagens de qualidade com belas fotos, mas no final entregam um local precário, com uma cozinha fedida e suja. Claro que nesse caso você pode solicitar uma nova hospedagem se não gostar, ou fazer como um amigo e alugar o seu próprio apartamento. Então pense bem antes de arrumar uma hospedagem por meio do processo de intercambio.

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Cuidado com os intercâmbios das escolas de idiomas do japão
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

Como escolher uma escola de qualidade?

Infelizmente não conseguimos indicar escolas, nem dizer qual é ruim, pois algumas tem ligações com a Yakuza e isso pode colocar minha vida em risco.

Você pode tentar pesquisar sobre o nome da escola em questão, para ver se encontra escândalos relacionados, mas geralmente essas escolas se escondem bem e conseguem abafar os casos.

Outra coisa que você pode fazer é ler comentários e avaliações no Google maps, que geralmente costumam ser sinceros. É bem provável que se alguem tiver algo negativo contra a empresa, postará no local.

Se você espera aprender japonês indo para o Japão, estudando 4 horas por dia, escolha uma boa escola, uma que realmente vai conseguir te encaixar no nível correto, e que realmente ensine coisas novas todos os dias.

Tenha cuidado com suas escolhas, tem muitas escolas boas, mas também algumas muitas escolas ruins!

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?