Além de limpas, as ruas do Japão também costumam ser silenciosas. Claro que não em grandes avenidas movimentadas em bairros como Ginza e Akihabara, mas quase todas as ruas no Japão costumam ser silenciosas por diversos motivos. Neste artigo você vai entender porque as ruas do Japão são tão silenciosas.
A maioria deve estar ciente que os japoneses são educados e respeitam o próximo. É por isso que eles evitam ao máximo fazerem barulho em seus apartamentos e casas. Eles não costumam fazer festas em sua casa com som alto e gritarias. Muitos preferem ficar em casa navegando na internet ou em um bar noturno tomando uma cerveja e sake.
Não é apenas as cidades! Mesmo o Japão tendo uma proporção de terreno menor pela quantidade de população, você consegue facilmente ter seu lugar silencioso e de descanso em qualquer canto. É possível até mesmo ter uma praia totalmente para você.
Índice de Conteúdo
Ruas silenciosas - Transito
Apesar de muitos japoneses terem carro, eles costumam andar mais de bicicletas e trens. Os transportes públicos costumam ser muito mas prático e rápido do que pegar um carro. Isso sem falar que tudo o que os japoneses precisam, podem comprar em um konbini próximo de sua casa, sem ter necessidade de pegar o carro e sair para o centro.
Isso sem mencionar que os carros são mais novos e bem conservados devido às rigorosas leis de inspeção de veículos. Grande parte dos carros no Japão já são híbridos e super silenciosos. Os japoneses são respeitosos e não costumam colocar som automotivo em seus carros. Qual é o problema de ouvir música apenas para você?
A maioria dos bairros residenciais não possuem boa iluminação na rua à noite, o que deixa o incentivo para pessoas estarem em casa ao invés de fazer baderna na rua. Se você sair na rua à noite vai ver um tremendo silêncio e tranquilidade.
Os japoneses não estão livres de barulho
Alguns vivem em bairros mais agitados, com uma vida noturna ativa. Já outros precisam aturar a presença de bosozoku que são jovens arruaceiros com comportamentos anti-sociais que ficam à noite fazendo barulho na rua com suas motos ou de outras formas bizarras.
Alguns azarados acabam tendo um vizinho barulhento que parece martelar coisas em sua casa, lavar roupas de madrugada e outras coisas que podem acabar sendo um incômodo pra você. O Japão é bem silencioso, mas ainda assim existem esses casos. Qual a sua experiência em relação ao silencio no Japão? Conseguia dormir em paz? Ou já precisou chamar a polícia?