APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Mujin Hanbai – Bancas de feira sem vendedores no Japão

Confiança, honestidade e senso de coletividade são coisas comuns na terra do sol nascente. Mujin Hanbai (無人販売) é um grande exemplo da honestidade japonesa, onde bancas de feira sem vendedores estão espalhadas por todo Japão. Neste artigo, vamos tentar entender como funciona essas mujin hanbai e algumas curiosidades que você não sabia.

Se você ainda não sabe o que é Mujin Hanbai, são pequenas bancas montadas na beira de estradas ou até mesmo na cidade, onde frutas são embaladas e colocadas à venda. A pessoa vai ao local, pega a fruta e coloca o dinheiro em uma caixinha, e ninguém se quer rouba o dinheiro ou a fruta. Para entender mais, veja o vídeo abaixo:

O Japão está muito além de máquinas de vendas automáticas espalhadas por todo país em lugares remotos. Essas barracas sem atendentes é um grande exemplo de honestidade, integridade e confiança!

Bancas de feira sem vendedores no Japão

Em diversas partes do Japão, principalmente no interior, existem pessoas que andam bastante ocupados cuidado de suas fazendas artesanias. Para vender, eles preparam um ponto estratégico com uma grande circulação de veículos, fazem uma simples barraquinha e coloca seus produtos para vender numa espécie de self-service.

Sem nenhum vendedor presente, o cliente pega o que desejar e coloca o valor na caixinha. É incrível como ninguém rouba o dinheiro ou os produtos do local. Se fosse no Brasil levavam até mesmo a barraca! Eu não tenho vergonha de dizer isso, precisamos comparar e raciocinar o quanto a nossa sociedade precisa de mudanças. O Japão é o exemplo!

Mujin hanbai - bancas de feira sem vendedores no japão

Essas barracas costumam vender frutas, flores, verduras, folhas e outros produtos artesanais na faixa de 100 ienes (cerca de 3 reais). Os produtos vendidos são de qualidade, porém não são adequados para vender em mercados devido a cor, peso e estética. Para evitar o desperdício, os japoneses colocam esses produtos para serem vendido por um baixo preço nas mujin hanbai.

Mujin Hanbai sempre funciona?

Isso não significa que todos os japoneses são honestos. O vendedor não possui nenhuma garantia de seus produtos e dinheiro a não ser confiar na honestidade dos clientes desconhecidos. Mesmo em locais de pouco movimento, os japoneses mostram sua honestidade pagando e levando o produto corretamente.

Enquanto isso é comum no Japão, ser honesto no Brasil é motivo de chacota. Já aconteceram casos de furtos envolvendo essas bancas de feira sem vendedores. Em julho de 2017 3 vietnamitas foram levados pela polícia por roubarem 3 melancias de uma vendinha sem vendedor. Mesmo que pareça fácil roubar verduras, o desonesto sempre se lasca em países como Japão.

Nem todos os vendedores são confiantes em deixar sua venda sozinha. Alguns criam sistemas de segurança, máquinas automáticas, armários de moedas, ou deixam avisos apelando para a consciência das pessoas. Vale lembrar que em alguns países da Ásia, essa vendinhas sem vendedores também são comuns.

Você pode ver o endereço de várias mujin hanbai na região de Nerima em Tokyo através do site: 

Existem milhares de outras bancas sem vendedores espalhadas por todo Japão. Você que mora no Japão já comprou nelas? Qual a sua opinião sobre essas vendinhas? Não seria maravilhoso se isso funciona-se no Brasil? Agradecemos os comentários e compartilhamentos. Recomendamos ler outros artigos relacionados abaixo:

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?