APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Kobido: a massagem facial japonesa que previne rugas e rejuvenesce a pele 

O poder regenerativo que uma massagem completa consegue realizar no ser humano é algo indescritível. Já são milhares de anos que diferentes tipos de massagens são passadas de geração em geração e aprimoradas para melhorar seus benefícios.

A massagem estilo Kobido foi criada no Japão e é uma técnica facial. Em sua criação existem profundas tradições. Diversos cientistas estudaram e ainda estudam sua eficácia, que é confirmada por séculos de experiências.

Sabe-se que o ser humano é uma espécie animal extremamente sensitiva assim como outras da natureza e um laudo ambiental negativo que possa mudar a realidade do clima e tempo é ativamente sentido por todos nós.

Todos esses sentidos fazem com que toques suaves e outros mais fortes ative receptáculos hormonais em nosso corpo. Por isso, as massagens são realizadas há muito anos, principalmente antes de grandes batalhas ou depois de lutas intensas.

No artigo de hoje, falaremos sobre essa tão importante massagem tradicional que passou de geração para geração. Nos dias de hoje, saber aplicá-la pode ser o diferencial dentro da rotina de pessoas com vidas intensas e estressantes.

O aumento da qualidade de vida, disposição e outros diversos benefícios serão nítidos conforme a pessoa for sendo submetida a diversas sessões de massagens.

A origem da massagem Kobido

A massagem Kobido foi desenvolvida em 1472 para manter a beleza da juventude de uma imperatriz e tem sido continuamente aprimorada desde então. Na época, as imperatrizes e outras mulheres da realeza precisavam estar impecáveis.

Muitos acordos de terras e participações políticas eram feitas em seus nomes, por isso as mulheres eram constantemente submetidas a diferentes tipos de massagens, tratamentos e roupas que variam dos mais variados cantos do mundo.

Para se ter uma ideia da importância do trato com as imperatrizes, os servos tinham que fazer até uma espécie de análise de água no momento do banho delas, com o objetivo de evitar que a pele fosse exposta a temperaturas muito quentes ou frias.

As mulheres japonesas sempre eram submetidas a diferentes tipos de maquiagem. Basta buscar imagens pela internet de mulheres japonesas há 40 anos. As conhecidas gueixas, por exemplo, são caracterizadas por aquelas maquiagens extremamente brancas.

Esse processo faz parte da cultura oriental e permanece, em parte, até os dias de hoje. O problema é que naquela época não existia uma espécie de consultoria ambiental para verificar se esses produtos eram ou não prejudiciais à pele ou à saúde das mulheres.

Logo, a pele dessas mulheres poderia ser extremamente prejudicada, sem falar na rotina estressante da família imperial por diversos compromissos. Todo esse cenário fez os massagistas da época desenvolverem uma técnica especial para o trato delas.

Era algo extremamente exclusivo para a família imperial, assim como aquelas fontes termais que existem no Japão que fazem uma espécie de Climatizador evaporativo híbrido e tem diversas funções medicinais também.

Benefícios da Kobido

A técnica de massagem facial Kobido extremamente eficaz distingue-se por uma combinação de movimentos rápidos, fortes e rítmicos com movimentos de massagem intensos e suaves.

É uma massagem que pode ser realizada diariamente sem prejudicar o corpo ou a pele, afinal, foi criada justamente para tratar da realeza. Quando a massagem se popularizou, ela passou a ser praticada pela população geral.

Com o tempo foram desenvolvendo mais técnicas até chegar ao que temos hoje, movimentos do estilo shiatsu, que são maneiras de liberar o fluxo de energia presente em diferentes pontos do corpo humano.

O deslizamento pressionado realizado pelo massagista aliado a algumas batidas no rosto é capaz de gerar diferentes benefícios como:

  • Melhora a hidratação da pele;
  • Elasticidade e firmeza, drenando pressões e vibrações;
  • Relaxa o sistema nervoso;
  • Previne e reduz as rugas;
  • Relaxa a tensão muscular.

O Japão é um país onde o inverno sempre costuma ser rigoroso. Na época onde não existia aquecimentos tecnológicos, era muito utilizado as fogueiras e aquecimento por vapor. Claro que nada com o potencial de explosão como o carbonato de potássio.

A questão é que frequentemente as mulheres tinham de sair de casa para realizar algum afazer e esse choque de temperatura é muito prejudicial à pele. Isso ocorre até os dias de hoje, e a massagem Kobido tem como extrema relevância o relaxamento da tensão.

Como consequência são estimulados diferentes pontos da pele com a ativação dos fluxos de energia do sistema nervoso. Toda essa condição é capaz de relaxar o sistema nervoso e prevenir rugas.


Você de alguma forma deve ter feito sem ao menos saber algum tipo de ativação Kobido ao passar um produto na pele. Ela está ficando bastante famosa com o advento das redes sociais e as influenciadoras que ensinam como passar produtos na pele.

Pontos de aplicação para uma pele maravilhosa

Agora que você já sabe todo o contexto por volta da massagem estilo Kobido e de seus benefícios também quando aliada ao tratamento de agua, Vejamos os principais pontos de ativação dessa técnica e como você pode fazer para ter uma pele maravilhosa.

1- Pescoço

O nosso pescoço é composto por diversas terminações nervosas e um fluxo sanguíneo altíssimo, por isso a massagem Kobido sempre dá ênfase na ativação dos fluxos de energia dessa parte.

Para fazer a ativação é simples, basta apoiar os dedos no pescoço, com exceção dos polegares, e realizar movimentos rápidos de cima para baixo com forma moderada. Lembre-se de alternar as mãos conforme for passando por toda a área do pescoço.

Somente com esses movimentos você diminui a flacidez da pele e as marcas da região. É uma simples calibração de tanques sanguíneos presentes em nosso pescoço.

2- Testa

A testa sofre rugas e as chamadas linhas da preocupação. Sempre que recebemos algum tipo de informação e reagimos, é comum movimentarmos de forma involuntária a região da testa.

Para suavizar essas marcações basta colocar os dois dedos indicadores no centro da testa. Em seguida, mechas em direções opostas no sentido paralelo. É importante você não encostar os dedos.

Quando chegar no final de cada movimento, troque a posição dos dedos. O de cima troca com o de baixo e o movimento deve ser repetido durante toda a extensão da testa.

3- Bochechas

As maçãs do rosto estão em alta! Se você deseja destacá-las facilmente, basta realizar o seguinte movimento: com o polegar apoiado no ossinho que fica perto da pálpebra inferior você faz movimentos constantes com força moderada.

Movimente a mão de cima para baixo com o objetivo de levantar a bochecha. Se você estiver sozinho, faça esse movimento de forma unilateral. Depois de massagear um lado, não esqueça de fazer do outro.

Se você estiver em uma casa de massagem com Automação residencial de iluminação, o massagista pode fazer os dois lados ao mesmo tempo, mas não é uma regra. O objetivo é salientar as maçãs do rosto para facilitar sua apuração.

4- Buço

O buço é a parte superior do lábio superior, o local onde normalmente nasce o bigode. É uma parte extremamente sensível a temperatura e reações espontâneas no dia a dia. Quando muito marcado, desenvolve aquele famoso código de barras na região.

Homens conseguem escondê-los por conta da barba, já as mulheres podem suavizar a marcação da região com a massagem Kobido. Basta apoiar os dedos indicadores no queixo e massagear o buço com os polegares.

Você precisa fazer movimentos curtos sempre para baixo. O objetivo é ativar esse fluxo energético continuamente para realizar o movimento natural do corpo.

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

Kobido: a massagem facial japonesa que previne rugas e rejuvenesce a pele 
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

A constância é a fórmula do progresso

É importante lembrar que não existe fórmula mágica. Não estamos falando de procedimentos cirúrgicos ou aplicações químicas que reduzem consideravelmente as marcas da vida.

A massagem Kobido tem sua comprovação relevada por centenas de anos de uso em milhões de pessoas e inúmeras gerações, porém para obter esses resultados é necessário ter constância.

Em média, se você for em uma casa de massagem, as sessões podem durar de 30 minutos até 1 hora. E na época da realeza eram feitas diariamente. Se você não pode ir todos os dias, tente ir ao menos uma vez por semana.

Além disso, ensinamos práticas que podem ser realizadas em casa ou no momento do almoço. Até mesmo dentro do ônibus se você tiver a sorte de conseguir um lugar para sentar.

Esses processos demandam tempo, mas são extremamente positivos quando os resultados passam a surgir.

Considerações finais

Massagens são utilizadas no mundo todo por pessoas do mais alto nível do esporte mundial, até como função regenerativa para jovens e idosos que precisam tirar o estresse e tensão do dia a dia.

A massagem facial japonesa Kobido é um dos maiores agentes para a manutenção de uma pele saudável e viva. Tente colocá-la em sua vida e usufrua de seus benefícios.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?