APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

J-beauty: veja como é a skin care japonesa

Há diversos comportamentos japoneses que se assemelham aos brasileiros. A preocupação com a beleza é um exemplo deles. Pessoas das duas nacionalidades, em especial as mulheres, gostam de cuidar da aparência, seja usando maquiagens ou cuidando da pele.

Quando o assunto é skin care, os brasileiros estão começando a se preocupar mais com isso. Para facilitar, muitos optam pelos kits completos que já possuem todos os produtos necessários, como o combo Niina Skin que pode ser visto na Revista Eudora. No Japão, os cuidados com a saúde e aparência são mais culturais e, por isso, tanto que eles são conhecidos por aparentar menos idade. 

Ainda que a genética dos asiáticos ajude, os hábitos saudáveis são os grandes responsáveis pela aparência. Mas se engana quem pensa que os japoneses passam horas e horas em frente ao espelho. Atualmente, eles estão focados na praticidade, pois também possuem um dia a dia corrido. Esse comportamento que envolve gastar pouco tempo - mas de maneira especial - com a pele já ganhou um termo: j-beauty.

Menos é mais 

Os japoneses são conhecidos por valorizarem o minimalismo, e não seria diferente na hora de cuidar da aparência. Usar vários produtos, para eles, nem sempre é a melhor opção.

Na verdade, os asiáticos são mais estrategistas e preferem, por isso, adotar os hábitos certos do que gastar com o que pode não fazer efeito. Confira a seguir o que é mais importante para eles quando o assunto é skin care!

J-beauty: veja como é a skin care japonesa

Remover a maquiagem

Não há problema algum em usar maquiagem, desde que ela não fique na pele por muitas horas. Dormir com os produtos, então, nem se fale. Esse tipo de produto pode se acumular na derme, ocasionando em acnes e deixando a pele mais ressecada

Sabendo desses malefícios, os japoneses usam demaquilantes para remover os resíduos da make, assim que chegam em casa. Eles só vão para a cama depois que o rosto já está bem limpo, e sem produtos como blush, sombra e até protetor solar.

Limpar é fundamental 

Além de retirar a maquiagem, que é bastante importante, é necessário fazer uma limpeza mais profunda, para eliminar suor, oleosidade e vestígios de poluição. Para alcançar esse objetivo, os japoneses usam sabonetes e géis específicos para a própria pele

Depois de usar esses produtos, é necessário enxaguar bem para eliminá-los. O ideal é que a água não seja quente, pois pode causar ressecamento.

O artigo ainda está na metade, mas já recomendamos ler também:

J-beauty: veja como é a skin care japonesa
Aprenda Japonês Online com Suki Desu (Curso)

Hidratar é para todos

Após a limpeza, os japoneses costumam usar um cosmético para manter a pele hidratada. Muitas pessoas acreditam que a hidratação só é necessária para quem tem a pele seca, porém, não é verdade.

Mesmo quem tem a pele mais oleosa pode usar um produto, que ajudará a deixar a textura mais suave. O cuidado deve ser com a escolha do produto, afinal, hidratação demais ou de menos pode ocasionar em acnes ou em perda de água. A aplicação do creme hidratante também merece ser feita com atenção, massageando a região.

Proteger-se todos os dias 

Por terem menos melanina, a pele dos japoneses costuma ser sensível ao sol. Não à toa muitos só saem de casa com chapéus e sombrinhas. Além disso, o protetor solar é um item que está sempre na bolsa deles. 

Segundo médicos e órgãos especializados em dermatologia, esse produto deve ser usado todos os dias e por todas as pessoas. Mesmo quando o sol está escondido ou está frio, a pele recebe a incidência de sol, e no longo prazo vários problemas podem surgir, incluindo manchas e envelhecimento precoce.

Os brasileiros têm muito a aprender com os japoneses e vice-versa. Os hábitos de autocuidado fazem parte da cultura asiática e isso pode ser visto na aparência jovial deles. Como apontado neste artigo, no Japão, eles não perdem tempo com vários passos para cuidar da pele, mas, sim, com o que realmente faz a diferença.

Leia mais artigos de nosso site

Agradecemos sua leitura! Mas ficaríamos felizes se você desse uma olhada em outros artigos abaixo:

Leia nossos artigos mais populares:

Você conhece esse Anime?